TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade

Por:   •  19/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  878 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4
  1. SUSTENTABILIDADE
  1. O quê é Sustentabilidade ?

É o termo usado para definir as ações e atividades humanas que previne e visam suprir as necessidades de gerações futuras , sendo assim diretamente relacionada a economia, ecologia , e outras áreas de atuação social, sempre que  usam recursos naturais de forma inteligente e preservação do meio ambiente.

E entre outras palavras , bom uso dos recursos naturais da Terra, como a água, as florestas e etc.

Como  consideramos ser “ SUSTENTÁVEL” . :

  • Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário.
  • Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
  • Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
  • Criação de atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.
  • Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
  • E entre outras ações aqui  não relacionadas.

Atualmente, a sustentabilidade virou um tema essencial e esse conceito é muito explorado pelas empresas de hoje em dia, visando um reconhecimento melhor no mercado.

Por pesquisas feitas , encontramos 3 classificações de Sustentabilidade , as seguintes . :

  1. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E ECOLÓGICA

Conhecida como manutenção do meio ambiente da TERRA, preservando a qualidade de vida e o ambiente em sincronismo com os  seres vivos.

Tendo como grande desafio para humanidade é a preservação do seu padrão de vida e manter o desenvolvimento tecnológico sem degradar os recursos naturais .

  1. SUSTENTABILIDADE SOCIAL

Seu conceito vem através dos conjuntos de medidas estabelecidas que promove o equilíbrio e o bem-estar da sociedade.

  1. SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

Nela vemos cada vez mais as empresas se preocupando com o meio ambiente e também pensando no seu aspecto estratégico , comercial e marketing. Tendo uma gestão sustentável que é aquela que implanta um modelo de cuidado e preocupação com o planeta de um modo em geral em si ( comunidades e meio ambiente ) .

E sempre louvável aos olhos do público como modelo de importância social e ambiental.

Nas empresas vemos muito o termo “Sustentabilidade” ligado diretamente com o outro termo que conhecemos como “Responsabilidade Social” ( logo à seguir ) .

  1. RESPONSABILIDADE  SOCIAL

         A  responsabilidade Social pode ser considerada como respeito ao cumprimento de obrigações e deveres de pessoas e de empresas para com a sociedade em modo geral.

Pelo conceito do “ Livro Verde da Comissão Européia ( 2001 )” , é quando as empresas entram em um senso voluntário em contribuir para uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo .

Através desse conceito já falado podemos dividir em dois níveis :

  • Nível Interno  = >  Relacionamos os  trabalhadores e todas as partes afetadas pela empresa , maneira que influencie todos para que alcance resultados.
  • Nível Externo =>  São conseqüências das ações de uma empresa ( organização ) sobre o meio ambiente e todos nela inseridos.

E falando um pouco da História , sobre o tema  :  - Responsabilidade Social .

Seus primeiros estudos sobre o devido termo , iniciou-se nos Estados Unidos na década de 50 , e na Europa nos anos 60. Suas primeiras manifestações sobre esse tema foi em 1906, porém , não receberam apoio , pois foram consideradas como manifestações socialistas devido aos ocorridos da época , enfim , somente em 1953, nos Estados Unidos, a partir dessa data receberam espaço sobre essa idéia de Responsabilidade Social.  Já nos meados dos anos 70 , começaram a existência de associações de profissionais interessados em estudar o tema , daí deixando de ser apenas curiosidade para ser um novo campo de estudo .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com