TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Motivação e liderança no órgão público

Por:   •  15/3/2018  •  Artigo  •  4.055 Palavras (17 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 17

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

GUSTAVO HENRIQUE CONDE

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA NO ÓRGÃO PÚBLICO

MARINGÁ

2017


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA

GUSTAVO HENRIQUE CONDE

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA NO ÓRGÃO PÚBLICO

        

        Trabalho de conclusão de curso apresentado         como requisito parcial para obtenção do título         de         especialista em Gestão Pública.

        MARINGÁ

        2017


RESUMO

O trabalho de conclusão de curso vem nos mostrar um pouco sobre motivação e liderança e como elas são importantes e presentes no órgão público. A motivação é um conceito que se invoca com frequência para explicar as variações de determinados comportamentos e, sem dúvida, apresenta uma grande importância para a compreensão do comportamento humano, um estado interno resultante de uma necessidade que desperta certo comportamento. E a Liderança é o poder de convencer as outras pessoas a fazerem determinada ação, é uma necessidade das instituições do século XXI, pois estamos na era do conhecimento e se não houver uma pessoa preparada para gerir a propriedade intelectual da equipe, perde-se em motivação, fazendo com que os colaboradores não se sintam parte integrante do processo. O trabalho se desenrolou ao longo do tempo analisando a Secretaria  Municipal de Mobilidade Urbana. Foram levantados alguns pontos de como os fatores motivação e liderança interferem na instituição, e como os gestores veem estes fatores. O objetivo desse trabalho de conclusão de curso é desenvolver um plano motivacional, buscando nivelar os níveis de contentamento motivacional. Palavras-Chaves: Motivação. Liderança. Instituição.

Motivação e Liderança no Órgão Público

Este artigo, tem por fundamento desenvolver o conhecimento e a capacidade de analisar como a motivação e a liderança bem estruturada, podem ajudar nas organizações públicas.

        Atualmente a motivação é um dos termos que mais geram resultados dentro de uma instituição, é a vontade de um individuo fazer algo, é um estado de prontidão que pode oscilar dependendo da situação, é uma característica dinâmica podendo ser influenciada por fatores externos e internos. No setor privado muitas empresas conseguiram visualizar que a partir do momento em que seu colaborador é motivado o capital intelectual supera a infraestrutura, ou seja, o cérebro capacitado e motivado gera mais beneficio do que máquinas, e este pensamento está cada vez mais presente no setor público.

        E para conseguir com que as pessoas fiquem motivadas, dentre alguns fatores, faz se necessário à identificação de um líder. A liderança é uma necessidade do século XXI, pois estamos na era do conhecimento e se não houver uma pessoa preparada para gerir a propriedade intelectual da equipe, perde-se em motivação, fazendo com que os colaboradores não se sintam parte integrante do processo.

        Existem variadas formas de se incentivar a motivação, através de benefícios, premiações, plano de carreira, salários, palestras, enfim... A remuneração, planos de carreiras e benefícios, são formas bastante utilizadas pois gera resultado com mais rapidez, os colaboradores se empenham mais quando sabem que isso pode ser rentável, porém deve se tomar cuidado com esse tipo de motivação pois poderá desmotivar a equipe.

        O trabalho vem abordando fatos que acontecem no cotidiano, tornando-se uma leitura muito interessante. Já que motivação e liderança são a base para melhorarmos e buscarmos a satisfação própria.

        Neste artigo, utilizamos algumas fontes para poder consolidar o conhecimento sobre os temas, e fazer que seja um instrumento de conhecimento para compreendermos o trabalho.

        Vemos na atualidade que as instituições públicas por não terem muita rotatividade criam maus hábitos, quando não existe um planejamento motivacional e uma liderança eficiente, estes órgãos se deparam com muitas dificuldades e com o passar do tempo às soluções se tornam difíceis de serem alcançadas. Cria-se um comodismo por parte dos gestores e desta forma os colaboradores sentem-se desmotivados para exercer suas atividades e colocar em prática seus conhecimentos, visto que a falta de incentivo por parte da organização acarreta descontentamento.

Os gestores muitas vezes por medo de mudanças ou até mesmo por falta de conhecimento não optam em inovar e apostar em ferramentas que venham mudar o perfil da entidade e também por este motivo não procuram aperfeiçoar seus colaboradores para as mudanças e as oportunidades que o mercado oferece através de cursos e a política de motivação que é tão necessária hoje dentro das organizações, esses hábitos prejudicam e muito as pessoas novas que entram no órgão, elas se deparam com uma imensa barreira.

        

        A atual Secretaria de Mobilidade Urbana faz parte da estrutura administrativa  da Prefeitura de Maringá. Iniciou seus trabalhos em 2005 com a instituição do fundo de Transportes e a criação da Secretaria dos Transportes e posteriormente mudou de nome passando a chamar Secretaria de Trânsito e Segurança, porém existem problemas que causam muitos desentendimentos, dentre eles se destaca a falta de motivação profissional e a falta de liderança por parte dos gestores, e por se tratar de um órgão público, os servidores de carreira e cargos comissionados estão na sua maioria pré dispostos ao comodismo.

        A presente artigo justifica-se na necessidade de averiguar os problemas motivacionais e de liderança, que venha a solucionar as falhas e agregar valor aos colaboradores, visto que hoje, verifica-se que os processos estão comprometidos pela falta de interesse das lideranças, visando que os colaboradores não encontram apoio e incentivo para estarem executando suas funções e buscando os resultados esperados pela organização.

        Buscar através de cursos, palestras e principalmente diálogos de alto nível, que os colaboradores venham a se mostrar como verdadeiros lideres dentro da instituição, criando assim um ambiente onde se acate as ideias os colaboradores e que possam assim trabalhar como equipes, determinados ao sucesso, com política de remuneração e reconhecimento de funções para assim o colaborador trabalhar confiante e acreditando em seu potencial humano e profissional, trazendo para a organização, planos e colocando em prática uma política que transforme o simples servidor de tempos passados em parceiro atuante da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com