TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Negociação e Adm de Conflitos

Por:   •  13/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

trabalho de

participação individual

matriz

Disciplina: Negociação e adm de Conflito

turma: 221-1_3

Nome: Matheus Sinhorini Teixeira

ROL escolhida: Módulo 1

resenha crítica sobre a reunião On-line

Para fazer este Trabalho de Participação Individual, você deverá escolher uma das três primeiras reuniões on-line realizadas na disciplina e elaborar uma resenha crítica de até duas páginas, contemplando:

  • o entendimento do conteúdo abordado na ROL, fazendo uma análise crítica e apresentando exemplos, relatos ou experiências, e conhecimentos próprios relacionados à temática da reunião.

 

Atenção: uma resenha crítica é um trabalho que possui característica analítica e interpretativa, ou seja, é muito mais do que um resumo e, por isso, deve trazer ideias e referências complementares.

          O processo de uma negociação vai muito além de uma habilidade nata de um vendedor e ele está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Tal processo é baseado em técnicas bem estruturadas que fortalecem as características de um bom negociador. Formada por dois lados diferentes, negociar é uma arte e se desenvolve ao longo da vida e independente do que está sendo negociado, se trata sempre de uma relação entre duas ou mais pessoas. Com todas as mudanças no mundo globalizado, pode-se dizer que cada dia mais negociamos o tempo todo, desde negociações para evitar conflitos até aquelas para atingir pequenos e grandes objetivos.

        A principal frente de uma boa negociação vem da abordagem e maneira de passar o conteúdo para a outra pessoa, a comunicação. Se você não tiver uma boa estratégia de negociação não adianta ter o melhor produto. Se não souber negociar, não conseguirá expor o ponto de vista e ser notado e colocar em práticas suas ideias. O planejamento é um excelente exemplo de uma técnica de negociação e para ele ser de qualidade preciso pensar primeiramente quem são as partes envolvidas que vou negociar, o que estou negociando e qual contexto de negociação estou inserido.

        Um bom exemplo de planejamento de negociação na minha vida profissional é o dia a dia da empresa em que sou diretor comercial. Trabalho com locação de máquinas para construção civil, uma empresa conceituada há 30 anos no mercado. Porém, a pessoa com quem eu faço a negociação e fechamento de negócio, não é a pessoa que faz o uso do produto, ou seja, que usufrui das máquinas. Portanto, preciso de dois planejamentos de negociação, um focado no custo benéfico onde o preço é o principal argumento da outra parte e o ganho implícito de produtividade é o meu principal argumento, tendo que provar por meio de números que vale a pena pagar um pouco mais caro emu ma máquina de melhor qualidade. E como complement do meu plano, faço o uso de estratégias emocionais com o operador das máquinas focando na qualidade do produto e bem-estar no trabalho para que ele seja um aliado nos argumentos a favor do meu processo de negociação e fechamento da venda.

        Como já citado acima, o processo de negociação se aplica a qualquer pessoa que esteja disposta a adquirir as principais competências de um bom negociador como por exemplo raciocínio rápido, inteligência emocional, flexibilidade, escuta ativa, entender quais são as variáveis e fazer um plano estratégico, entender a diferença entre as partes e definir uma abordagem correta, usar técnicas de persuasão para demonstrar seu ponto de vista, se expor aos riscos e saber raciocinar sob pressão, entender quais são os principais pontos de interesse da outra parte para que os argumentos façam sentido e que possa ter um processo de negociação de sucesso.

O processo de uma negociação vai além de uma habilidade nata de um vendedor, ele está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Tal processo é baseado em técnicas bem estruturadas que fortalecem as características de um bom negociador. Formada por dois lados diferentes, negociar é uma arte e se desenvolve ao longo da vida e independente do que está sendo negociado, se trata sempre de uma relação entre duas ou mais pessoas. Com todas as mudanças no mundo globalizado, pode-se dizer que cada dia mais negociamos o tempo todo do nosso dia, desde negociações para evitar conflitos até aquelas para atingir pequenos e grandes objetivos.

        A principal frente de uma boa negociação vem da abordagem e maneira de passar o conteúdo para a outra pessoa, a comunicação. Se você não tiver uma boa estratégia de negociação não adianta ter o melhor produto. Se não souber negociar, não conseguimos expor nosso ponto de vista e ser notado, colocar em práticas suas ideias. O planejamento é um excelente exemplo de uma técnica de negociação e para ele ser de qualidade preciso pensar primeiramente quem são as partes envolvidas que vou negociar, o que estou negociando e qual contexto de negociação estou inserido.

        Um bom exemplo de planejamento de negociação na minha vida profissional é o dia a dia da empresa em que sou diretor comercial. Trabalho com locação de máquinas para construção civil, uma empresa conceituada há 30 anos no mercado.  Porém, a pessoa com quem eu faço a negociação e fechamento de negócio, não é a pessoa que faz o uso do produto, ou seja, que usufrui das máquinas. Portanto, preciso de dois planejamentos de negociação, um focado no custo benéfico onde o preço é o principal argumento da outra parte é o ganho implícito de produtividade. Além disso, faço o uso de estratégias emocionais com o operador das máquinas focando na qualidade do produto e bem-estar no trabalho para que ele seja um aliado nos argumentos a favor do meu processo de negociação e fechamento da venda.

        Como já citado acima, o processo de negociação se aplica a qualquer pessoa que esteja disposta a adquirir as principais competências de um bom negociador como por exemplo raciocínio rápido, inteligência emocional, flexibilidade, escuta ativa, entender quais são as variáveis e fazer um plano estratégico, entender a diferença entre as partes e definir uma abordagem correta, usar técnicas de persuasão para demonstrar seu ponto de vista, se expor aos riscos e saber raciocinar sob pressão, entender quais são os principais pontos de interesse da outra parte para que os argumentos façam sentido.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (175.7 Kb)   docx (775.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com