TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Operacional

Por:   •  31/5/2022  •  Abstract  •  2.157 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

Conteúdo do teste

    Pergunta 1

    1 ponto

    Leia o trecho a seguir: “Começando em 1980, a programação linear era usada mensalmente para orientar na decisão do mix de produtos. O modelo de programação linear tinha o objetivo de maximizar o lucro total de todos os produtos [...] bem como outras relevantes, como quantidade mínima de um produto que deve ser fornecida para clientes regulares quanto à quantidade máxima que podia ser vendida.” Fonte: HILLIER, F. S; LIEBERMAN, G. J. Introdução à pesquisa operacional. 9 ed. São Paulo: McGraw Hill, 2006, p. 59. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre PO, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O problema envolvendo mix de produção envolve encontrar quais produtos e quantas unidades de cada um devem ser fabricadas para obter o maior lucro. Porque: II. As restrições do modelo incluem as diversas restrições de recursos. A seguir, assinale a alternativa correta:

        A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

        As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

        A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

        As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

        As asserções I e II são proposições falsas.

    Pergunta 2

    1 ponto

    A Simulação é uma técnica de Pesquisa Operacional, que consiste na utilização de softwares específicos para imitar a operação de um processo ou sistema, como, por exemplo, uma linha de produção, ou evolução de uma carteira de investimentos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de PO, pode-se afirmar que, para realizar simulações em um estudo de PO, são utilizados alguns aplicativos, sendo um deles:

        Excel.

        ProModel.

        Google Sheets.

        MS Project.

        Lindo.

    Pergunta 3

    1 ponto

    Leia o trecho a seguir: “O que acontece após essa fase ter sido completada e um modelo aceitável ter sido desenvolvido? Se o modelo for para ser usado repetidamente, a próxima etapa é instalar um sistema bem-documentado para aplicação do modelo [...]” Fonte: HILLIER, F. S; LIEBERMAN, G. J. Introdução à pesquisa operacional. 9 ed. São Paulo: McGraw Hill, 2006, p. 19 (adaptado). Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que as duas fases de um estudo de PO, as quais o trecho citado se refere, são, respectivamente:

        implementação e testagem do modelo e das soluções.

        testagem do modelo e implementação do modelo qualitativo.

        formulação do modelo matemático e testagem e controle.

        testagem do modelo e preparação para a aplicação contínua do modelo.

        preparação para a aplicação contínua do modelo e testagem do modelo.

    Pergunta 4

    1 ponto

    A Pesquisa Operacional surgiu em função de necessidades das operações militares, e tem evoluído e alcançado diversas áreas, como a médica, a de serviços, indústria, agropecuária, dentre outras. De modo geral, podemos dizer que a PO busca utilizar de forma mais eficiente os recursos, sejam eles de qualquer natureza.

    Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Pesquisa Operacional, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

    I. A Pesquisa Operacional trata de otimizações, buscando a solução ótima para problemas reais, por meio de diferentes técnicas.

    Porque:

    II. Os objetivos de um estudo de Pesquisa Operacional são a obtenção de lucro máximo e a verificação da qualidade do treinamento oferecido aos funcionários.

    A seguir, assinale a alternativa correta:

        A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

        A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

        As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

        As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta do I.

        As asserções I e II são proposições falsas.

    Pergunta 5

    1 ponto

    A Pesquisa Operacional utiliza diferentes técnicas para estudar problemas referentes a operações e sistemas. Para isso, existem ferramentas computacionais que permitem a resolução de problemas grandes e complexos. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de PO, analise as aplicações de PO a seguir e associe a cada uma delas uma ferramenta computacional adequada: 1) Programação Linear 2) Simulação de linha de produção. 3) Análise PERT. 4) Simulação de sistema de filas. ( ) ProModel. ( ) Excel. ( ) MS Project. ( ) Arena Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

        4, 2, 1, 3.

        2, 3, 1, 4.

        3, 1, 2, 4.

        1, 4, 3, 2.

        2, 1, 3, 4.

    Pergunta 6

    1 ponto

    Programação Linear, Análise PERT (Program Evaluation and Review Technique), CPM (Critical Path Method), Teoria das Filas e simulação são técnicas utilizadas em problemas estudados pela Pesquisa Operacional. Essas técnicas são adequadas a diferentes tipos de problemas.

    Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnicas de PO, analise as afirmativas a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com