TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TIPOLOGIA DE AUTORIDADE

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]


[pic 4][pic 5]

TIPOLOGIA DE AUTORIDADE

Nesta tarefa inspirada pela cadeira de Psicossociologia do Trabalho e das Organizações iremos esclarecer o tema “Tipologia de Autoridade”.

Primeiramente, é importante clarificar quem foi Max Weber. Nascido a 21 de abril de 1864 na Alemanha e educado com a severidade da religião protestante, Max Weber, para além de jurista e economista, fora também uma personalidade essencial na sua época e até hoje considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia. Doutorado e licenciado em Direito, foi também professor em múltiplas universidades e teórico da sociologia clássica.

[pic 6]Ao longo da sua vida viu a burocracia como um obstáculo à cultura, no entanto assumia como um aspeto fulcral à racionalização das organizações. E é na sua obra magna “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”, 1904, onde falando da ética protestante, aprofunda a relação existente entre as bases do capitalismo e a religião, sendo uma questão com muita relevância do pensamento social alemão naquele período.

Como inspiração para a escrita dessa notável obra, Weber decifrou o texto “Conselho a Um Jovem Comerciante”, de Benjamin Franklin, e assentando nessa redação, foi retirada a frase “tempo é dinheiro”, que foi o pontapé de saída para a construção da sua tese que se insere no sentido subjetivo da ação e sobre os métodos ideais para aplicação de ideias nos recursos humanos.

Após a incidência da sua teoria na ação social, dividiu-a em 4 ideais, sendo esses a ação social relativamente aos fins, relativamente a valores, ação social afetiva e ação social tradicional. Esta divisão deu origem ao desenvolvimento de relações sociais, nomeadamente a dominação e a autoridade, tema onde se vai inserir o nosso trabalho.[pic 7]

TIPOLOGIA DE AUTORIDADE

Antes de abordar os tipos de autoridade convém frisar o que é o poder que é tantas vezes abordado por Weber. Podemos definir o poder como a capacidade de impormos a nossa própria vontade socialmente, mesmo em situações de resistência. Por exemplo, imaginemo-nos em casa no sofá e, entretanto, a mãe dá-nos a obrigação de arrumar o quarto. A vontade é continuar no sofá, no entanto acabaremos por ceder à ordem que nos foi imposta. Verificamos então que a mãe exerceu uma relação de poder sobre o nosso comportamento, ou seja, impôs a vontade dela mesmo que contrária à nossa. Contudo, o poder não consegue dominar alguém por muito tempo, é limitado e passageiro. Por isso, Weber foca-se na dominação que significa que quando o poder é visto como legítimo torna-se uma forma de convencer as pessoas que obedecer é o melhor.

Weber distingue 3 tipos de autoridade:

  • Autoridade tradicional: baseia-se na tradição e costumes, que estão estabelecidos nas sociedades. Por exemplo, as figuras religiosas como padres, que são vistos pela sociedade um modelo a seguir.
  • Autoridade legal: É a ideia que temos de obedecer à lei, mesmo quando não concordamos com aquilo que algumas defendem. Obedecemos porque sabemos que as leis são para ser cumpridas caso contrário vai nos trazer consequências negativas.
  • Autoridade carismática: pelo motivo das qualidades excecionais ou sobre-humanas do profeta, chefe ou líder e que assim consegue por parte daquelas pessoas que o seguem, reconhecimento.

BIBLIOGRAFIA

https://youtu.be/o73-f3XoQwg

https://www.infopedia.pt/$autoridade

https://brasilescola.uol.com.br/biografia/max-weber.htm

https://administradores.com.br/artigos/teoria-da-burocracia-e-tipos-de-autoridades

Daniela Costa nº 36452

Sandro Garcia nº 37634

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (306.9 Kb)   docx (235 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com