TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade

Por:   •  25/8/2017  •  Resenha  •  2.316 Palavras (10 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO

No ano de 1988 na comissão de Brundtland surgiu o conceito de sustentabilidade, mesmo com sua aceitação, encontrou-se várias críticas dos países participantes.

As empresas não fazem uso da sustentabilidade por conta de questões éticas, mas sim por conta de questões econômicas. Além de ser um diferencia para a concorrência, a sustentabilidade também é um meio onde as empresas podem ou não serem punidas e ter que pagar multas e/ou impostos. Como um meio de incentivo existe diminuição de taxas para empresas que fazem uso da sustentabilidade.

Quando a sustentabilidade surgiu, as empresas a viam apenas como algo que iram trazer mais custos e nenhum benéfico para elas. Com o surgimento de uma legislação em 2007 a Lei 11.638/07 as empresas viram uma necessidade de se regularizarem tanto com as leis como para tentativa de conquistarem a sociedade e o selo das ISOS. Ao verem que a utilização da sustentabilidade poderia trazer lucros foi mais uma forma de incentivo para que as empresas investissem na sustentabilidade.

        Após o surgimento da sustentabilidade o primeiro passo das empresas foi fazer sua implementação interna, e apenas interna. Mas com o avanço dos problemas caudados pela poluição as empresas acabaram tendo que fazer uma utilização maior expandido para a área não apenas interna, como externa. E isso foi fazendo com que se expandisse cada vez mais e fazendo com que as empresas vissem uma vantagem competitiva em relação as outras empresas que não faziam uso ou faziam uso menor da sustentabilidade, ganhando assim uma visibilidade maior tanto para sociedade como para seus investidores.    

Com base nesse contexto formula-se a seguinte pergunta condutora: Quais as práticas de sustentabilidade adotadas pela Delegacia da Receita Federal em Caruaru?

MÉTODO

O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, foi realizado um levantamento de dados através de análise do ambiente por meio de observação rotineira. Onde foi possível verificar as práticas sustentáveis da DRF e suas possíveis melhorias

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

  •  CNPJ

00.394.460/0088-00

  • Nome empresarial

MINISTÉRIO DA FAZENDA

  • Nome de fantasia

DELEGACIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL EM CARUARU

  • Código e descrição da atividade econômica principal

CNAE 8411600 - Administração pública em Geral

  • Código e descrição da natureza jurídica

Código 1015 - Órgão Público do Poder Executivo Federal

  • Endereço

Logradouro: Rua Frei Caneca

Número: 152

CEP: 55.012-330

Bairro:  Nossa Senhora das Dores

Caruaru - PE

Histórico

A Delegacia da Receita Federal de Caruaru - DRF/ CRU, foi inaugurada em 1978 com a finalidade de orientar, cobrar e controlar os atos e fatos administrativos e fiscais, além de buscar satisfazer a demanda de contribuintes de sua jurisdição, bem como atender os objetivos da Receita Federal do Brasil em sua região fiscal; Atualmente, além de atuar em Caruaru, ela gerencia mais  cinco agencias em cidades circunvizinhas.

Em todo país,  existem noventa e nove (99) Delegacias da Receita Federal, Distribuídas entre as dez regiões fiscais, a DRF/CRU pertence a quarta região (004).

Missão, Visão, Valores e Objetivos

Missão

 “Exercer a administração tributária aduaneira com justiça fiscal e respeito ao cidadão, em beneficio da sociedade”.

Visão

 “Ser uma instituição inovadora, protagonista na simplificação dos sistemas tributário e aduaneiro, reconhecida pela efetividade na gestão tributaria e pela segurança e pela agilidade no comercio exterior, contribuindo para a qualidade do ambiente de negócios e a competitividade do país.”

Valores

  • Respeito ao cidadão,
  • Integridade,
  • Lealdade com a Instituição,
  • Legalidade,
  • Profissionalismo
  • Transparência.

Objetivos Organizacionais

Os objetivos organizacionais destacados pela Delegacia da Receita Federal são baseados em demais perspectivas de variados pontos de vista, visando satisfazer todos os stakeholders, e assim, atingir a excelência em sua prestação de serviços:

Perspectivas dos Contribuintes

Impulsionar a simplificação do sistema tributário atendendo suas necessidades e preferência de um sistema rápido e reduzindo litígios, com ênfase na prevenção.

Perspectivas dos processos internos

Aumentar a efetividades da cobrança, Ampliar o combate à sonegação fiscal e Ampliar a aplicação da analise de riscos nos controles tributários e autos sigilos de documentos.

Perspectivas de Aprendizado e Crescimento

Sempre esta preocupada em desenvolver competências, valorizar pessoas e adequar o quadro pessoal as necessidades institucionais, viabilizando recursos e aperfeiçoar sua aplicação para suprir as necessidades de infraestrutura e tecnologia.

Perspectivas Financeiras:

Garantir a arrecadação necessária ao Estado, com eficiência do aprimoramento dos sistemas tributários.


Estrutura Organizacional

[pic 1]

A estrutura organizacional da DRF/Caruaru possui um formato hierarquizado onde sua base é dividida em quatro setores, responsáveis por diferentes áreas relacionadas às atividades realizadas na organização, são esses setores: Seção de Tecnologia e Logística (SATEL), Seção de Fiscalização (SAFIS), Seção de Arrecadação e Cobrança (SARAC) e o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC). Tais departamentos são auxiliados tanto pelo Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (SINDIFISCO), que possui uma área interna na estrutura da organização dedicada a eles. E também o SERPRO, que cuida de toda área responsável pelo processamento de dados e sistemas de informações utilizados na Delegacia da Receita Federal. A liderança da organização fica a respeito do Gabinete, onde ficam localizados o Delegado e Delegado Adjunto, responsáveis pela administração geral do ambiente organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (38.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com