TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Negociação é um conceito em contínua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados

Por:   •  29/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

Disciplina: Técnicas de Negociação

Tutor Presencial: Rúbia Tatiane da Luz Silva

Nome do Acadêmico e RA:

Marley de Sousa Lôpo Polla – RA 2848159699

Brasília/DF

abril de 2015


Nome do Acadêmico

Marley de Sousa Lôpo Polla – RA 2848159699

Disciplina: TGF - Técnicas de Negociação

Tutor Presencial: Rúbia Tatiane da Luz Silva

Negociação é um conceito em contínua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados".(Scare e Martinelli, 2001)

Brasília/DF

Abril/2015


Apresentação

2. Conceito de negociação

Negociação é um conceito em contínua formação que está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados".(Scare e Martinelli, 2001)

Existem muitas formas diferentes na abordagem de conceito de negociação. A negociação é praticada no dia a dia das pessoas, tanto pára resolver problemas profissionais como para resolver questões pessoais, políticas, trabalhistas, dentre outras questões.

Negociação é um processo que faz parte do cotidiano de todas as pessoas que vivem em sociedade, apresentando-se praticamente em todos os aspectos da vida dos indivíduos, seja na esfera pessoal, familiar, social, econômica e mesmo organizacional. É um processo utilizado, ainda que inconscientemente, para que as pessoas que estão em situação de disputa possam atingir uma solução conjunta para seus conflitos, harmonizando as pretensões de todos os envolvidos e permitindo que cheguem a uma solução adequada para ambos os interesses.

Talvez sua principal característica nem seja a solução do conflito, mas a manutenção da paz nas relações sociais, assegurada pelo atingimento da finalidade dos conflitos sem que haja a radicalização da disputa, permitindo, assim, uma decisão menos desagradável para todos os envolvidos.

No mundo jurídico, chega-se a dizer que um mau acordo é melhor que uma boa demanda!

Os envolvidos numa relação comercial negociam os termos do negócio, empregados e patrões, em um ambiente saudável e democrático, negociam as condições de trabalho, de modo a assegurar uma prestação de serviços em condições adequadas para trabalhadores e empregadores.

No ambiente familiar, a negociação também é uma constante, os jovens negociam com seus pais os limites de sua liberdade, geralmente baseado no grau de confiança mútua existente entre as partes.

O negociar é uma necessidade constantemente presente em nossas vidas, podendo apresentar-se em qualquer situação, em qualquer momento, e precisamos estar aptos a conduzir este processo da melhor forma possível. Negociar não é uma tarefa fácil ou simples, pois a frustração do processo negocial pode deixar os envolvidos frustrados, irritados, insatisfeitos ou mesmo em estado de beligerância.

Flexibilidade ou inflexibilidade são, certamente, aspectos que definem a condução do processo de negociação e a própria figura do negociador. Como em praticamente todas as situações da vida, os excessos são inadequados, de modo que a maior virtude do negociador é a atuação em saudável meio termo entre esses dois extremos. Flexibilidade, ou inflexibilidade, em excesso, certamente comprometerão o sucesso do processo negocial. A virtude estará, portanto, na correta dosimetria desses atributos.

A comunicação é, decerto, parte fundamental em todo processo de negociação, o qual pode, em síntese, ser definido como um processo de comunicação entre as partes envolvidas no conflito. Justamente esta característica torna sobremodo complexo o processo negocial.

4. Roteiro de preparação para negociações salariais

Perguntas:

a) Você estaria preparado(a) para receber uma resposta negativa? Resp. não

b) Qual seria a sua reação? Resp. Desapontamento, decepção

c) Como administraria a situação? Resp. Se realmente precisar do emprego e não tiver know how para procurar outra colocação é voltar ao trabalho e repensar as atitudes.

d) Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial? Resp. mostrar da importância do serviço que está sendo prestado e como a empresa deverá crescer com o trabalho desenvolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (179.8 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com