TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE COMO FORÇA MOTRIZ NA NUTRIÇÃO

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]Colégio Técnico "Bento Quirino" - Campinas  SP

PROVA BIMESTRAL

1º bimestre

Data:

Nota:

02/04/2015

Disciplina:

Professor:

Classe:

SUSTENTABILIDADE

Roberto Narciso

2º MNDT

“E”

Conteúdo: SUSTENTABILIDADE COMO FORÇA MOTRIZ NA NUTRIÇÃO

Nome: Raquel Fernandes de Melo

Número:

[pic 2]

A Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e a promoção da alimentação saudável são essenciais para a saúde e qualidade de vida. A situação epidemiológica da população brasileira, com alta incidência de doenças crônicas não transmissíveis, requer que medidas preventivas sejam adotadas em todas as faixas etárias, sendo mais efetivas quando iniciadas precocemente, na infância. Por isso, a escola é um ambiente adequado para essa iniciativa e suas ações são importantes para a adoção de um estilo de vida saudável de indivíduos e comunidades.

No entanto, além de promover a alimentação saudável, é preciso, também, promover a alimentação sustentável, que utiliza os produtos industrializados com moderação, valorizando os produtos regionais e a culinária tradicional. E, para complementar, alia-se à educação para a gestão ambiental, onde são levantados aspectos essenciais para a saúde como a consciência sobre o uso e a qualidade da água, a produção e destino de resíduos, a reflexão sobre o uso de agrotóxicos na produção de alimentos, entre outros.

O ato de se alimentar é o mais básico do ser humano, mas metade da população mundial o faz precariamente, seja por carência material, o que ocasiona o problema da fome, ou por carência informacional, gerando a fome oculta, ou seja, má qualidade da alimentação causada por baixo índice e qualidade de nutrientes. É por isso que centrar o pr oblema da fome na distribuição de alimentos não basta, é necessário que todo o ciclo de produção da sobrevivência esteja integrado para a promoção do desenvolvimento socialmente includente, ambiental e economicamente sustentável. Analisar a sustentabilidade da alimentação, desde a plantação dos insumos, a colheita, a chegada até a cozinha, o cuidado, a preparação, o descarte, a transformação do descarte e sua decomposição é a forma mais sábia de mostrar as relações sociais, políticas, econômicas e ambientais embutidas em cada etapa de um dos processos políticos mais importantes na vida do homem: o consumo de alimentos.

F.EA.67R02


[pic 3]

Com  base  nos  conceitos  estudados  em  sala  de  aula,  visita técnica realizada desenvolva  uma  dissertação (com referências bibliográficas) à  respeito  do  tema:

“Sustentabilidade, segurança alimentar e gestão ambiental para a promoção da Saúde e qualidade de vida”.

        Há uma clara relação entre alimentação com a sustentabilidade, segurança alimentar e gestão ambiental, pois ambas tem o mesmo objetivo, tentar mostra a importância da escolha consciente no consumo de alimentos para melhoria na qualidade de vida. Em um país como o Brasil, onde ainda há uma precariedade na demonstração desses recursos, garantir a segurança alimentar é imprescindível, pois se sabe que a saúde humana depende diretamente da qualidade da alimentação e dos produtos que chegam a mesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (522.2 Kb)   docx (481.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com