TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROMOÇÃO DE VENDAS

Por:   •  12/11/2021  •  Seminário  •  1.302 Palavras (6 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 6

PROMOÇÃO DE VENDAS

Cinthia Lemke

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar a promoção de vendas no nosso cotidiano. Será abordado estratégias que representam um diferencial e podem ser utilizados para aumentar as vendas de determinado produto ou marca, incentivar os clientes antigos a continuar comprando e a conquistar novos clientes. Fazendo uma ação bem-feita, conseguimos fidelizar nossos clientes e a promover o produto desejado.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Muitas pessoas acreditam que a promoção de vendas seja somente dar desconto ou liquidar algum produto ou serviço, porém essa estratégia visa muito mais que isso.

Podemos definir “promoção de vendas” como: Uma ação de comunicação e marketing que tem como objetivo vender mais, através de incentivos e benefícios adicionais e por um período de tempo determinado. Quanto a sua implementação, a promoção de vendas pode ter como alvo a equipe interna, o trade (intermediários) ou o consumidor final. Mas sempre teremos como objetivo final o aumento das vendas. (Monteiro, 2011).

A promoção de vendas é uma estratégia de marketing que procura melhorar o relacionamento com os clientes, aumentar o desempenho comercial, promover a empresa ou o produto, despertando a curiosidade do público em relação ao que está sendo promovido, como resultado fidelização do consumidor. Todavia segundo os autores Kotler e Armstrong (1998), o marketing deve ser apresentado não exclusivamente na divulgação e venda do produto ou serviço, contudo, no deleite das necessidades e vontades do cliente. “O consumidor precisa interagir com o produto e o ponto de venda para sentir-se presente, participante e dentro de um espaço totalmente voltado para suas aspirações e necessidades. ” (BLESSA 2003, p.15 apud KREMER, 2011). Podemos citar alguns exemplos dessa prática, como sorteios, programas de fidelização de clientes, marketing de conteúdo, programas de junte e troque, entre outros. Na imagem abaixo podemos identificar melhor as principais técnicas de promoção de vendas:

Figura 1

[pic 1]

FONTE: DESCOMPLICAMKTBLOGSPOT.

Para uma empresa que resolve fazer uma promoção de vendas, primeiramente deverá fazer um bom planejamento, definindo o seu objetivo, em quanto tempo se pretende atingir essa meta, analisar qual o seu público alvo, o seu orçamento, quanto você pretende investir nessa promoção e o modelo que você irá seguir para aplicar na promoção de vendas, depois de tudo colocado no papel e executado de uma forma bem organizada, poderá trazer muitos resultados positivos para a empresa, como o aumento do faturamento e também ampliar o conhecimento de sua marca no mercado.

Para efetivar o objetivo que se pretende, a empresa deverá usar métodos de divulgação, como panfletos, cartazes, anúncios nas redes sociais e nas mídias, como propaganda em rádio e tv.  Além de um bom planejamento por parte da empresa, não podemos esquecer do apoio às vendas, que tem por objetivo aperfeiçoar as técnicas dos vendedores. Podemos fazer isso por meio de reuniões onde os vendedores expõem os problemas do dia a dia nas suas vendas, treinamentos de vendas, que servem para aumentar o conhecimento sobre determinado produto ou serviço que os vendedores estão oferecendo, melhorar as técnicas e o desempenho dos seus colaborados, tanto para as vendas quanto para eles mesmo.  “Uma equipe bem preparada tecnicamente é excelente; preparada e motivada é ainda melhor. Portanto, é necessário conhecer as técnicas utilizadas para a motivação dos vendedores. ” (PANCRAZIO, 2000, p.73).

  A empresa Portal Placas, é uma fábrica credenciada pelo Detran-SC, para a fabricação de placas automotivas e seu devido emplacamento. Em conversa com a empresa, ela nos explica que em fevereiro de 2020 começou a valer as placas Mercosul, ou seja, não fabricando mais as placas antigas, que conhecíamos. Com isso, não tendo mais trocas de tarjetas e lacres consequentemente, pois com o novo modelo, apenas se trocaria para a placa Mercosul. Sendo assim, as vendas acabaram por diminuir, pois nem todas as pessoas precisariam pôr a nova placa, em apenas um ano, já pode-se sentir a diminuição das vendas e emplacamentos para esse novo modelo.

 Com a chegada da pandemia muitas pessoas acabaram por não trocar mais seu carro, segurando o dinheiro para outras finalidades, afinal ninguém saberia o dia de amanhã e assim deixando a troca em segundo plano. Então a empresa acabou por planejar uma estratégia de promoção de vendas, para melhorar o faturamento do mês e beneficiar não somente a empresa, mas também os clientes que estavam precisando fazer a troca da sua placa, concederam um desconto no valor do seu produto por aproximadamente dois meses. Como forma de divulgação, fizeram faixas, vídeos nas mídias sociais e propaganda na rádio da cidade para informar ao público alvo sobre a promoção. Após esse tempo, o valor voltou ao que se era cobrado, mas com o objetivo de fidelizar o cliente e também de trazer um “mimo” foram feitos chaveiros e carteirinhas porta documento que são entregues a todo cliente que faz a troca da placa com a empresa, outro objetivo para fidelizar o cliente também foi o de toda vez que você apresentar a carteirinha em uma próxima troca de placas, você ganha um desconto, com isso, a empresa melhorou as vendas e o faturamento do mês.

Segundo o autor “algumas ações de promoções não monetárias visam a própria venda, enquanto outras são voltadas para a promoção da comunicação da marca. ” (Lee 2002, apud SANTINI, Fernando et al, 2015, p.1176).

"A utilização de brindes promocionais está se tornando uma ferramenta cada vez melhor para divulgação de uma marca no mercado, mas existem alguns cuidados que se deve levar em consideração para que esta estratégia realmente repercuta em retorno positivo para a empresa. É necessário criar uma ligação direta entre o brinde, sua marca e o mercado. O brinde deve demonstrar claramente a visão, valores e objetivos de sua empresa." (MEIRA, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com