TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perspectivas da Utilização do Termo GP

Por:   •  31/8/2018  •  Resenha  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO RHI

Capitulo 1

A estratégia constitui o plano global ou a abordagem geral que a organização adota, para assegurar que as pessoas possam cumprir adequadamente a missão organizacional.

Perspectivas da utilização do termo GP

  • Função ou departamento: fica responsável por recrutar, selecionar, treinar, realizar comunicação, remuneração e cuidar da higiene e segurança do trabalho de seus funcionários.
  • Conjunto de práticas: é a maneira como a organização realiza e opera com seus funcionários as atividades acima.
  • Profissão: profissionais da área que são capacitados especificamente para trabalhar nessa função em tempo integral.

Pessoas como diferencial competitivo: analisar os indivíduos e qualifica-lo a fim dessas serem parte do diferencial competitivo da organização. A ação da empresa em relação dos concorrentes na percepção dos clientes.

Organização X pessoas: obtêm uma necessidade mutua entre elas, dependência na qual a benefícios recíprocos, uma relação duradoura de simbiose entre pessoas e organizações.

A GP é totalmente contingencial X situacional: ambiente/ tecnologia/ estrutura; cada situação necessita de medidas específicas.

Gestão de pessoas: a GP é um conjunto integrado de atividades de especialistas e gestores-como agregar, aplicar, recompensar, desenvolver, manter e monitorar pessoas, para proporcionar competências e competitividade na organização.

Pessoas como recursos ou parceiras? A GP trata as pessoas como parceiras, agentes ativos da organização. Pois elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e a inteligência que imprime significado e rumo aos objetivos globais. Sendo assim elas passam a constituir o capital intelectual da organização.

Aspectos fundamentais da moderna GP:

  • Pessoas como seres humanos: tratar as pessoas cada uma com a sua idiossincrasia, pois são dotados de personalidade própria e profundamente diferentes entre si.
  • Ativadores de recursos organizacionais: sem as pessoas os outros recursos da organização não são direcionados e ativados, provedores de mudanças, fonte de impulso próprio que dinamiza a organização e não como agentes passivos, inertes e estáticos.
  • Parceiros da organização: pessoas como parceiras da empresa e não apenas como funcionárias, que fazem “investimentos” na organização, na expectativa de colherem o retorno desses investimentos.
  • Talentos: individualidade; experiência; conhecimento prático do indivíduo, elementos vivos e portadores de competências essências ao sucesso organizacional, um talento é dotado de 4 elementos: conhecimento, habilidade, atitude e julgamento, sendo assim todo talento é uma pessoa, mas nem toda pessoa é um talento.
  • Capital humano: principal ativo da organização.

Objetivos da GP:

  • Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão: por e através das pessoas.
  • Proporcionar competitividade as organizações: disponibilizar produtos ou serviços melhores que os dos concorrentes. Fazer com que as forças das pessoas sejam mais produtivas para beneficiar clientes, parceiros e empregados.
  • Proporcionar talentos bem treinados: conhecer; desenvolver; e enriquecer aptidões. Preparar, capacitar continuamente as pessoas é o primeiro passo, o segundo é dar reconhecimento e não apenas dinheiro.
  • Desenvolver e manter qualidade de vida: repercute no desenvolvimento e desempenho do colaborador.
  • Auto realização e satisfação das pessoas: Para que sejam produtivas, as pessoas devem sentir que o trabalho é adequado ás suas competências e que está sendo tratadas equitativamente.
  • Impulsionar mudanças: o indivíduo é contra mudanças, resistência a mudanças para a eficácia.
  • Manter práticas éticas e socialmente responsáveis: relacionado a qualidade de vida e posturas éticas responsáveis. Todas as atividades devem ser abertas, transparentes, justas, confiáveis e éticas.
  • Construir a melhor empresa e melhor equipe: a gp precisa construir um ambiente agradável para seus funcionários.

Os processos da GP:

O que é um processo? O processo é uma atividade estruturada constituída por etapas e com sequenciamento lógico para atingir determinado objetivo.

Por que o conceito de processo é importante para a GP? Porque a gestão de pessoas é um processo e todo gestor deve conhece-lo.

As 11 práticas da GP:

  1. Agregar talentos a organização
  2. Integrar e orientar talentos em uma cultura participativa, acolhedora e empreendedora.
  3. Modelar o trabalho seja individual ou em equipe de maneira a torna-lo significativo, agradável e motivador.
  4. Recompensar os talentos pelo excelente desempenho e pelo alcance de resultados como reforço positivo.
  5. Avaliar o desempenho e melhorá-lo continuamente.
  6. Comunicar, transmitir conhecimento e proporcionar retroação intensiva.
  7. Treinar e desenvolver talentos para criar uma organização de aprendizagem
  8. Proporcionar excelentes condições de trabalho e melhorar a qualidade de vida no trabalho.
  9. Manter excelentes relações com talentos, sindicatos e comunidade em geral.
  10. Aumentar a competitividade dos talentos para incrementar o capital humano da organização e consequentemente, o capital intelectual.
  11. Incentivar o desenvolvimento organizacional.

Os seis processos da GP:

  1. Processo de agrupar pessoas: utilizados para incluir novas pessoas na empresa
  2. Processo de aplicar pessoas: utilizado para desenhar as atividades que a pessoa irá desempenhar e acompanhar seu desenvolvimento.
  3. Processo de recompensas: utilizado para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas.
  4. Processo de desenvolver pessoas: capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas.
  5. Processo de manter pessoas: visa criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas.
  6. Processo de monitorar pessoas: visa acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar os resultados.

A GP como responsabilidade de linha e função de staff:

  • Gerir pessoas é uma responsabilidade de linha e uma função de staff. O que significa?

Os gestores de linha lidam diretamente com os funcionários, ou seja, são sua responsabilidade direta, já dos gestores de staff passa ser uma função pois esse tenta adequar os objetivos estratégicos ao trabalho operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com