TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Operacional

Por:   •  8/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.504 Palavras (11 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 11

Contabilidade

Livros: Warren Buffet e a Análise de Balanços, Contabilidade Básica do Cesar Tibúrcio (mais técnico), Quality of Earnings (mais avançado), Financial Shenaningas (mais avançado)

Relatório Gerencial – No site de RI

DRE = Demonstração de Resultado do Exercício (onde ela reporta quanto ela teve de receita, de custo, desperdício, resultado, lucro líquido)

Balanço Patrimonial – Mostra os ativos da empresa, os passivos e o patrimônio líquido, mostra como a empresa se financia.

DFC – Demonstração do Fluxo de Caixa, mostra tudo que entrou e tudo que saiu do caixa em determinado período, Fluxo de caixa Operacional = tudo que entrou e saiu em relação as operações. Fluxo de caixa de Investimentos = tudo que entrou e tudo que saiu em relação ao caixa de investimento da empresa e o Fluxo de caixa de Financiamentos = tudo que entrou e tudo que saiu referente a distribuição de valores pros sócios como dividendos e pagamentos de dívidas.

DMPL – Demonstração de Mutação de Patrimônio Líquido, basicamente mostra como o PL se alterou de um período pra outro. Geralmente vai ser o lucro que a empresa obteve menos o que ela distribui pros acionistas.

DRE

Receita liquida: Receita bruta (faturamento) – Impostos – Devoluções dos produtos – Descontos dos clientes; A receita da empresa está condizente com o que a empresa faz? Se ela está em um período de crescimento ou investimento, se a empresa está investindo pra crescer você espera um crescimento, se o crescimento não veio você precisa entender o porquê. Se a empresa não está investindo nada é normal que os investimentos dela não cresçam, Empresa que não investe não cresce. Talvez a empresa está em um estado de maturação onde ela já tá consolidada no mercado que ela atua. Olhar se a receita está de acordo com o que ela está fazendo no momento, se a empresa está em expansão ou manutenção das operações.

CPV: Custo dos produtos vendidos:  Custo de produção de cada uma das unidades vendidas. Se a empresa produz 10.000 calçados, mas só vende 5.000 calçados, então você vai apurar a receita de 5.000 calçados e o custo de 5.000 calçados não de 10.000, pois é só o que foi vendido. Os outros 5.000 calçados vão ficar no estoque da empresa que vai impactar no balanço patrimonial.  Custo = é o que envolve na produção do calçado, por exemplo a matéria-prima a energia das maquinas. Lucro bruto = chão de fábrica = Receita – CPV = Lucro bruto. O lucro bruto vai te mostrar quanto que sobrou da empresa ainda pra pagar as despesas administrativas, despesas de vendas, despesas com vendas, despesas com salários, despesas com transporte. Diferença de custo e despesa: Custo é o custo que tu gastou pra produzir um produto, é o que tá dentro da fábrica, Despesas é tudo que tá fora da fábrica como foi citado em despesas ali em cima. Se a gente tem 60% de margem bruta, a gente tem 60% sobrando pra empresa depois de pagar os custos de produção.

Exemplo: Receita Líquida: R$1.000.000,00

                                  (-)CPV: R$500.000,00

Se no próximo trimestre a empresa dobrar a receita, é normal o CPV dobrar, por exemplo de ela vendeu 1000 calçados a 1milhão e o CPV era de 500.000 para produzir esses calçados, se a empresa vender 2000 calçados tendo 2milhões de receita líquida o CPV vai ser de 1.000.000 pois dobrou o número de calçados que a empresa vendeu no trimestre.

Nesse exemplo a Margem bruta permanece a mesma, o CPV continua representando 50% da receita da empresa e a empresa está vendendo mais, o que é bom. Mas se o CPV subir mais do que a receita, sem ser proporcionalmente então a empresa não está sendo eficiente, pois está gastando mais pra fazer os produtos e está vendendo por quantidades parecidas sem aumentar o lucro. Mas se a Receita subir 100% e o CPV subir só 20% não 100% então a empresa está sendo muito eficiente, conseguindo diminuir os custos de produção e aumentando o número de vendas em 2x. Olhar como a margem bruta de uma empresa se alterou em determinado trimestre e também entender o que levou a empresa a ter esse resultado.

EBIT: Vai ser Receita Líquida – Lucro bruto - Despesas VG&A (Despesas de vendas, gerais e administrativas). Então vai ser o valor que a gente vai ter após pagar todos custos de produção e pagar tudo que está fora da fábrica: salários, contas de luz, aluguel, etc. EBIT é o Resultado Operacional ou Lucro Operacional somados com a Depreciação e Amortização.

EBITDA: Resultado Operacional (EBIT, que é o resultado após descontar CPV e as despesas VG&A da receita Líquida) – Depreciação e Amortização. É o coração da empresa, pois demonstra os resultados da empresa. Se a empresa tem um Resultado Operacional negativo, então tem algo de errado com ela, pode ser uma empresa de Turn Around ou a empresa está em um período de Expansão muito grande onde a empresa demora pra se maturar então é possível que ela esteja no 0 a 0 no resultado operacional, crescendo muito de forma bem agressiva. Exemplos: Uber, Netflix, que até tem um prejuízo operacional, mas visando um lucro operacional no longo prazo, mas um prejuízo operacional muito grande nunca é bom. Normalmente as empresas mais saudáveis, vão ter um lucro operacional grande ou um lucro operacional pequeno pois elas vão estar em um período de expansão muito grande por exemplos essas empresas novas de tecnologia.

Como sabemos o CPV sobe junto com a receita para acompanhar as maiores quantidades de vendas mas aqui é diferente, o ideal é a empresa crescer a sua receita e ter um crescimento pequeno das despesas ou até uma manutenção, um exemplo disso é a WEG, que aumenta sua receita, aumenta seu CPV que é normal, os dois em teoria devem subir em proporção mas mantém as despesas baixas sem subir. Em via de regra a empresa mantém as despesas igual e de acordo com o aumento da receita o CPV sobe também, porque se está vendendo mais está precisando produzir mais também. Em casos como Renner e Raiadograsil, geralmente quando elas vão abrir uma loja, tem um período de até uns 3 anos pra loja ficar conhecida, então a empresa acaba tendo mais despesas do que receita, mas tendo o foco em aumentar a receita no futuro pois a loja vai passar a ser conhecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com