TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 7

 

ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DA CONTABILIDADE, CIÊNCIAS SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE.

SUSTENTABILIDADE

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO        03
  2. DESENVOLVIMENTO        04

  2.1 Propostas De Ações De Sustentabilidade Econômica....................................04

2.2 Propostas De Ações De Sustentabilidade Ambiental......................................05

  2.3 Propostas De Ações De Sustentabilidade Social............................................06

3 CONCLUSÃO        08

REFERÊNCIAS        09

1. INTRODUÇÃO

A L&Construção é uma empresa nacional que tem atuação voltada para a área de construção civil. A empresa tem seu foco na redução de custos, inovação e ética. E investe em projetos sociais, ações ambientais e de incentivo ao esporte, proporcionando novas perspectivas de futuro para todos.

Atualmente a construção civil, alavanca um percentual considerável de nossa economia, portanto, é imprescindível para o desenvolvimento da economia do país.

Ciente desta importância deve-se voltar as nossas preocupações para o meio ambiente. Atualmente a L&Construção extrai 75% de matéria prima do meio ambiente, que é utilizada em suas obras.

A questão ambiental na atividade da construção civil ganhou relevância nos últimos anos. O impacto ambiental decorrente do intenso consumo de recursos naturais, da geração e deposição desordenada dos resíduos, do desperdício de água e energia e da especificação inadequada de materiais e técnicas construtivas tem causado efeitos danosos ao meio ambiente. Este contexto impõe que governos e seus agentes adotem posturas responsáveis e educativas, induzindo a sociedade e a cadeia produtiva a refletir sobre o tema e redirecionar seus procedimentos.

O desenvolvimento sustentável pressupõe necessariamente a existência dos seguintes princípios: equilíbrio ecológico; benefício social; e viabilidade econômica. O desafio se situa no engajamento de todos os participantes do processo, como construtoras, gerenciadoras, escritórios de projeto, fabricantes, fornecedores, equipes técnicas, gestores públicos e comunidades. A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.

2. DESENVOLVIMENTO

Este trabalho apresentará a partir do processo evolutivo as práticas de sustentabilidade econômica, ambiental e social. Buscando alternativas sustentáveis próprias a cada caso em determinado momento, quando de sua concepção e explicitar as vantagens oriundas naquele conceito.

2.1 Propostas De Ações De Sustentabilidade Econômica

Proposta: Planejamento

  • Objetivando a redução e evitar o desperdício que começam antes mesmo de entrar no canteiro de obras, devemos efetuar um planejamento criterioso do material antes de efetuarmos a compra.

  • Na construção civil pode-se, por exemplo, reduzir a quebra de tijolos solicitando ao fornecedor de blocos cerâmicos o envio de blocos previamente cortados (meio bloco).  O método construtivo adequado também contribui na busca da redução do desperdício. Redução de desperdício implica na redução no consumo de energia (que foi gasta na produção de insumos e materiais), contribuindo para uma construção civil mais sustentável.

         

  • Utilização de tecnologias limpas, visando minimizar os gastos de energia e materiais.

 Proposta: Reciclagem

  • Na grande maioria dos casos, a reciclagem de entulho possibilita o barateamento das atividades de construção.  A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento.

  • Antes de um produto ser jogado fora, ele ainda tem muitos usos sem ter que passar por um processo de restauração ou reciclagem. Muitas vezes é preciso ser criativo, inovador, usar um produto de várias maneiras. O aspecto mais importante da reciclagem na construção civil é o reuso das sobras de material antes de qualquer processo, pois qualquer tipo se reciclagem se revelam custosos e consumidores de energia. Além disso, o resíduo mais comum na construção são restos de alvenaria e revestimento, trata-se de entulho. O entulho é geralmente constituído por: areia, cimento, concreto, aço, blocos e tijolos.

  • Uso racional dos materiais, visando conseqüentemente o desperdício.

2.2  Propostas De Ações De Sustentabilidade Ambiental

Proposta: Fiscalização

  • Agentes executores adotem posturas responsáveis e educativas, induzindo a sociedade e a cadeia produtiva a refletir sobre o tema e redirecionar seus procedimentos.

  • Utilização de materiais com certificação, principalmente para os produtos químicos, visando evitar o derramamento ou vazamento de resíduos.

  • Definir plano de gerenciamento de resíduos e observar leis e normas de classificação de acordo com a fase que a obra se encontra e definir alternativas de destinação de resíduos com base nas melhores alternativas econômicas e ambientais.  

 Proposta: Formas alternativas

  • Objetivando redução de custo e aproveitamento de recursos naturais disponíveis na natureza, utilizam-se as energias limpas, como por exemplo: eólica e a solar, como também, o reaproveitamento das águas de chuva e a utilização de lâmpadas fluorescentes.

2.3 Propostas De Ações De Sustentabilidade Social

Proposta: Criação de usinas de reciclagem    

  • O entulho gerado pela construção civil, uma montanha diária de resíduos formada por argamassa, areia, cerâmicas, concretos, madeira, metais, papéis, plásticos, pedras, tijolos, tintas. Tornou-se um sério problema nas grandes cidades brasileiras. A criação de usinas de reciclagem para transformação do entulho gerado em benefício dos projetos sociais de habitação popular.  O emprego do material reciclado em programas de habitação popular, por exemplo, traz bons resultados. Os custos de produção da infra-estrutura das unidades podem ser reduzidos.

    Proposta: Implantação de projetos educativos

  • Implantação de programas voltados para a inclusão social, principalmente de pessoas portadoras de necessidades especiais e pessoas que se encontram desempregadas.

  • Qualificação profissional de jovens através, principalmente, de cursos gratuitos direcionados a área da construção civil.

  • Adoção de sistemas educacionais que levem informações sobre a importância da preservação ambiental para a sociedade, relacionando-a com a melhoria da qualidade de vida em seu espaço geográfico;

                   

2.3 Propostas De Ações De Sustentabilidade Social

A sociedade brasileira está, aos poucos, conscientizando-se da importância de se preocupar com o meio ambiente. Precisaram ocorrer várias catástrofes, na natureza, para que os governantes, as empresas e o povo, de modo geral, passem a ter uma maior preocupação em preservar a natureza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com