TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS APÓS O GOLPE DE 1964

Por:   •  24/3/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  550 Palavras (3 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 3

PRIMEIRO BIMESTRE

ATIVIDADE 1

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS APÓS O GOLPE DE 1964

  1. Redemocratização do Brasil: Em 25 de abril de 1984, a Emenda Constitucional das “DIRETAS JÁ”, relativa à eleição para presidente e vice-presidente da República foi:

  1. Aprovada pela Câmara dos Deputados, obrigando o governo Figueiredo a controlar os grupos militares da extrema direita.
  1. Rejeitada pela Câmara dos Deputados, levando à posterior formação da Aliança Democrática e à candidatura de Tancredo Neves.
  1. Aprovada pela Câmara dos Deputados, permitindo ao governo o estabelecimento de medidas de emergência nos estados.
  1. Rejeitada pela Câmara dos Deputados, propiciando forte reação da classe trabalhadora, que se decide pela fundação do Partido dos Trabalhadores.
  1. Aprovada pela Câmara dos Deputados, articulando-se a anistia e a extinção do bipartidarismo.
  1. Leia dos dois textos:

Redemocratização do Brasil: Os textos a seguir foram extraídos de duas crônicas publicadas no ano em que a seleção brasileira conquistou o tricampeonato mundial de futebol. O General Médici falou em consistência moral. Sem isso, talvez a vitória nos escapasse, pois a disciplina consciente, livremente aceita, é vital na preparação espartana para o rude teste do campeonato. Os brasileiros portaram-se não apenas como técnicos ou profissionais, mas como brasileiros, como cidadãos deste grande país, cônscios de seu papel de representantes de seu povo. Foi a própria afirmação do valor do homem brasileiro, como salientou bem o presidente da república. Que o chefe do governo aproveite essa paus, esse minuto de euforia e de efusão patriótica, para meditar sobre a situação do país (...) A realidade do Brasil é a explosão patriótica do povo ante a vitória na Copa. (Danton Jobim. Última Hora, 23/6/1970).

O que explodiu mesmo foi a alma, foi a paixão do povo: uma explosão incomparável de alegria, de entusiasmo, de orgulho. (...) Debruçado em minha varanda de Ipanema, (um velho amigo) perguntava:- Será que algum terrorista se aproveitou do delírio coletivo para adiantar um plano seu qualquer, agindo com frieza e precisão? Será que, de outro lado, algum carrasco policial teve ânimo para voltar a torturar sua vítima logo que o alemão apitou o fim do jogo? (Rubem Braga. Última Hora, 25/6/1970). 

Agora, avalie as seguintes afirmações a respeito dos dois textos e do período histórico em que foram escritos.

I – Para os dois autores, a conquista do tricampeonato mundial de futebol provocou uma explosão de alegria popular.

II – Os dois textos salientam o momento político que o país atravessava ao mesmo tempo em que conquistava o tricampeonato.

III – à época da conquista do tricampeonato mundial de futebol, o Brasil vivia sob regime militar, que, embora politicamente autoritário, não chegou a fazer uso de métodos violentos contra seus opositores.

É correto apenas o que se afirma em:

  1. I
  2. II
  3. III
  4. I e II
  5. II e III

  1. Quais foram os presidentes do Brasil durante o período de regime militar (1964-1985)?

  1. Qual o objetivo do ato institucional nº 5 (AI-5)? Em que ano foi instaurado e qual Presidente da República governava o país?
  1. O “milagre econômico” ocorreu no governo de qual presidente? Em que se baseava o crescimento econômico do país durante esse governo?
  1. Qual presidente, dentre os cinco que passaram pela ditadura militar foi eleito para iniciar a redemocratização do país?
  1. Quem foi o autor da Emenda Constitucional “DIRETAS JÁ”? O que esse movimento pleiteava?
  1. Escolha uma das charges e comente.

[pic 1]

 [pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (100.3 Kb)   docx (397.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com