TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Administração

Seminário: A Teoria da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  Seminário  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 3

A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.

Esse método permite a manifestação dos funcionários em relação ao processo de administração da empresa de forma organizada e responsável, sempre contribuindo com suas experiências e conhecimentos, buscando sempre agregar mais valores às funções e pessoas dos quais participa.

Administrar de forma participativa consiste em compartilhar as decisões que afetam a empresa, não apenas com funcionários, mas também com clientes ou usuários, fornecedores, e eventualmente distribuidores da organização. A meta da administração participativa é construir uma organização participativa em todas as interfaces.

No modelo participativo, predominam a liderança, a disciplina e a autonomia. Nas organizações que adotam esse modelo, as pessoas são responsáveis por seu próprio comportamento e desempenho.

Segundo Chiavenato (2000, p. 3) habilidade conceitual “[...]consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização com um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se comporte de acordo com os objetivos da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu departamento ou grupo imediato.”

Para ser plenamente capaz de administrar uma organização, o administrador deve ter algumas competências que são essenciais:

• Executar as tarefas que são de sua propriedade e considerar a dependência mútua de outras funções;

• Trabalhar em equipe, buscando e fornecendo informações, e mantendo sua liderança;

• Ser pró-ativo (trabalhar participativamente) em todos os setores da organização;

• Ser comunicativo, negociador e mantenedor de relações de natureza profissional e interpessoal.

A Teoria da Administração (TGA) surgiu no século passado. Frederick W. Taylor (1856-1915) foi o fundador da moderna TGA, para acabar com o desperdício e as perdas sofridas pelas indústrias e elevar os níveis de produtividade por meio da engenharia industrial. Ele provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial na época.

Antigamente os operários tinham seu próprio método de trabalho, baseados em experiências pessoais anteriores. Com o método Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado. Ele chamou esse trabalho de estudo sistemático e científico do tempo. Dentre os princípios que Taylor defendeu e destacou, encontram-se:

• Seleção científica do trabalhador (tarefas mais comparável com sua aptidão);

• Tempo-padrão (trabalhador deve atingir, no mínimo, a produção padrão exigida pela empresa);

• Plano de incentivo salarial (remuneração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com