TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.689 Palavras (15 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

                     ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO

TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

Técnicas de Negociação

Comportamento Organizacional

Empreendedorismo

Ética e Relações humanas no Trabalho

Desenvolvimento Pessoal e Profissional

ANA PAULA OLIVEIRA SIMÕES – RA: 6037435745

DAIANE OLIVEIRA DA CRUZ – RA: 5419822053

FABIANA FERMINO DA S. B. GONÇALVES – RA: 6007448614

GISLAINE APARECIDA FERREIRA – RA: 2588688670

SORAIA SILVA DE ASSIS – RA: 5959907549

DESAFIO PROFISSIONAL:

Um case de Marketing Global: Nike Inc.

Tutor Eletrônico: Renata Cotrim

SÃO BERNARDO DO CAMPO

31 de Maio de 2017

1 INTRODUÇÃO

           O cidadão Philip Hampson Knight nasceu no dia 24 de fevereiro de 1938 em Portland, no estado de Oregon. Era apenas um corredor esforçado, que pertenceu à equipe de atletismo da Universidade de Oregon e que teve como treinador Bill Bowerman. No final do seu curso de MBA, na respeitada Universidade de Stanford, apresentou um relatório de pesquisa baseado na teoria de que os japoneses poderiam fazer com calçado esportivo o mesmo que faziam com as câmeras de vídeo: transformá-lo em um produto barato e de boa qualidade. Era o embrião do que seria a NIKE. Ele tinha um sonho. Ele venderia tênis. Ele venderia sonhos. Ele ficaria rico. O resto da história é uma saga envolta em um ideal de vitória. Além disso, ele criou na empresa uma cultura extremamente informal, baseada nos princípios de ampla autonomia e responsabilidade. Os funcionários da sede mundial podem coordenar os próprios horários e treinar a qualquer momento do dia. Jogos e aulas de ginástica são constantes e as academias nunca estão vazias.

             Através do case de marketing global: Nike Inc, uma parte das estratégias para tornar o sonho de Knight realidade será retratada nesse desafio profissional que será dividido da seguinte maneira:

               2 Desenvolvimento;

              - 2.1 A Influência da visão de mundo nas negociações;

              - 2.2 Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional;

              - 2.3 Empreendedorismo;

              - 2.4 Ética e relações humanas no trabalho;

              - 2.5 Desenvolvimento pessoal e profissional;

              3 Considerações finais;

              4 Referências bibliográficas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 – A influência da visão de mundo nas negociações

                     O conceito de weltanschauugen, “W”, vem do alemão e pode ser traduzido como “visão de mundo” ou a maneira como as pessoas percebem e enxergam o mundo real a partir do seu ponto de vista e vivencias culturais. Todo ser humano é único e sua “W” também é única. Conforme citação do caderno de atividades da disciplina de Técnicas de negociação, tema 8, Checkland define “W” como “visão de mundo, estrutura mental e paradigma. As “W” interferem na maneira como os indivíduos interpretam o mundo”.

a) Por que é importante considerar a “W” dos participantes de um processo de negociação?

A partir do momento que se considera a “W” é possível se posicionar de acordo com os valores, crenças e comportamentos de cada participante do processo de negociação, pois cada pessoa tem uma visão diferente de acordo com as experiências de vida e culturais. As diferentes “Ws” interferem diretamente nas relações humanas. Entendendo a visão do outro se torna mais fácil à condução do processo e a conquista de bons resultados para ambos os lados.

b) No caso da empresa estudada, como a “W” pode afetar nas negociações e nas estratégias desenvolvidas pela empresa?

A Nike é a maior empresa de vestuário esportivo do planeta. Há produtos para diversas categorias esportivas. A estratégia da empresa é a valorização da imagem da marca. A propaganda é a matéria-prima de seus produtos, que estão cada vez mais modernos e com designs mais atraentes e atuais, para todos os gostos e bolsos. Com isto a organização acaba ganhando um público fiel em todo o mundo, que aprova a qualidade, tecnologia e a torna a marca mais desejada no mundo esportivo.

c) Considerando a importância da comunicação nas negociações, cite estratégias e meios que as empresas têm adotado para lidar com a questão da “W” nos processos de comunicação. Pesquisar casos verídicos.

                         - MC Donalds – Lanches para todos os gostos (carne/ frango/ infantil/ saladas). A mais famosa hamburgueria com franquias em todo o mundo inova em seus produtos para agradar todos os públicos, crianças com o Mc Lanche Feliz que sempre está acompanhado de um brinquedo; para adultos lanches de vários tipos, com ingredientes específicos em cada produto; sobremesas e até saladas para os vegetarianos. Um dos pilares da construção da marca é a sua relação com a música. Quem não se lembra do jingle clássico do Big Mac? Ou mesmo da vinheta “Amo muito tudo isso”?

                         - Havaianas – Vários modelos, cores e estilos que atraem todo tipo de público. Famosa vinheta: “Todo mundo usa”.

2.2 - Novas ferramentas para moldar a cultura organizacional

                     Storytelling é a prática de contar uma boa história, que consiga reter a atenção do interlocutor e que fique marcado em sua memória. Ainda é novidade para a maioria das empresas, mas vem atraindo muitos especialistas da área de marketing nos últimos anos.

  1. Quais benefícios tais práticas trazem para as empresas?

                           Esta técnica vem sendo utilizada como ferramenta para moldar as crenças e valores e construir ou remodelar a cultura organizacional. Tais práticas trazem clareza e emoção ao público alvo que ficam “marcados” pela empresa. A cultura é uma das forças mais poderosas em uma organização e a história demonstra o que é importante e valioso para a empresa. Com isso, histórias definem culturas e culturas definem organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (148.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com