TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade

Por:   •  31/8/2016  •  Resenha  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Sustentabilidade éum tema que ganhou bastante ênfase nos meios empresariais, governamentais, acadêmicos e na sociedade de maneira geral. Várias são as questões que a sustentabilidade abrange, como impactos ambientais negativos da produção industrial, aquecimento global, relações de trabalho mais justas, combate à exploração do trabalho infantil, investimentos socialmente responsáveis, assim como consumo socioambientalmente responsável.

O termo sustentabilidade possui um conceito sistêmico, relacionado com o prosseguimento dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Um modelo de desenvolvimento sustentável deverá objetivar o atendimento das necessidades presentes na sociedade.

Na sociedade brasileira, esse tema está em um estágio bastante incipiente, quando comparado aos países mais desenvolvido. As empresas possuem iniciativas, porem, há pouca consciência e percepção de tais iniciativas por parte da grande maioria da população.

Portanto, algumas empresas passaram a incorporar os desafios de sustentabilidade em suas estratégias empresariais e a trata-lo por ponto de vista da governança corporativa. Essas empresas ainda possuem um numero pequeno, podendo ser consideradas como ilhas de excelência em praticas sustentáveis, constituindo referencias para as demais empresas.

Apesar da discussão do desenvolvimento sustentável não ser de hoje, e possuir varias dimensões esse tema aborda vários e diferentes aspectos e com conotações distintas. Dessa forma, é possível destacar alguns dos marcos na historia recentes e encontros e fórum internacionais envolvendo representantes de vários países assim como também as conferencias da Organização das Nações Unidas (ONU).

Um dos últimos encontros aconteceu em 2011, através de uma conferencia, essa conferencia aconteceu após um fracasso verificado em 2009, onde estavam presentes mais de 150 chefes de estados e governo e mesmo assim não foi suficiente para se chegar a um entendimento sobre a redução das emissões de gases efeito estufa.

Existem varias publicações a respeito desse tema, a sustentabilidade. Pode-se considerar que o tema deve ser tratado de uma forma sistêmica e integrada a partir de três vertentes básicas, a dimensão socioeconômica, a dimensão ambiental e a dimensão cultural.

Na dimensão socioecomica qualquer atividade produtiva deve ser economicamente viável e sustentável ao longo do tempo, isto é, qualquer empreendimento humano destinado à produção de bens e/ ou serviços necessita ser rentável.

Na nossa sociedade, a produção desses bens e/ou serviços esta organizadas a partir de empresas, podendo ela ser micro, pequena, media ou grande, e nos mais variados setores da economia como, eletroeletrônico, metalmecânico, químico, petroquímico, petroquímico, farmacêuticos, alimentícios. Etc.

Já o termo dimensão ambiental, quando se fala em sustentabilidade, traz varias questões serias que tratam dos impactos do modelo de desenvolvimentos econômico gestado ao longo do ultimo século.

A vertente na questão cultural é muito importante quando o tema e sustentabilidade, pois envolve vários aspectos que vão desde a multiplicidade de valores e crenças como assim também das diversas formas de produção e difusão do conhecimento nas comunidades, até a diversidade de línguas, expressões artísticas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com