TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA OPERACIONAL

Por:   •  23/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 4

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Pode-se definir o Planejamento Estratégico como uma ferramenta muito importante dentro de uma organização, é o processo de elaborar as estratégias, é a forma de planejar algo antes mesmo de ser executado, para atingir seus objetivos e metas de um modo em que o resultado seja o esperado. É ter uma visão ampla, é estar preparado para acontecimentos e mudanças. É traçar uma meta e se esforçar para chegar até o final. Administrar uma organização sem planejar é praticamente impossível.

O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir. (MAXIMIANO, 2010 pg. 333).

Através do planejamento estratégico, as organizações passam a ter uma direção e o controle a seguir, conduzindo os planos traçados e avaliando o progresso da empresa. Nas pequenas empresas, o planejamento estratégico estabelece os objetivos e as potencialidades, além de estruturar as ações para que sejam dirigidas para o resultado esperado.

Existem vários conceitos para planejamento estratégico:

Na visão de Chiavenato (2000, p.212), “planejamento é a função administrativa que define um objetivo e decide sobre os recursos e tarefas necessárias para alcança-los adequadamente”.

. Prosseguindo seu pensamento, Chiavenato ainda diz:

(...) A principal consequência do planejamento são os planos. Os planos não somente tornam uma organização bem sucedida na realização de suas metas e objetivos, como também funcionam como verdadeiros guias ou balizamentos (...)

E ainda, planejar significa olhar para frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã (...). Em outros termos, o planejamento constitui hoje um componente essencial em qualquer tipo de organização ou atividade (CHIAVENATO, 2000, p. 213).

Pode-se ver que pelo conceito de Chiavenato, planejar é uma técnica gerencial necessária para qualquer organização, por leva-la a enxergar o que se pode acontecer lá na frente e estar preparada para enfrentar qualquer situação, ter uma visão ampla, avaliar o ambiente, e ainda traçar metas para o futuro para poder alcançar seus objetivos.

 “o planejamento estratégico é associado com um horizonte situado de longo prazo. É um conjunto de tomada de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo... é um processo contínuo de tomada de decisões estratégicas. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim em considerar as implicações futuras em decisões que devem ser tomadas no presente”. (Chiavenato, 1995, p. 250).

Já na visão de Oliveira o planejamento estratégico é:

 “o processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida para a empresa, visando a melhorar a interação com o ambiente e atuando de forma inovadora e diferenciada”. (Oliveira, 2005, p. 47).

Oliveira (2005) mostra de um modo geral, que o planejamento estratégico possui quatro áreas de atuação: - o que a empresa pode fazer em termos de ambiente externo; - o que a empresa é capaz de fazer em termos de conhecimento, capacidade e competência; - que a alta administração da empresa quer fazer, consideradas as expectativas pessoais e das equipes; e - o que a empresa deve fazer, consideradas as restrições sociais e éticas. Ressaltando o conceito de processo, Oliveira (2005), chama a atenção para que o planejamento estratégico não deva ser considerado apenas como uma afirmação de intensão e sonhos de uma empresa, pois, indispensavelmente, engloba o que deve ser feito para transformar essas intensões em realidade e resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.1 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com