TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poupança Nacional

Por:   •  9/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 5

FADERGS

Nome: Maria Eduarda da Silva de Souza Ferreira

ANÁLISE MACROECONÔMICA: POUPANÇA NACIONAL

Porto Alegre, 2022.

FADERGS

ANÁLISE MACROECONÔMICA: POUPANÇA NACIONAL

Trabalho final apresentado ao programa de graduação em Ciências Contábeis da FADERGS como requisito para aprovação na UC Fundamentos Econômicos.

Orientador: Agostinho Schneiders

Porto Alegre, 2022.

Sumário

1.Introdução2

2.Poupança Nacional3

3.Evolução da Poupança....4

3.1 Rendimentos em 10 anos................................................................................5

         3.2 Rendimentos c/ Taxa de Juros........................................................................6

       3.3 Rendimento da Poupança hoje.......................................................................8

4. Considerações Finais..............................................................................................9

5. Link Apresentação.................................................................................................10

Referências................................................................................................................11

Introdução:

       Venho por meio deste trabalho explicar a análise realizada sobre a poupança nacional, onde para a economia é a parte da renda da população que não é gasta com consumo, e sim um investimento em uma economia fechada. Poupança Nacional nada mais é que a Poupança Privada (parcela da renda das famílias, que não é utilizada para o consumo ou pagamento de impostos), mais a Poupança Pública (as receitas ficais menos os gastos do governo).

Poupança Nacional:

      A Poupança Nacional de um país é a soma da Poupança Privada (Parcela da renda das famílias, que não é utilizada para o consumo ou pagamento de impostos) mais a Poupança Pública ou Poupança do Governo (Receitas fiscais menos os gastos do governo, ou melhor, superávit nominal do orçamento governamental). Assim, resultam a parcela de renda nacional que não é utilizada para consumo ou para compras do governo, para economia, nada mais é que a parte da renda da população que não é gasta com consumo.

       Essa parcela de renda nacional (Poupança Nacional), quando depositada em instituições financeiras, é emprestada a empresas que a investem, ou ao governo que utiliza para cobrir eventuais déficits nas contas públicas. O país também pode receber poupança externa de outros países, para complementar seus investimentos, quando a poupança interna é menor que necessária. Quanto mais é poupado num país, supondo-se um governo com as contas equilibradas, mais recursos estarão disponíveis para investimento, consequentemente, maior será o crescimento econômico. Sendo assim, resumidamente, a Poupança Nacional é importante para manter o crescimento firme e constante da economia mundial, proporcionar o ajuste externo e facilitar a questão da dívida internacional.

       A proporção entre consumo e renda na poupança varias bastante com a economia conforme as expectativas dos cidadãos. Se a expectativa é de uma economia em crescimento, sem risco para o desemprego, a tendência é que as pessoas consumam mais. Mas se a economia está em recessão, com desemprego, a tendência é contrária e as pessoas ficam mais propensas a poupar.

        No Brasil, os cidadãos não tem o habito de poupar, sendo assim, a taxa nacional de poupança é baixa em comparação às de outras economias mundiais. Uma pesquisa do Banco Central em parceria com a Serasa Experian e o Ibope mostrou que 69% dos entrevistados afirmaram não ter poupado nenhuma parte da renda recebida em 12 meses.

Evolução da Poupança:

        Nos últimos 10 anos, a poupança nacional variou de 17,2% do PIB (2011), com pico de 18,3% (2013), a 15% no ano de 2020, mesmo com a Pandemia. – IBGE

        Junto a evolução da Poupança vem a Caderneta de Poupança, é um título de renda fixa padronizado para todos as instituições do país. Dessa forma, independente de qual banco você investe, o rendimento da poupança será o mesmo. Com a caderneta de poupança trás então o relatório de saldo, trazendo o atual saldo da poupança de 1,02 trilhões de reais mantido de 2020 a 2022, representando um dos maiores níveis dos últimos anos.

[pic 1]

Rendimentos da Poupança em 10 anos:

      Podemos perceber que o rendimento da Poupança estagnou de 2017 pra cá em valores baixos, agora em 2022 pode se perceber que teve um aumento de 4% no rendimento da poupança. Normalmente o dinheiro aplicado em poupanças de 2017 a 2021, vem sido rendido muito mais agora em 2022.

[pic 2][pic 3]

Rendimentos c/ Taxa de Juros:

      A remuneração dos depósitos de poupança é composta de duas parcelas:

  1. Remuneração básica dada pela taxa referencial – TR;
  2. Remuneração adicional, corresponde a:
  • 0,5% ao mês, enquanto a taxa Selic ao ano for superior a 8,5%;

ou,

  • 70% da meta da taxa Selic ao ano, vigente a data de início do período de rendimento, enquanto a meta da taxa Selic ao ano for igual ou inferior a 8,5%.

- Taxa Referencial (TR): Ela foi criada na década de 90 para servir como uma referência das taxas praticadas pelo mercado. De 2017 a dezembro de 2021, esta taxa ficou zerada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (249.9 Kb)   docx (330.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com