TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria da Contabilidade

Por:   •  14/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.547 Palavras (19 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUEIRA – FACNET

ADMINISTRAÇÃO

2º SEMESTRE

ATPS – TEORIA DA CONTABILIDADE

                                                                     

                                                                        

BRASÍLIA - DF

2012

SUMÁRIO

PRINCÍPIO DA CONTABILIDADE        

QUAL O OBJETIVO DA CONTABILIDADE?        

QUAIS SEUS PRINCIPAIS USUÁRIOS E SUAS NECESSIDADES?        

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS?        

PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE        

PRINCÍPIOS E POSTULADOS CONTÁBEIS        

O ATIVO – CONCEITO CLÁSSICO        

ATIVO INTANGÍVEL:        

UMA PROPOSTA DE CONCEITO        

PASSIVO        

PATRIMÔNIO LÍQUIDO        

RECEITAS, DESPESAS, PERDAS E GANHOS.        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


  1.  PRINCÍPIO DA CONTABILIDADE

A contabilidade surgiu nas antiguidades. Sem saber que estava criando um futuro a nação, o homem tentou buscar uma maneira de controlar suas ovelhas. Então ele pensou, será que o meu rebanho vem aumentando? Então o homem teve uma ideia, havendo um monte de pedrinhas ao seu lado, o homem separa uma pedrinha para cada ovelha, chamando assim de inventário. Esse conjunto de pedrinhas para ele representava a sua riqueza. Passado algum tempo novas ovelhas surgiam e já se percebia que o nascimento era maior que a mortalidade. A lã era tirada e parte dela negociada em troca de equipamentos de caça e pesca. Com o tempo, ao comparar o atual conjunto de pedrinhas com o anterior, o pastor constatava que houvesse um acréscimo em seu rebanho. Assim surgiu a contabilidade. A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

Os primeiros sinais da contabilidade vieram exatamente dessas pequenas ações dos seres humanos. Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual. Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida  dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados. Os primeiros sinais objetivos da existência da contabilidade, segundo alguns pesquisadores, foram observados por volta do ano 3.000 a.C, na civilização Sumério-Babilonense e coincidiu com a invenção da escrita.

A evolução da contabilidade. A Contabilidade passou por diversas fases. Fase Empírica da Contabilidade (6.000 a 1.202 a.C.) Esse era um período de monotonia, de ociosidade. A principal atividade era a de pastoreio (criação de ovelhas, tosquiamento de lã). Não se conhecia os números, a escrita nem a moeda (dinheiro). O denominador comum eram ovelhas, lãs e equipamentos rudimentares de caça e pesca. A Contabilidade, como inventário, já se utilizava nesse período. Utilizavam desenhos, figuras, imagens para identificar o patrimônio existente. Com o passar do tempo, o homem começa a fazer marcas em árvores e pedras, podendo, assim, conferir seu rebanho em termos de crescimento, de extravio (perdas) de ovelhas, mortes etc. “Na idade Moderna, em torno dos séculos XIV a XVI, principalmente no Renascimento, diversos acontecimentos no mundo das artes, na economia, nas nações proporcionaram um impulso espetacular das Ciências Contábeis, sobretudo na Itália. Em torno desse período tivemos, sem a preocupação de ordem cronológica, Copérnico, Galileu e Newton, revolucionando a visão da humanidade, aperfeiçoando a Imprensa por Gutemberg (já referido), Colombo iniciando as grandes descobertas, o mercantilismo, o surgimento da burguesia, o protestantismo, a descoberta de diversos campos de conhecimento etc”. E por fim, a contabilidade vem evoluindo e ajudando o ser humano a controlar suas empresas, gastos, despesas, etc. A contabilidade veio para revolucionar nossas vidas, e a tendência é só crescer. É uma das responsáveis pela movimentação do mundo. Sem a contabilidade não seriamos tão evoluídos.

  1. QUAL O OBJETIVO DA CONTABILIDADE?

        É fornecer informação estruturada de natureza econômica, financeira e subsidiariamente, física, de produtividade e social, aos usuários internos e externos à entidade objeto da contabilidade. Esta informação estruturada significa que a contabilidade não fornece dados e informações de forma dispersa e apenas seguindo as solicitações imediatas dos interessados, mas sim que o faz de maneira estruturada dentro de um esquema de planejamento contábil em que um sistema de informação é desenhado colocado em funcionamento e periodicamente revisto, tendo em vista parâmetros próprios.

        Assim, as operações da entidade a qual se está aplicando a contabilidade são estudadas minuciosamente, sendo então desenhado o plano e manual de contas para a contabilização sistemática das operações rotineiras da entidade, ao mesmo tempo em que são delineados os principais tipos de relatórios (demonstrações) que devem sair do processo contábil.

  1. QUAIS SEUS PRINCIPAIS USUÁRIOS E SUAS NECESSIDADES?

INVESTIDORES: Os provedores de capital de risco e seus analistas que se preocupam com o risco inerente ao investimento e o retorno que ele produz – eles necessitam de informações para ajudá-los a decidir se devem comprar, manter ou vender investimentos. Os acionistas também estão interessados em informações que os habilitem a avaliar se a entidade tem capacidade de pagar dividendos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (248.9 Kb)   docx (53.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com