TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Operacional

Por:   •  1/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

MÉTODO

O presente trabalho foi desenvolvido em Serra Pelada, município de Curionópolis, no sudeste do estado do Pará. Localizado a uma latitude 06º06'06" sul e longitude 49º35'53" oeste, estando a uma altitude de 180 metros acima do nível do mar. Os solos do seu território apresentam variações em relação à sua litologia. Predominam os solos Podzólico Vermelho-Amarelo, textura argilosa cascalhento; Litóficos Distróficos, textura indiscriminada; Cambissolo Distrófico, textura indiscriminada; Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico, textura indiscriminada. A vegetação está representada, principalmente, pela Floresta Equatorial Latifoliada, com variações que favorecem o aparecimento dos subtipos: Floresta Densa Submontana em relevo aplainado e em relevo acidentado e Floresta Aberta Latifoliada. O clima insere-se na categoria tropical semi-úmido. 

Em termos metodológicos o estudo caracteriza-se como exploratório e de estudo de caso, com a descrição sócio-histórico-analítico. Quanto aos meios caracteriza-se como pesquisa de campo, com base em fontes primárias, com entrevistas com os dirigentes, conselheiros e associados, e fontes secundárias, com a consulta em registros, livros e publicações sobre o tema. Conforme Gil (1999), a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, dentre eles, livros e artigos científicos. A principal vantagem deste tipo de pesquisa é que, permite ao pesquisador uma cobertura muito mais ampla dos fenômenos, do que se poderia conseguir ao pesquisar diretamente. A sistematização foi realizada de forma analítico-descritivo, explorando os temas com o referencias nos fundamentos teóricos-conceituais.

A fim de atender os objetivos do trabalho foram utilizadas as ferramentas de Análise SWOT, por ser um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno(forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da organização. As cinco forças de Porter, pois analisam o ambiente competitivo no qual a organização está inserida e determina o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes possibilitando assim, uma visão mais abrangente da concorrência. Também foi utilizada a ferramenta 5w2h sendo utilizada em projetos para avaliar, acompanhar e garantir que as atividades sejam executadas com clareza e excelência por todos os envolvidos. Como forma analítica e investigativa sobre o processo da produção de mel de serra pelada. Essas ferramentas agem como aliados para a mensuração dos resultados de cada processo, a definição de investimentos que beneficiem a associação, a definição de estratégias e a tomada de decisões de uma maneira geral. Para ajudar na tarefa de otimizar seus processos internos e externos.

REFERÊNCIA

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2006.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com