TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Churrasqueira e Chalé

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  961 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Autorizado pela Portaria nº 1205 de 27/08/10 – DOU de 30/08/10

Componente Curricular: Plástica II

Código: ARQ-011 CH Total: 60h

Pré-requisito: Plástica I

Período Letivo: 2015.2 Turma: A e B Vespertino

Professora: Dila Nascimento

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

TRABALHOS DA I UNIDADE

1º passo:  O aluno deverá fazer um desenho de reestruturação para cada parte do prédio segundo as fotos disponibilizadas: fachada, fundo, lateral esquerda, lateral direita. Todas deverão estar na mesma perspectiva das fotos disponibilizadas no grupo da disciplina (FASA - PLÁSTICA 2). Para que o prédio possa ter sua desestruturação e reestruturação completa, o aluno poderá utilizar todas as estruturas do prédio original sem desfazer-se de nenhuma delas, más fica proibido a colocação de estruturas novas nem podendo transformar uma linha reta em curva.

2º passo:  Cada desenho de reestruturação deverá ser pintado, cada um com uma técnica de pintura aprendido em sala de aula: Aquarela, Giz Pastel Seco, Encáustica e Magic Color.

OBS.:01- Os desenhos de reestruturação terão como critério avaliativo a percepção  e correta representação da perspectiva dos volumes dos módulos que compõem as imagens disponibilizadas, respectivamente: Fachada, Fundo, Lateral direita e Lateral esquerda;

OBS.: 02-Os Desenhos de reestruturação deverão ser feitos em folhas de bloco A3 com gramatura de 180 ou mais, cada um em uma folha separada, levando em consideração a disposição correta da imagem na foto e o dimensionamento da imagem no papel (não reduzir a imagem);

OBS.: 03- Os trabalhos em Desenho têm por base o traço artesanal, portanto proibido o uso de réguas, esquadros e afins, (estes poderão ser usados apenas para demarcação de linhas mestras, pontos de fuga e também na arte finalização);

OBS.: 04- Os desenhos de observação têm por critério sua reprodução baseada em uma fotografia a qual deverá estar também no portfólio e devidamente identificada com a etiqueta disponibilizada anteriormente.

OBS.: 05- O portfólio deverá estar organizado seguindo as normas da ABNT mais recente.

 

OBS.: 06- Os desenhos reestruturados serão na mesma perspectiva e elementos de composição do entorno das fotos disponibilizadas. Não será necessária a pintura, isso para facilitar a comparação com os desenhos do prédio original, porém este deverá demonstrar todos os elementos estruturais e volumes, para isso será necessária a técnica de “esfumato”(áreas de sombra e luz feitas com o lápis grafite e o esfuminho com arte final em caneta nanquin preta).

OBS.: 07- Os instrumentos de alinhamento de traços (réguas e afins) poderão ser usados apenas na arte finalização, momento em que os traços artesanais ficarão demonstrados no desenho logo abaixo dos de arte finalização. No caso dos desenhos originais todos deverão ser pintados, cada um com uma das técnicas a seguir:

  1. Giz Pastel Seco com a devida camada de verniz spray (ajuda do Lápis de cor e acabamento em nanquin ou lápis preto com ponta fina);
  2. Aquarela (ajuda do Lápis aquarelável e acabamento em nanquin);
  3. Giz de Cera derretido (vela, colher e pincel com acabamento em raspagem com a ponta do estilete e régua de aço);
  4. Magic Color com acabamento em nanquim.

OBS.: 08- Para realização do trabalho está disponibilizada na biblioteca, para ajudar os trabalhos de pintura e arte finalização, o livro de. (DOYLE, M. Desenho a cores: técnicas de desenho de projeto para arquitetos, paisagistas e designers de interiores. 2ª Ed. São Paulo: Bookman, 1999).

3º passo: Reestruturação do prédio por meio de desenhos usando a mesma perspectiva das imagens disponibilizadas. Desestruturar os módulos básicos que formam as figuras originais do prédio escolhido e reestruturá-los dando, aos modelos finais, nova organização, formando um prédio repaginado, com estilo inovador e criativo tomando por base a ASSIMETRIA;

4º passo: Confecção da Maquete com base no prédio original totalmente em material inusitado, ou seja a maquete não poderá ser feita com material apropriado para maquete.

5º passo: Os alunos já escolheram os materiais inusitados para confecção das maquetes, estes materiais já foram discutidos em sala de aula e previamente aprovados pelo professor, porém cada um deveria escolher um material diferente do outro, para isso foi disponibilizada uma lista com os nomes de todos da turma para que colocassem o material escolhido, assim os colegas não poderiam escolher o mesmo.

OBS.: 09- Na maquete estruturada com material totalmente alternativo ou inusitado a utilização de outro material na estrutura da maquete eliminará o aluno da avaliação e sua maquete será zerada.

ETIQUETA PARA TODOS OS TRABALHOS: Desenhos de Observação de reestruturação e Maquete contendo:

Legenda completa, contendo todas as especificações do prédio reestruturado.

  1. Identificação da instituição de ensino
  2. Identificação do aluno (nome, semestre, turma, data)
  3. Identificação da disciplina e professor
  4. Identificação do trabalho (nome do prédio original, criação de um novo nome para o prédio repaginado;)
  5. Escala trabalhada (maquete: 1:75)
  6. Especificação dos materiais utilizados na maquete.
  7. Especificação da face do prédio desenhada.

OBS.: 10- Cada trabalho e foto apresentados sem a etiqueta, devidamente preenchida, terá sua nota reduzida à metade.

OBS.: 11- Caso algum ou mais de um dos trabalhos confeccionados, demonstrar traços de uma reprodução com base em xérox, decalque ou outro tipo de subterfúgio o aluno estará sujeito a eliminação e este poderá ter sua nota da Unidade zerada.

CRITÉRIOS AVALIATIVOS PARA CADA MAQUETE:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (264.4 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com