TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questao ciencia politica

Por:   •  3/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1

A propagação do uso de “crack” esta tornando cada vez mais corriqueira as noticias de pais que acorrentam seus filhos para evitar que eles utilizem a droga. De acordo com o aprendido sobre as tipologias de poder, analise quais os tipos de poderes que podem estar envolvidos em fatos assim.

Resposta:Segundo a tipologia clássica podemos ter o Poder Paterno: pois mesmo sendo uma agressão, a intenção é a defesa do interesse do filho, pode ocorrer também o Poder Despótico: por se tratar de uma violência o pai impõe um castigo,no intuito de não ter prejuízo com o vicio o filho, ou seja o motivo é mais o bem dos próprios pais do que a recuperação do filho

Na tipologia moderna podemos também ter o Poder Político envolvido, pois ocorre uma violação a lei instituída pelo Estado, cabendo a este através dos seu agentes punir os pais pelo crime de tortura cometido, que é configurado inafiançável.

Resumindo: Uma simples atitude dos pais pode estar carregada de diversas faces do poder , oque difere é a atitude que vai torná-lo legal ou ilegal, devendo neste caso ser analisado o Meio e o Fim para escolhermos a melhor definição, pois o poder só pode só é efetivo se for legítimo.

Questão 2

No Brasil os principais meios de comunicação estão nas mão de poucos , que conseguem muitas vezes suas concessões através de influência política, estando presentes em mais de 90% das casas, participando ativamente de fatos históricos. Um desses fatos foi em 1992 onde uma revista de grande circulação veiculou uma reportagem denuncia de Pedro Collor, irmão do então presidente Fernando Collor, ocasionando o 1º Impeachment de presidente na América Latina, o que demostrou a grande influência econômica e politica desse determinado grupo de comunicação, conforme as tipologias de poder de qual poder estamos falando e porque?

Resposta: Apesar da enorme influência politica econômica que esse grupo de comunicação detêm, a maior influência exercida por eles é a de opinião, ou Poder Ideológico, pois foi através das notícias propagadas massivamente ,que não só seus leitores/espectadores, mas como toda sociedade, foram influenciados. Oque mobilizou um movimento de caráter nacional no intuito de depor o presidente, fato ocorrido pouco tempo depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com