TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA NÃO CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO

Projeto de pesquisa: A TEORIA NÃO CLÁSSICA DE ADMINISTRAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.025 Palavras (17 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 17

TEORIA NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.

1) Quais as características fundamentais da Teoria Neoclássica?

Sua maior preocupação séria com a pratica administrativa, ação administrativa, sua ênfase é nos objetivos e resultados, buscar resultados em meio ao trabalho. Suas maiores características são:

Ênfase na pratica administrativa.

Reafirmação dos postulados clássicos

Ênfase nos princípios gerais da administração

Ênfase nos Objetivos e resultados

Ecletismo nos conceitos.

2) Explique a ênfase nos princípios gerais da Administração.

A Teoria Neoclássica da Administração estabeleceu normas de comportamento administrativo e os clássicos usavam como leis, o neoclássico buscava como critérios elásticos para a busca de soluções administrativas.

O estudo da administração para alguns autores baseia-se na apresentação e discussão, ou seja, como planejar e se organizar para agir, toda organização precisa de um administrador por isso é essencial saber se planejar para a empresa, ou seja, a área ser bem sucedida. Quem dirige e organiza e controla as operações de um negócio são os administradores.

3) Explique a ênfase nos objetivos e nos resultados.

Quando buscamos resultados, traçamos um objetivo para concluirmos. Toda organização existe para alcançar objetivos e produzir resultados, é em função disso que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada.

A ênfase e colocada na organização, no objetivo da empresa e se ela atingiu esse objetivo, e um meio de avaliar o desempenho da empresa, da organização. Quando se conclui um objetivo e ele que justifica a existência da operação de uma organização, quando não se consegue os resultados pode haver grande frustração e até acabar com a empresa.

4) Explique a Administração como técnica social.

Na administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo para um objeto comum, ou seja, para todos ganharem.

Um bom Administrador é aquele que consegue com menos recursos e com menos esforço e que traga mais lucro para a organização ou empresa, até porque a administração e geralmente no coletivo, visando beneficiar a todos da organização.

5) Quais os aspectos administrativos comuns às organizações?

A maioria das organizações tem um objetivo em comum, e três aspectos que são fundamentais para a administração são:

1 - Os objetivos; é a visão de onde o grupo, a empresa quer chegar, Pensar futuramente onde querem alcançar, é um objetivo entre todos, até meio individual, pois assim gera lucro. É a prioridade da empresa.

2 - A administração da empresa, seus objetivos podem ser diferentes, mas são essencialmente semelhantes na área de Administração. Exigem uma reunião entre vários indivíduos em conjunto para entrar em um empreendimento comum, tem o lado das tarefas e demandas e dos princípios da administração, mas sempre se organizando.

3 - O desempenho individual de cada um, ou seja, cada um com seu objetivo dentro da organização são os indivíduos que planejam e se organizam, mas sempre em senso comum com a organização.

O maior objetivo e fazer com que todos trabalhem juntos, minimizando riscos e aumentando suas oportunidades.

6) Explique eficiência e eficácia. Compare ambos os conceitos.

Eficácia e uma medida de alcance de resultados, e a eficiência e a medida dos recursos utilizados para chegar nesse processo.

Á eficácia de uma empresa refere-se a sua capacidade de satisfazer uma necessidade por meio de seus produtos, bens e serviços.

e a eficiência e uma relação técnica de entrada e saída, ou seja, e a entrada da matéria com a saída do produto final.

Mas nem toda organização pode ter os dois dentro de sua empresa, uma empresa pode ser eficaz, mas não eficiente e vice versa, mas ter os dois é o ideal.

7) Quais os princípios básicos da organização para a Teoria Neoclássica?

Os princípios básicos consistem em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas para produzir bens ou serviços.

As principais são;

A divisão do trabalho, a parte de bens e serviços dentro da organização, a produção da maior quantidade de maquinas, trazendo benefícios para a empresa, aumentando a produtividade e rendimento, redução de custos.

Especialização, ou seja, em que a pessoa é formada, qual seu grau de conteúdo, onde cada um irá atuar, em sua devida área profissional.

Hierarquia, Chefes e funcionários, quem comanda e designa a seus funcionários seus respectivos lugares e trabalhos dentro da empresa. Tendo autoridade e responsabilidade.

Amplitude administrativa, A parte maior da administração, o número de subordinados que um administrador pode supervisionar, quando se tem muitos funcionários tem uma amplitude de comando ampla.

8) Quais são os níveis existentes na organização? Explique.

Os níveis são:

- Institucional; é a administração de cúpula, definição de objetivos, planejamento, organização, direção e controle.

São os Diretores da empresa que comandam essa parte, onde tem autonomia e a decisão final.

- Intermediário; onde gerencia os setores, reformulando ideias e qualquer problema e passado a ele e depois aos Diretores, quem fica nessa área são os gerentes da empresa.

- Operacional; Administração das operações, supervisão da execução do trabalho, são os Supervisores, dependendo da empresa de cada área.

E a execução de tarefas são os funcionários e operários.

9) Explique a especialização.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com