TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ppho Churrasqueira

Por:   •  19/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

1.OBJETIVO

1.1 Atender às exigências oficiais e disciplinares das atividades de higienização operacionais da ANVISA e segundo as BPFs do estabelecimento Restaurante Sabor da Avó, afim de normatizar os procedimentos de higienização do equipamento Churrasqueira Globo P-45, após o preparo de carnes.

1.2 O objetivo principal do Procedimento Padrão de Higiene Operacional adotado é de garantir a produção de alimentos com alta qualidade e segurança sanitária, em benefício da saúde dos consumidores.

 

2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

- Portaria CVS-6/99, de 10 de março de 1999.

- Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004.

- Resolução - RDC nº 184, de 22 de outubro de 2001.

- Churrasqueira Globo P-45 – Manual de instruções.

3. CAMPO DE APLICAÇÃO

        Este processo de higienização se aplica a utensílios e equipamentos do Restaurante Sabor da Avó, no setor de preparo de carnes.

4. DEFINIÇÕES

4.1 ANVISA: Agência Nacional de Vigilância Sanitária

4.2 Detergente neutro: produto químico de maior utilidade doméstica, indicado para limpeza diária em superfícies de cozinha e restaurantes.

4.3 Limpeza/lavagem: operação de remoção de resíduos de alimentos, através da água.

4.4 BPF: Boas práticas de fabricação que devem ser adotados por serviços de alimentação a para garantir a qualidade higiênico e sanitária de acordo com normas vigentes.

5.DESCRIÇÃO

Procedimento 1 – Churrasqueira Globo P-45

[pic 2][pic 3][pic 4]

6. IDENTIFICAÇÃO

A Churrasqueira Globo P-45 é um equipamento constituído basicamente por grelha de assar em aço inox, oito espetos modelo tridente zincados, coifa anti-incêndio, gaveta para carvão com grelha, coletor de gordura.

7. MÉTODO DE HIGIENIZAÇÃO

7.0 A limpeza deverá ser feita diariamente após o final do expediente.

7.1 Antes de efetuar a limpeza do seu equipamento, deixe-a resfriar naturalmente.

7.2 A limpeza deve ser feita com água quente, detergente neutro e uma bucha, retirando-se o excesso de gordura, sal e cinza.

7.3 Após a limpeza deixe-a secar ao sol.

OBS: Nunca utiliza palha de aço, pois ela poderá danificar as partes de inox.

8. AGENTE DETERGENTE

8.1 Agentes detergentes: neutro, que por não ser abrasivo possui maior uso doméstico, para a lavagem de superfícies de utensílios, por isso não necessita do uso de EPIs.

9. MONITORAMENTO

9.1 O monitoramento dos procedimentos operacionais devem obter no mínimo, à avaliação e o registro da limpeza de todas as instalações, equipamentos e utensílios que possuem contato direto com os alimentos que serão utilizados na produção.

9.2 Os itens verificados devem estar claramente classificados como: conformes ou não conformes. Além disso as não conformidade deveram ser descritas detalhadamente e identificadas corretamente (ex: deve ser detalhado o tipo de sujidade).

9.3 A eficiência da aplicação dos procedimentos de limpeza descritos neste PPHO, será avaliado através de analise visual. 

9.4 Resumo do monitoramento do PPHO 

O que?

Como?

Quando?

Quem?

Eficiência na limpeza

visual

Semanal

Responsável pela inspeção e controle de qualidade

     

10. AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS

10.1 Quando forem detectadas inconformidades durante o monitoramento do PPHO, deve-se adotar ações corretivas. Estas devem estar detalhada na mesma planilha onde são anotados as não conformidade.

10.2 Ações corretivas: devem incluir os procedimentos que asseguram a apropriada destinação dos produtos que podem esta contaminados, devido a falha durante os procedimentos operacionais. Retomada das condições sanitária, através da reinfeção do local (com rubrica do responsável).

10.2.1 Resumo das Ações corretivas preventivas

       Não conformidade

Ação corretiva e preventiva

Quando

Quem

Persistência de sujidades nas superfícies do equipamento

Não liberação dos trabalhos antes de nova higienização

Quando necessário

Responsável pela inspeção e controle de qualidade

10.3.1    Caso seja constante as repetições e necessário fazer uma revisão de todo o processo envolvido as pessoas responsáveis por estes, o intuito de rastrear identifica ficar a causa no mesmo até restabelecimento do desvio níveis aceitáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (129.7 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com