TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA VERDE TRANSPORTES

Por:   •  7/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.874 Palavras (16 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 16

QUÍMICA VERDE TRANSPORTES

PIM III

PIRACICABA

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

QUÍMICA VERDE TRANSPORTES PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III para obtenção do título de logística apresentado à Universidade Paulista.

Orientador: Claudio Scheidt

Guimarães.

PIRACICABA

2020

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo trazer dados relevantes sobre a empresa Química verde Transportes, que possibilitem a integração de todo o conteúdo que foi trabalhado ao longo do bimestre. Serão investigadas as bases e as estruturas logísticas estratégias de gestão logística, como missão, fluxos e operações, conhecer e analisar estrutura contábil de uma organização usando bases estatísticas, além disso, também buscaremos compreender a importância dos dados estatísticos dentro de uma empresa de pequeno porte e por fim faremos uma análise contábil da empresa através de seu Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício.

Palavras-chave: fundamentos logísticos; dados contábeis; estatística.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5

2. FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA 6

2.1 MISSÃO LOGÍSTICA 7

2.2 FLUXO LOGÍSTICO 8

2.3 CADEIA DE SUPRIMENTO 9

2.4 LOGÍSTICA REVERSA 9

3. CONTABILIDADE 10

4. ESTATÍSTICA 14

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 17

6. REFERÊNCIAS 18

1. INTRODUÇÃO

Neste Projeto Integrado Multidisciplinar III apresenta-se os dados obtidos através de pesquisa qualitativa realizada na empresa Química Verde Rodoviária Ltda., utilizando como fonte dados colhidos na internet e também se utilizando de informações prestadas por um funcionário da empresa, tendo como objetivo fazer um estudo de caso buscando identificar nesta empresa suas práticas de gestão e relacionando com os conteúdos abordados ao longo deste bimestre: Fundamentos e Importância da Logística, Contabilidade e Estatística Aplicada.

A Química Verde é uma empresa de pequeno porte, com 18 colaboradores. Atua no mercado há 13 anos prestando serviços no ramo de transporte de produtos granéis líquidos classificados e não classificados. Sua matriz está localizada em Piracicaba - SP, atualmente seu core business está focado no transporte de produtos perigosos com atendimento nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, possui um único cliente de produtos não classificados, que representa aproximadamente 93% do seu volume total transportado.

No primeiro capítulo apresentaremos os Fundamentos e a Importância da Logística para uma empresa de pequeno porte como a Química Verde. Como estabelecer suas estratégias para poder competir dentro deste ramo tão específico e entender como a empresa lida com as operações logísticas e quais os fatores priorizados por ela.

Já o segundo capítulo, objetivamos fazer uma análise do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício, utilizando técnicas de análise dos demonstrativos contábeis aprendidos ao longo do bimestre.

E por fim, no último capítulo visa apresentar a aplicabilidade dos dados estatísticos dentro de uma empresa e como eles são importantes para a organização em diversos aspectos, principalmente na tomada de decisões por parte dos gestores.

2. FUNDAMENTOS E IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA

A Química Verde possui uma gama variada de atendimento, mais de 90% dos produtos carregados partem de Cubatão-SP e são entregues na região Sudeste, os outros 10% estão divididos entre: Santa Barbara D’Oeste - SP, Cruzeiro - SP, Estiva

Gerbi - SP e Limeira - SP. A Empresa utiliza-se da contratação de agregados (terceiros) como estratégia para facilitar o processo de crescimento, expansão e agilidade para iniciar o atendimento de um cliente novo, pois na contratação de um veículo agregado diminui o investimento em caminhões, que atualmente é o dobro do custo de aquisição de uma carreta e também reduz o custo da folha de pagamento, pois o proprietário do caminhão agregado é o próprio motorista, essa estratégia gera valores competitivos no mercado, atendimento rápido e eficaz para o cliente, pois ao assumir um contrato, conseguimos de forma rápida iniciar o atendimento ao cliente optando pela horizontalização desta parte da operação, ficando para Química Verde somente a aquisição e manutenção das carretas que, devido a maioria dos produtos transportados serem corrosivos, as carretas precisam de um revestimento específico para cada produto. Como item mandatório da certificação SASSMAQ, necessário para o transporte de produtos classificados, um checklist diário extremamente criterioso é feito pelos motoristas da empresa, garantindo que os equipamentos estejam sempre aptos para o transporte e ajudando a evitar manutenções corretivas e de emergência que causam atrasos nas entregas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com