TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arquitetura do conceito e da forma

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  1.009 Visualizações

Página 1 de 2

MONTANER, Josep. ‘XII- A arquitetura do conceito e da forma”. In: Depois do movimento moderno-Arquitetura da segunda metade do século xx. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001.  p 167-176

Ao mesmo tempo que temos Aldo Rossi e  Robert Venturi, seguindo uma linha de pensamento contrária a do Movimento Modernista, temos nesse momento o início de uma manifestação que procura reinterpretar os grandes mestres Modernistas, tendo como seus representantes mais destacados Peter Eisenman e John Hejduk.

A proposta apresentada por estes arquitetos será a de recriação do ciclo formal de vanguardas, entendendo-se por : Pilotis, janelas em fita, terraço, etc. Não existe dentro de suas diretrizes uma preocupação com o contexto histórico ou elementos de gosto popular e sim um foco na composição formal de projeto, a “forma pela forma”.

Recebem influência de Louis Kahn, utilizando geometrias puras e combinações baseadas na forma bem como uma separação radical do “humano e do mundo autônomo das formas geométricas”.  Outra característica citada é o uso de obras chave do Modernismo e o uso de suas estratégias formais, eliminando o seu teor social, principal diferença entre os movimentos, copiando a sua forma de pensar o projeto.

Referencia da arquitetura vista como a arte, em que a forma explica e fundamenta a elaboração. Também é citada a abolição da simbologia, e do sujeito, esta arquitetura não traz a preocupação com a comunicação presentes no capitulo anterior e sim puramente estética.

MONTANER, Josep. ‘XII- A arquitetura do conceito e da forma”. In: Depois do movimento moderno-Arquitetura da segunda metade do século xx. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2001.  p 167-176

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (106.9 Kb)   docx (346 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com