TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde patrimonial da empresa

Por:   •  9/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.914 Palavras (16 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADEANHANGUERA – UNIDERP

Administração- Análise e Estrutura das Demonstrações Financeiras.

Prof. à distância: Wagner Villalva

Tutor Presencial: Franklin Oliveira

Saúde Patrimonial da Empresa

ALUNOS:

ANA CLAUDIA DE SENA DA SILVARA 434501

MAGNO GOMES DA SILVA RA 427478

IANA CELIA FELIX CARVALHO RA 427131

ALDENORA MARQUES DA SILVA NETA RA 430058

MARCOS ANDRADE SILVA RA 424557

MARCOS PAULO S. DE SOUSA RA:432218

Caxias-MA

22-03-2015

Os procedimentos para Análise Vertical e Horizontal

ETAPA 1

Passo 1

As principais características da Análise Vertical e da Horizontal são as comparações de valores de um determinado período com os valores apresentados em um determinado período anteriores e o relacionamento entre eles. Podemos afirma que a base dessas análises é a composição entre períodos.

Para que se possa avaliar o desempenho de uma empresa, faz-se necessário compara os resultados obtidos anteriormente, pois, somente dessa forma, será possível fazer uma análise sobre sua progressão ou declínio financeiro.

Os dados apresentado por meio das análises, tanto vertical como horizontal, ajudam nas tomadas de decisões e nas estratégicas da empresa e são apresentadas em forma de porcentagens.

 Análise Vertical

A análise vertical mostra a importância relativa de cada conta dentro da demonstração e, através da comparação com padrões do ramo de atuação ou com as relações da própria empresa em anos anteriores, permite inferir se há itens fora das proporções usuais.

Mostra, por exemplo, qual a composição dos recursos tomados pela empresa, qual a participação de capital próprio e de terceiros, qual a distribuição destes a curto e à longo prazo, qual a proporção dos recursos totais que está alocada ao ativo circulante, ao ativo permanente, etc.

 Análise horizontal

A análise horizontal relaciona cada conta da demonstração financeira com sua equivalente de exercícios anteriores. Mede, então, evolução das contas ao longo de dois ou mais exercícios, permitindo uma idéia da tendência futura.

Quando análise horizontal é afetada pela inflação é necessário transformar todos os valores em valores presentes de uma mesma data, através da utilização de um índice de atualização do poder aquisitivo da moeda. A aplicação desse método permite determinar a evolução real das contas.

Dessa forma, fica evidentes como as análises horizontal e vertical se completam. Ambas são de suma importância para as empresa, pois fazem uma comparação sobre a evolução ou declínio das contas da

Passo 2

Cálculos para a Análise Vertical e Análise Horizontal dos Demonstrativos financeiros.

ANALISE

QUADRO RESUMO DOS ÍNDICES

Índice Índice Fórmula Interpretação

Estrutura de Capital Participação de Capitais de Terceiros

PC + ELP x 100

Passivo total Indica qual a “dependência” dos negócios em relação a recursos de terceiros (bancos, fornecedores, recursos trabalhistas e tributários).

Composição do endividamento Passivo circulante x 100

Capital de terceiros Mostra a relação entre o passivo de curto prazo da empresa e o passivo total. Ou seja, qual o percentual de passivo de curto prazo é usado no financiamento de terceiros.

Imobilização do Patrimônio Líquido ANC - RLP x 100

Patrimônio líquido Quanto menor melhor, já que quanto menos a empresa investe em ativo permanente, mais recursos próprios sobram para outros investimentos, diminuindo a necessidade de endividamento e do financiamento de terceiros. É importante ter em mente, entretanto, que este indicador muda muito de acordo com o setor de atuação da empresa.

Passo 3

Possíveis causas das variações:

a) Nas Vendas:

Empresas regularmente analisam as variações de vendas para explicar o desempenho das receitas ao longo de um ciclo mensal de contabilidade, trimestral ou anual. As explicações resultantes de vendas de variância ajudar as empresas a isolar os problemas e as artes as suas vendas futuras e esforços de marketing no sentido de um aumento do crescimento das vendas.

A análise de variância de vendas se baseia em uma comparação de benchmark geralmente orçamento de uma empresa de vendas. Flutuações nas vendas reais versus orçado pode ter várias explicações, exigindo trabalho diligente analítica para revelar as causas subjacentes. Ao analisar os resultados de vendas passadas, analista compara-os com orçamento, ou estimado desempenho de vendas, para a empresa. Quando os resultados não se alinham, o analista deve encontrar uma explicação plausível e significativa. Diferenças no volume de produtos vendidos, por exemplo, pode causar variações de vendas entre os resultados orçamentais e reais. Variações dos preços de venda também podem causar ou contribuir para as variações, como quando uma empresa precisa para baixar os preços para vender o volume suficiente para atender suas metas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (156.7 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com