TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROMOÇÃO DE VENDAS

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.062 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

                      Planejamento estratégico organizacional

                                                               

                                                     

Dagoberto Becker¹

Vanessa Eugenio Generoso²

Tutor: Celoi Hercilio Pacheco

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Tecnólogo em Gestão Comercial (FLX 0923) – Seminário da pratica – II

07/03/2019

        

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância do planejamento e o conhecimento do mesmo. A décadas as organizações vem se deparando com mudanças no senário produtivo e também na forma de gerenciamento de seus produtos/serviços, pois viu-se a necessidade de se fazer melhorias em um senário que vem se tornando muito competitivo. Com esse pensamento é que este trabalho irá fomentar a importância de se ter um total controle e visão de planejamento estratégico organizacional, com base em autores qualificados da área, possibilitando um entendimento fácil e qualificado.

Palavras-chave: Planejamento. Competitivo. Estratégico.

1. INTRODUÇÃO

Um dos conhecimentos que toda organização deve se ter antes de se construir um planejamento estratégico é das oportunidades e ameaças que o ambiente externo pode proporcionar. Em toda a visão tem que ser analisado os pontos fortes e fracos do ambiente externo como também do ambiente interno que influenciam a organização, assim então será definido a sua melhor forma de se obter um planejamento estratégico com sucesso.

  O tema abordado teve sua escolha para melhor fixação e aprendizagem, pois no tempo e no meio em que estamos vivendo, temos que nos habituar e nos enriquecer de conhecimento. Este tema tem seu objetivo em ressaltar a importância para a organização em se ajustar e vivenciar suas escolhas e obter um planejamento da forma que mais lhe retribuirá sucesso e ganho ao seu empreendimento.

O trabalho foi desenvolvido com pesquisas de autores renomeados em assuntos de planejamento e de conhecimento organizacional, trazendo aprendizagem de forma clara e sucinta para toda a pessoa que deseja ter esse conhecimento e ser assim bem sucedido em suas escolhas.

Destaca o autor Rhandy Di Stefano com uma de suas frases que mais esclarecem o planejamento: “Planejar é decidir de antemão qual é e como será a sua vitória”.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O planejamento estratégico é uma das principais formas das organizações se orientarem. Para isso cada unidade empreendedora tem o seu planejamento estratégico, seja ela no ramo de serviços, da agricultura, de plásticos e de outros ramos. Toda empresa precisa criar pontes de conexão que façam com que diferentes ideias se encaixem, este é o segredo para dar certo, toda ideia é bem vinda quando se trata em planejar.

Elaborar esse planejamento necessita de perguntas a qual devem ser respondidas como por exemplo: “quem somos?”, “onde queremos chegar?”, “como vamos atingir nossos objetivos?”, e dentre outras perguntas  as quais melhoram a visão de planejamento e de conhecimento organizacional, ressalta Cooper, Innis e Dickson (1992,p.3) que definem o planejamento estratégico como “ O         processo de identificação das metas de longo prazo de uma entidade (onde queremos chegar) e os passos necessários para atingir essas metas sob a perspectiva de longo prazo (como chegar lá), incorporando as preocupações e as expectativas futuras dos principais acionistas”.

Um dos grandes consultores administrativo moderno Peter Drucker (1967) diz que:

[pic 2]

              Formulação e execução de suas estratégias organizacional faz a capacitação da visão interna e externa da organização para sua atuação. De acordo com Chiavenato e Sapiro:

[pic 3]

        Bill Gates (1995) um homem que tem forte conhecimento em empreendedorismo ressalta com uma de suas frases inspiradoras a qual nos diz: “O sucesso é um professor abominável. Ele seduz pessoas inteligentes e as faz pensar que elas não podem perder”.

Ainda segundo Bill Gates:

[pic 4]

3. MATERIAIS E MÉTODOS

        Foi realizado uma revisão bibliográfica sobre o tema em livros e publicações acadêmicas disponíveis on-line, reunindo e comparando os diferentes dados encontrados, foram observados diversas formas e procedimentos para a realização de uma pesquisa. A metodologia representa a escolha de um método (dedutivo, indutivo, etc.), das tipologias de pesquisa, podem ser: pesquisa experimental, teórica, exploratória, explicativa, bibliográfica, documental, qualitativa, quantitativa, etc., assim como as técnicas de pesquisa a serem utilizadas (questionários, formulários, documentos, etc.).

            No planejamento estratégico são analisados os pontos fortes e fracos que a organização possui e também as oportunidades e ameaças com o objetivo de criar estratégias para o sucesso da empresa. O desenvolvimento do planejamento estratégico é composto por quatro fases:

Fase I – Diagnostico estratégico, que determina como a empresa está. Essa fase é dividida em etapas: identificação de visão e de valores, análise interna e externa da empresa, e análise de concorrentes.

  • Visão: onde são identificados os desejos e as expectativas da alta administração da empresa, pode ser definida também como a percepção das necessidades do mercado e os métodos pelos quais uma empresa pode satisfazê-las. Visão, literalmente, significa uma imagem. Visão de negócios ou visão organizacional ou, ainda, visão de futuro é o sonho acalentado pela empresa. É a imagem com a qual ela se vê no futuro.

  • Valores: Valores representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, bem como fornecem sustentação para tomadas as suas principais decisões. (OLIVEIRA, 2010, p. 67).
  • Análise interna: são abordados os pontos fortes da empresa, o que ela tem de potencial em seus produtos, em relação aos seus concorrentes, e seus pontos fracos, necessitando melhorar para se qualificar no seu mercado de atuação.
  • Análise externa: verificam-se as oportunidades e ameaças que estão no ambiente da empresa. (Oliveira, 2010).
  • Análise de concorrentes: é realizada separadamente para enfatizar sua importância, pois proporciona a identificação das vantagens competitivas da própria empresa e dos concorrentes.

[pic 5]

Fonte: Disponível em: <http://www.p4pro.com.br/wp-content/uploads/2017/01/objetivos.jpg>. Acesso em: 16 junho 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (182.4 Kb)   docx (64 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com