TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PERCEPÇÃO DOS CLIENTES: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES MERCADOLÓGICAS DAS EMPRESAS DE AUTOPEÇAS.

Por:   •  6/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        2

1.1.        Contextualização do Tema        

1.2. Problema de Pesquisa, objetivos e justificativa        

1.2.1 Problema de Pesquisa        

1.2.2 Objetivo Geral        

1.2.3 Objetivos Específicos        

1.2.4 Justificativa        

1.3.  Estrutura do trabalho        

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        

2.1-Referencial básico        

2.1.1. Estudo do composto de marketing        

2.1.2 Planejamento estratégico        

2.2.  Revisão de Literatura        

2.2.1. O setor de autopeças        

2.2.2. O consumidor do setor de autopeças        

3.        METODOLOGIA        

3.1. Tipo de Pesquisa        

3.2. Objeto de estudo e amostragem        

3.3. Procedimentos e técnicas de coleta de dados        

3.4. Análise e interpretação dos dados        

4.        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        

5.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

Apresenta-se uma síntese do tema, retratando a importância de estudar o setor automobilístico e suas inovações, que refletem diretamente no mercado de revenda de auto peças devido a demanda cada vez maior de veículos e manutenção dos mesmos no cenário atual.

  1. Contextualização do Tema

A maciça frota de carros que circula por todo o país é assunto relevante no cenário atual. Diante de uma sociedade cada vez mais globalizada nas tecnologias e inovações nota-se que tem aumentado a necessidade da rotatividade de uma intensa gama de peças automotivas de reposição. Para que os proprietários de automóveis não dependam apenas das concessionárias para suas revisões, o papel das lojas ou casas especializadas em autopeças vem para suprir essa demanda, oferecendo peças de qualidade a preços mais acessíveis.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas-SEBRAE, (2008) o setor de reposição de peças automotivas, rotulada autopeças, vem se tornando cada vez mais competitivo, a partir da inserção de várias empresas nesse ramo. Isso se dá devido ao intenso fluxo de carros e caminhões vistos em todas as cidades, e também, à grande demanda de peças para esses veículos.

Desse modo, torna-se essencial para as autopeças segundo Pimentel (2005), conhecer o mercado onde a empresa está inserida, o seu público-alvo, saber planejar, programar e controlar as ações e estratégias de vendas da empresa. Para obter relações duradouras com os clientes dentro das autopeças é preciso não só atender às suas necessidades, mas sim possuir um diferenciado atendimento. O SEBRAE, (2008) observa que cativar o cliente deve ser parte de uma rotina e não apenas uma ferramenta de uso temporário em momentos de crise, pois a alta competitividade faz com que o consumidor se torne parte importante no crescimento de uma empresa no mercado.

Possuir uma conceituada loja de autopeças nos dias atuais é sinônimo de oferecer ao cliente peças de qualidade a bons preços. Para isso, é necessário trabalhar de forma objetiva todo o composto mercadológico da empresa, ofertando da melhor maneira as variáveis que englobam o mix de marketing, a fim de satisfazer cada vez mais as necessidades dos clientes.

O consumidor realmente dá valor a um bom atendimento em qualquer estabelecimento, mas também observa outros fatores que podem vir a interferir no seu processo de compra. Dentro das autopeças, a retenção do cliente dentro da loja é importante para que ele possa vir a observar os outros produtos ofertados e que por ventura não venha adquirir naquele momento, mas que possa ser útil posteriormente.

Assim, tendo como principal enfoque deste estudo, a percepção dos clientes quanto à utilização do composto mercadológico do ramo automobilístico, aliada à satisfação dos consumidores no que tange a qualidade dos produtos e serviços ofertados, objetiva-se aprimorar as ações mercadológicas, com o intuito de oferecer ao consumidor o que se tem de melhor dentro do ramo de autopeças.

1.2. Problema de Pesquisa, objetivos e justificativa

1.2.1 Problema de Pesquisa                  

Qual a percepção dos clientes quanto à qualidade do composto mercadológico das empresas de autopeças no mercado?

1.2.2 Objetivo Geral

Identificar a percepção dos clientes quanto à qualidade do composto mercadológico exercido pelas empresas de Autopeças no mercado.

1.2.3 Objetivos Específicos

Avaliar o composto mercadológico de empresas de autopeças;

Analisar o nível de satisfação dos clientes de empresas de autopeças.

1.2.4 Justificativa

        O trabalho visa trazer uma contribuição tanto no caráter prático quanto teórico, visto que na atual conjuntura do país, o setor de autopeças está inserido de forma intensa, devido à maciça frota de carros que circulam pelo país e, também, pelo crescimento da indústria automotiva.

No caráter teórico será possível entender a importância estratégica para o desenvolvimento industrial, principalmente do setor automobilístico, em função de suas repercussões econômicas e tecnológicas que afetam praticamente todos os segmentos industriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.8 Kb)   pdf (191.9 Kb)   docx (23.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com