TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia organizacional e Gestão de pessoas

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Sistema de Ensino á distância Conectado

TECNOLOGIA DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

maria aparecida xavier de almeida

                

produção textual interdisciplinar individual

2º semestre – flex II

                

Brasília-DF

2013

maria aparecida xavier de almeida

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

2º semestre – flex II

Trabalho apresentado ao Curso Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comportamento,Clima e Cultura,Metodologia Cientifica,Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas.

Professora Gisleine Fregoneze

Professora Mônica Maria Silva

Professora Elisete A. Z. de Oliveira

Professora Ana Celi Pavão

Professora Marilucia Ricieri

Brasília-DF

2013


  1. INTRODUÇÃO

É certo que hoje o conceito de gestão de pessoas que vivemos nas empresas e no dia a dia até mesmo dentro de uma ONG, retrata a evolução e o desenvolvimento que este conceito sofreu ao longo do tempo. Hoje, estamos falando de uma ciência com linha de pesquisa e estudos devidamente comprovados e explicitados, mas há anos atrás, as pessoas eram apenas indivíduos que produziam nas empresas. Vejamos o caso do restaurante Fellini, depois de muito tempo, se tornou referência em gestão de pessoas.

Atualmente, o termo gestão de pessoas está ligado diretamente á área estratégica, foi o que aconteceu com o Sr. Nelson, através de uma boa estratégia, fortaleceu o seu negocio, e vem se fortalecendo a cada dia, para que futuramente não haja desastre em seu empreendimento.

O ambiente de trabalho e suas condições também mudaram drasticamente. A concorrência é fortíssima, o número de empresas que fecham as portas por falta de recursos também é elevado e isso requer pessoas capacitadas e com diferenciais que lhe garantam sobrevivência no mercado.

O gestor de pessoas passa a ser o profissional que tem todo o perfil de liderança, possui conhecimentos específicos e com isso coordena a sua equipe ou grupo de trabalho.

Abordaremos também a respeito desse tema, gestão de pessoas, pontos para melhorar ou a permanência dos pontos que fazem efeitos no caso estudado.

  1. DESENVOLVIMENTO

                Neste caso, entendemos que a área da produção do restaurante é uma área muito importante, pois é a execução do produto Fellini, podemos dizer ser o coração da atividade.

                Ana Maria é a nutricionista responsável pela elaboração do cardápio e coordenação de todo o processo produtivo. A área de marketing foi desenvolvida a partir do momento em que o Sr. Nelson não se deu bem com a abertura de seu primeiro negocio, assim surgindo o fator estressor por não ter tido êxito no inicio, mais isso não o desanimou. Foi exatamente neste momento que ele começou a realizar pesquisa de mercado, a visitar outros restaurantes e mudou o sistema do produto, contratou novos profissionais e começou a traçar estratégias de como melhorar o negocio. A área financeira é administrada por Helena, mãe e sócia. Nesta área avaliamos o sucesso ou fracasso do projeto.

                No restaurante Fellini presam muito pela área de recursos humanos, gosta de possuir funcionários comprometidos e eficientes, para isso investe continuamente em benefícios que visam trazer a eles estabilidade e satisfação pessoal, alem de ter todo o cuidado com o recrutamento e seleção de novos funcionários.

                Conforme o Sr. Nelson havia mencionado, eles estão o tempo todo experimentando novos pratos e esta área não pode parar num restaurante, desenvolver novas receitas, novas combinações despertam interesse nos clientes e não deixa que o cardápio caia na rotina. Também traz inovações no ambiente e novos modelos de entretenimento dos clientes que podem se divertir ou relaxar na hora do almoço, assim trazendo mais comodidade para seus clientes e parceiros.

                Vejamos a área de compras, super importante em um estabelecimento deste porte, temos que pesquisar sempre entre os fornecedores qual tem o melhor preço, as melhores condições de pagamento, a entrega do produto nos horários estipulados, sem falar que a área de alimentação é uma área de resultados pequenos, então comprar se torna uma importante tarefa. O fato de haver prêmios por produtividade que gera mais renda ao funcionário, pode ser considerado como uma contribuição para a melhoria da distribuição de renda, pois distribui os resultados de modo a aumentar o poder de compra do funcionário, isto é, se torna positivo para a economia, significa mais investimentos realizados por um grupo maior de pessoas, o que faz com que a economia do país tenha um giro maior e não fique centralizada na mão de poucos empresários. Um estabelecimento isolado tem sua parcela de contribuição para o desenvolvimento de uma economia, pois ele se movimenta,tem entrada e saída de recursos, por este estabelecimento transitam pessoas que geram e gastam dinheiro.  O restaurante contribui diretamente no sustento das famílias ali envolvidas, tanto proprietários, quanto funcionários dependem da renda mensal diretamente ligada aos lucros obtidos através do negocio e contribui indiretamente com a cidade onde se situa, com os fornecedores que fornecem diariamente produtos e serviços, com as ações de responsabilidade social na figura das instituições que ajuda, com a economia como o todo. Toda organização que gera resultado, contribui para o desenvolvimento da economia de um país, seja ela pequena ou grande, dentro de uma parcela que consegue atingir.

                Na gestão de seu restaurante, Sr. Nelson, parece ter encontrado a formula certa de como manter seus funcionários estimulados, motivados e seguros. Implantando algumas ações ele se cerca de satisfação de seus funcionários, o que gera maior produtividade, um ótimo clima organizacional que contribui diretamente no ambiente, onde as pessoas se sentem bem. O restaurante Fellini procura satisfazer as necessidades de segurança e estabilidade de seus funcionários, através do programa de integração de novos empregados, do apadrinhamento de um funcionário mais antigo que ajuda na formação e integração no ambiente, do programa segunda aptidão onde o funcionário aprende algo diferente de sua atividade básica e a empresa escuta seus funcionários através da gestão participativa ate na hora de demitir alguém. O funcionário só e demitido se não corresponder às expectativas, e ao ser desligado, ele fica ciente dos motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão. Os funcionários do restaurante têm suas necessidades sociais satisfeitas apartir de ações como incentivo á pratica de esportes, verba para incentivo cultural, programa de inclusão digital, treinamentos de gestão de fala, linguagem corporal, desenvoltura e articulação das palavras, etc. Todas essas ações fazem com que o colaborador se sinta integrado á sociedade. Na empresa, existem diversas formas de reconhecimento, sendo a principal o elogio e o agradecimento verbal, que foi eleito o item mais importante. Ainda é oferecida varias formas de premiação em dinheiro para os funcionários que se destacam em contribuir com a organização, isto é reconhecido também de forma de divulgação no jornal mensal do restaurante. Estas ações estimulam na autoestima do funcionário e fazem com que ele se sinta satisfeito, assim como a confiança depositada, bem como a gestão participativa, aliada á política de remuneração e benefícios, consegue gerar nestes o sentimento de auto realização que faz com que a equipe trabalhe de uma forma coesa e satisfatória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (27 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com