TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REDAÇÃO CIENTIFICA

Por:   •  2/3/2020  •  Artigo  •  1.631 Palavras (7 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 7

Gestão Democrática do Ensino:

A formação do trabalho pedagógico

BIANCA GUIMARÃES MELO

MAYARA BEZERRA CAMPOS

NATHÁLIA DA SILVA ROCHA

TAYNESSA RAMOS COSTA SERRA

Instituto de Ensino Superior Franciscano, Paço do Lumiar, MA, Brasil

Resumo

O presente trabalho trata-se da gestão democrática: a formação do trabalho pedagógico. Por meio de uma pesquisa metodologicamente bibliográfica, descritiva e explicativa, com o intuito de analisar os aspectos do trabalho pedagógico e suas práticas elevando o entendimento de gestão democrática escolar,  discutindo sobre suas intervenções na formação do trabalho pedagógico e abordando os temas de organização do trabalho pedagógico, a diferença entre o trabalho pedagógico e a práxis pedagógica e como a coletividade auxilia na formação do trabalho pedagógico.

Palavras-chaves: Formação do trabalho pedagógico, organização escolar, gestão democrática, coletividade e práxis pedagógica.

Uma cultura democrática implica no resgate de uma memória coletiva dentro da experiência histórica da democracia política. É preciso reinventar essa democracia dentro do quadro social da realidade brasileira, que é um quadro de heterogeneidade cultural, de diversidade cultural. Como é que esse saber do livro, do monumento, da história do país se articula com um projeto de enraizamento do lugar onde estamos, do que somos, e de como somos e não como deveríamos ser?

Sodré, 2002, p. 21

INTRODUÇÃO

A gestão escolar é a forma de administrar a escola como um todo, para um completo desenvolvimento educacional, o profissional responsável pela área deve observar as necessidades e particularidades de cada setor, promovendo uma melhor relação e desenvolvimento das atividades. A gestão escolar propriamente dita não tem modelos ditados pelo própria pedagogia no âmbito da gestão. Dentro de alguns anos a gestão escola foi se apropriando de modelos, presentes na administração para o desenvolvimento da competência da gestão.

Tais modelos são conhecidos como taylorismo-fordismo, que foi um modelo inicialmente colocado na escola e é caracterizado por ter um movimento horizontalizado, ou hierarquizado, onde, dentro do ambiente escolar, funciona de maneira onde o diretor, ou gestor, elabora todos os planos e ideias e os outros membros que compõe a comunidade escolar, executam. Porém, esse modelo foi evoluindo, ainda na administração, e a parte da década de 1960, foi criado, após a segunda guerra mundial um novo modelo, o toyotismo. O toyotismo, por sua vez, funciona de maneira verticalizada e mais dinamizada. O trabalho é elaborado de forma mais democrática, onde todos elaboram e todos executam.

Neste sentido, o presente trabalho apresentará algumas formas do trabalho pedagógico é executado, a diferença entre o trabalho pedagógico e a pratica desse trabalho e como o trabalho coletivo colabora para o desenvolvimento da gestão democrática.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGOGICO

A escola como instituição educacional tem como finalidade a constituição do indivíduo para a evolução da sociedade. A instituição escolar possui diversos objetivos e metas para o desenvolvimento social, para isso, ela precisa de uma mediação e articulação dos profissionais que colaboram para o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem.

A escola apresenta uma organização que acontece, em sua maioria, de maneira verticalizada (Luck, 2009, p. 130), onde a gestão trabalha em conjunto com toda a comunidade escolar, fazendo, assim, uma gestão democrática.

Neste sentido, os profissionais da área pedagógica não devem trabalhar sozinhos ou sentir que, simplesmente, estão desenvolvendo um trabalho feito por outra pessoa, dentro da organização escolar, onde o professor deve garantir uma aprendizagem significativa aos alunos. O trabalho deve ser elaborado por todos, sendo um dos principais mediadores desse trabalho o coordenador pedagógico.

De acordo com Vasconcelos (1956, p.37, 38) o coordenador não é um fiscal do professor, mas um articulador do trabalho pedagógico. Diante disso, o coordenador escolar precisa receber uma formação específica, pois são eles que fazem toda a articulação na escola.

Apesar do coordenador ter uma função de extrema importância para a organização do trabalho pedagógico o diretor é quem cuida dos setores gerais no âmbito escolar. O gestor precisa conhecer todos os setores da organização escolar, desde os setores administrativos à setores da limpeza, o principal papel do gestor é liderar.

“A gestão escolar pelo diretor se assenta, portanto, sobre  sua competência em liderar e compartilhar liderança, tanto na comunidade interna como externa da escola, orientada por uma visão de conjunto do trabalho educacional e do funcionamento da escola no enfrentamento de seus desafios. “ (Luck, 2009, p. 80)

Está nas mãos do gestor a responsabilidade de liderar todo o grupo presente no ambiente escolar, e, logo tem um dos principais papéis no desenvolvimento da organização escolar. É o gestor que dará todo o direcionamento para a evolução do sistema educacional presente na escola.

TRABALHO PEDAGÓGICO E PRAXÍS PEDAGÓGICO

O trabalho pedagógico trata- se da maneira que o trabalho é executado  pelo corpo docente e com o intuito de promover o melhor de todo o desenvolvimento escolar, por isso, se faz necessário que o corpo docente conheça bem seus alunos a fim de direcionar a melhor estratégia escolar para proporcionar boas propostas para seus alunos.

No entanto, quando se fala de práticas educativas, faz-se referência a práticas que ocorrem para a concretização de processos educacionais.

Ao passo que as práticas pedagógicas se referem a práticas sociais que são exercidas com a finalidade de concretizar processos pedagógicos. A prática docente configura-se como prática pedagógica quando esta se insere na intencionalidade prevista para sua ação.

Assim, um professor que sabe qual é o sentido de sua aula em face da formação do aluno, que sabe como sua aula integra e expande a formação desse aluno, que tem a consciência do significado de sua ação, tem uma atuação pedagógica diferenciada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (89.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com