TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Promoção de Vendas

Por:   •  19/9/2021  •  Seminário  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 7

PROMOÇAO DE VENDAS

Cícero Roberto de Souza Pereira

        

        

RESUMO

No ano de 2020, o Brasil e o mundo foi assolado por uma imensa crise econômica, atingido vários setores da economia no país, trata-se de uma Pandemia que vem se alastrando, influenciando diretamente no poder de compra do consumidor, tornando-se imprescindível o uso de uma ferramenta bastante eficaz para se vencer na crise, a promoção de vendas e suas mais variadas formas os quais nada mais é do que um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço, durante um período de tempo determinado. Esclarecendo através de análises de estudos e noticiários (os quais se tornaram um mecanismo de fundamental importância), métodos e seus respectivos recursos para atravessar esse momento. Os principais objetivos de uma promoção de vendas são apresentar novos usos do produto, aumentar a frequência das compras, incentivar clientes antigos que continuem a consumir, construir um relacionamento com os consumidores, gerar compras múltiplas, manter e recompensar consumidores fiéis.

Palavras-chave: Promoção de vendas, método, recurso

1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objeto o estudo da promoção de vendas, consistindo em um conjunto de estratégias e métodos para atrair clientes, ela está praticamente ao alcance de qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade, porte ou localização geográfica, pois na maioria dos casos não depende de grandes investimentos, mas mostrar como as empresas estão conseguindo manter suas atividades durante a atual crise financeira no País.

O mundo vive uma das maiores crises econômicas já vista por todos, causada por uma pandemia, ela é diferente das anteriores. Os impactos foram mais intensos e rápidos. Por decreto, o comércio e estabelecimentos de serviços tiveram de fechar as portas em boa parte do mundo. Fábricas pararam as atividades ou alteraram a produção para evitar a aglomeração de funcionários. Trabalhando de suas casas, os profissionais tendem a consumir menos. Há ainda milhões que perderam parcial ou integralmente sua fonte de renda. Os governos correm para amenizar a crise causada pelo novo coronavírus, mas já é dado como certo que o ano será de retração da economia e sua recuperação também promete ser desafiadora.

Nas semanas que seguiram a confirmação do primeiro caso de covid-19 no país, no fim de fevereiro, a economia começou a dar sinais de enfraquecimento. Após projetar uma alta superior a 2% no PIB deste ano, o governo brasileiro espera agora um crescimento de 0,02% e chega a admitir o risco de recessão. Entretanto, empreendedores e empresários vem se reinventado, criando novos métodos para ao menos manter uma parte de seus negócios funcionando, um desses métodos são as vendas via WhatsApp e delivery e alguns benefícios como gratificação.

Para aumentar o nível de vendas, a promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento. Portanto, não se deve prolongar uma campanha por muito tempo, pois o benefício adicional pode incorporar-se ao produto ou serviço, reduzindo o impacto e os resultados da ação promocional.

2. CONCEITO DE PROMOÇAO DE VENDAS

Podemos dizer que promoção de vendas é tipo uma campanha, cujo objetivo é fomentar a comercialização de determinados produtos ou serviços. A ação e o efeito de promover conhece-se pelo nome de promoção. O termo, que deriva do vocábulo latino promotĭo, é usado em referência ao impulso de um processo ou de uma coisa, à melhoria das condições de algo e às atividades que são levadas a cabo com a intenção de dar a conhecer um produto ou de incrementar a sua comercialização. Já Venda por sua vez, é a ação e o efeito de vender, ou seja, transferir a propriedade de algo para outra pessoa depois do pagamento de um preço acordado. As vendas são tanto as operações como a quantidade de coisas vendidas.

Segundo Kotler, promoção de vendas conceitua -se como “uma variedade de incentivos de curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço”.  Ainda de acordo com este mesmo autor, as marcas utilizam estratégias de promoção de vendas para obter um retorno mais forte e rápido do consumidor.  

[pic 1]

[pic 2]

Para (Kotler,1998, p30), ele afirma que promoção de vendas é um termo genérico para vários instrumentos que não são classificados formalmente como propaganda, vendas pessoais ou publicidade. Esses instrumentos são endereçados aos consumidores, ao comércio ou à própria força de vendas do fabricante.

3. MATERIAIS E MÉTODOS

        Esta pesquisa será realizada através de jornais locais e nacionais, de caráter informativo, tal como de livros de alguns autores especializados na área e alguns arquivos da internet. A principal intenção é avaliar o impacto econômico que a pandemia trouxe ao comercio local e a economia nacional. Confirmar e relatar a importância da promoção de vendas, bem como investigar qual influência esse tipo de ação pode ter para reduzir o impacto de um momento de crise.

        A relevância deste assunto mostra-se diante do atual cenário econômico em que o Brasil e o mundo se encontra, onde foram afetados vários setores do mercado e diretamente a maioria da população, principalmente aquela mais vulnerável com pouca ou nenhuma condição financeira. Isso é comprovado, por exemplo, através dos dados captados em noticiários e estatísticas que mostram o aumento da taxa de desemprego e outros prejuízos observados neste ano de 2020.  

        

4. AS DIFERENTES FORMAS DE PROMOÇAO DE VENDAS

Uma pesquisa feita pela confederação nacional da indústria mostrou que a perda de compra já atingiu quatro em cada dez brasileiros desde o início da pandemia, cerca de 23% perderam totalmente a renda 17% tiveram redução no ganho mensal, atingindo aproximadamente o percentual de 40%. A mesma mostra também que o impacto na renda e o medo do desemprego levaram 77% dos consumidores a reduzir o consumo de pelo menos um de 15 produtos testados durante o período de isolamento social que acontece devido a covid19, ou seja, de cada quatro brasileiros, três reduziram os gastos. Apenas 23% não reduziram em nada suas compras na comparação com o habito anterior ao período da Pandemia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com