TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Discriminação é originada em um preconceito, e por isso estes dois conceitos, apesar de estarem relacionados, são distintos

Por:   •  9/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.237 Palavras (13 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 13

Discriminação

A discriminação é originada em um preconceito, e por isso estes dois conceitos, apesar de estarem relacionados, são distintos. O preconceito não pressupõe o ato de tratar diferentemente uma pessoa, pode simplesmente fazer parte de uma estrutura mental. A discriminação é fruto desse preconceito, a concretização dessa forma de pensamento.

Discriminação positiva

A discriminação positiva acontece quando uma pessoa que pertence a um grupo que sofre frequente discriminação é favorecida por isso. Assim, uma pessoa que normalmente é prejudicada, é favorecida, de forma a criar uma sociedade mais equilibrada. Por exemplo: Quando uma empresa contrata um indivíduo negro simplesmente porque pessoas negras costumam ser discriminadas.

Discriminação e descriminação

Estas duas palavras têm formas de escrita bastante parecidas, mas possuem significados diferentes. Enquanto discriminação significa distinguir ou separar, descriminação é um termo jurídico que significa retirar a culpa de um crime.

Motivos da Discriminação

O Capítulo 1 do Código menciona os motivos da discriminação – não se pode discriminar contra outra pessoa ou grupo de pessoas pelas seguintes razões:

•        Cidadania                   [pic 1]

•        Raça

•        Local de origem

•        Origem étnica

•        Cor

•        Ascendência

•        Deficiência

•        Idade

•        Credo

•        Sexo / gravidez

•        Situação familiar

•        Estado civil

•        Orientação sexual

•        Identidade sexual

•        Expressão sexual

•        Obtenção de ajuda social -- apenas para alojamento

•        Registro de infração -- apenas no emprego

Os motivos relacionados com a raça englobam: origem étnica, cor e local de origem. Em alguns casos, pode também englobar a cidadania e a ascendência.

A deficiência refere-se a incapacidades temporárias e permanentes, estar a usufruir de subsídio por acidente de trabalho, quer no passado quer no presente, perturbações de aprendizagem, bem como incapacidades visíveis, invisíveis e perceptíveis.

Idade -- no caso da habitação é necessário ter 18 anos de idade, exceto se o indivíduo já não estiver sob o controlo dos pais.

O credo engloba as religiões e as crenças.

O sexo engloba a gravidez e o gênero, ou seja, indivíduos que são bissexuais, transgênico, transexuais ou intersexuais.

A situação familiar é a situação de uma relação entre pais e filhos.

O estado civil engloba ser solteiro, casado, viúvo, em regime de coabitação ou em união homossexual.

A orientação sexual engloba indivíduos que são homossexuais, lésbicas, bissexuais e heterossexuais.

A obtenção de ajuda social aplica-se apenas aos espaços habitacionais e engloba, por exemplo, ser beneficiário de subsídio financiado pelo governo ou viver em habitação com serviços de apoio.

O registro de infrações engloba as infrações provinciais, segundo o Código da Estrada, bem como infrações federais para as quais não foi concedido nenhum perdão.

Discriminação é um substantivo feminino que significa distinguir ou diferenciar. No entanto, o sentido mais comum desta palavra aborda a discriminação como fenômeno sociológico.

Uma atitude discriminatória resulta na destruição ou comprometimento dos direitos fundamentais do ser humano, prejudicando um indivíduo no seu contexto social, cultural, político ou econômico.

De acordo com o artigo 7 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, "todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação." Ao longo dos anos, a Organização das Nações Unidas tem feito vários esforços para erradicar a discriminação nas sociedades das nações integrantes.A segregação e exclusão social são resultados graves da discriminação, que têm um impacto muito negativo na sociedade.

Preconceito

É um artifício usado perante o desconhecido ou estranho, mas que acaba se tornando um grande problema social, é uma opinião que formamos das pessoas antes de conhecê-las. É um julgamento apressado e superficial e muito perigoso, pois ao invés de melhorar a nossa vida e da sociedade, acaba trazendo muitas situações complicadas e até mesmo violentas.

A segregação está intimamente ligada ao preconceito quando separa grupos atribuindo características baseadas em cor da pele, por exemplo.[pic 2]

A palavra preconceito é etimologicamente constituída (entende-se por etimologia o estudo do significado de uma palavra a partir dos componentes que a constituem) por duas partes diferentes: pré, que dá ideia de algo anterior, antecedente, que existe de forma primária, primeira, precedente; e conceito, aquilo que se entende ou compreende em respeito de algo, derivado do latim conseptus, que se refere à construção ideal do ser ou de objetos apreensíveis cognitivamente. A ideia do preconceito refere-se, então, a um conceito formado de forma anterior ou antecedente à constatação dos fatos, utilizando-se de características julgadas universais, sendo atribuíveis a todos que se encaixam na categoria referida, ou implícitas, naturais ao objeto que é dirigida.

Nessa perspectiva, podemos considerar que o preconceito está inserido em todos os círculos de interação humana, sendo um artifício usado no convívio e nos momentos em que nos defrontamos com o não familiar, o desconhecido ou o diferente. Ele nos ajuda a nos situar em determinadas situações em que o estranho, ao apresentar uma ou outra característica familiar ou associável a experiências passadas ou herdadas por nosso meio de convívio primário, passa a ser considerado compreensível dentro do nosso entendimento individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (217.3 Kb)   docx (289 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com