TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terceirazação Em Engenharia Mecânica

Por:   •  29/4/2023  •  Monografia  •  19.788 Palavras (80 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 80

CENTRO PAULA SOUZA[pic 1]

ETEC JOSÉ ROCHA MENDES

Técnico em administração integrado ao ensino médio

Eduardo Viana dos Santos

Ester Costa Ramos

Jotael Genuíno Silva Filho

Leandro Ventrice Ferreira

Nilce Gabriella Gomes

Ruan de Souza Santos

Vitória Dias Silva Costa


A TERCEIRIZAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

São Paulo

2018

Eduardo Viana dos Santos[pic 2]

Ester Costa Ramos

Jotael Genuíno Silva Filho

Leandro Ventrice Ferreira

Nilce Gabriella Gomes

Ruan de Souza Santos

Vitória Dias Silva Costa



A TERCEIRIZAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA


Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso Técnico em 2018 da Etec José Rocha Mendes, orientado pelo Prof. Me. Bento Salvio Pequin, como requisito parcial para obtenção do título de técnico em administração.

São Paulo

2018

DEDICATÓRIA[pic 3]

Dedicamos esse trabalho a todos aqueles que fizeram com que as realizações das nossas metas fossem cumpridas, nos proporcionando forças para que não desistíssemos de ir atrás do que buscávamos. Muitos obstáculos foram impostos para nós durante a concretização de nossos planos, mas graças a vocês não fraquejamos.

Dedicamos ao Prof. Me. Bento Salvio Pequin pela orientação, à empresa Floweng que não poupou esforços para nos ajudar, amigos e colegas.


















AGRADECIMENTOS[pic 4]

Nossos sinceros agradecimentos a todos aqueles que de alguma forma doaram um pouco de si para que a conclusão deste trabalho se tornasse possível, incluindo nossas famílias, amigos e principalmente a Floweng, por proprietários Nivanilson Borges e Leandro Guimarães, que nos receberam e concederam seu tempo e sua empresa para a realização do estudo de caso.

Obrigado professores de nossa instituição de ensino que de algum modo acreditaram em nosso potencial para chegarmos até aqui, em especial nosso orientador Prof. Me. Bento Salvio Pequin, pelo auxílio e disponibilidade de tempo, sempre com muita atenção e dedicação para nos fornecer informações e ajuda.



































[pic 5]

“Não aponte defeitos, aponte soluções. Qualquer um sabe se queixar. ”

HENRY FORD

 

RESUMO[pic 6]

A empresa Floweng, surgida em 01 de maio de 2018, é responsável por prestar serviços ligados à área da engenharia mecânica, onde atuam principalmente em indústrias mineradoras, siderúrgicas, fundições, papéis e celulose, visando o desenvolvimento de projetos voltados à conservação do meio ambiente, que são baseadas na ISO 14000. A problemática exposta é voltada para a área de recursos humanos, pois a organização utiliza a terceirização de funcionários em setores como o fiscal e contábil, o que interfere na cultura organizacional e sua forma de gestão. Para a análise dos dados do estudo de caso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, legislativas e virtuais, além de uma entrevista com os sócios da companhia, verificando-se a necessidade de mudanças estruturais a fim de melhorar o desempenho econômico da instituição. Contudo, os objetivos desenvolvidos ao decorrer do trabalho foram propostos para o fortalecimento da corporação, enfatizando em uma maior qualidade dos serviços prestados e em seus produtos.

Palavras-chave: prestação de serviços; engenharia mecânica; meio ambiente; terceirização; qualidade.

ABSTRACT[pic 7]

The Floweng company, created on 2018, May 1st, is responsible for providing services related to mechanical engineering. They work mainly in the steel industry, foundry, pulp and paper industries, aiming at the development of projects aimed at the conservation of the environment, which are based on ISO 14000. The exposed problem is focused on the human resources, because the organization uses the outsourcing of employees in sectors such as tax and accounting, which interferes in the organizational culture and its management. For the analysis of the data of the case study, bibliographical, legislative and virtual researches were carried out, besides an interview with the partners of the company, checking the need for structural changes in order to improve the economic performance of the institution. However, the objectives developed during the course of the work were proposed for the strengthening of the corporation, emphasizing in a higher quality of the services rendered and in its products.

Keywords: service provision; mechanical engineering; environment; outsourcing; quality.

LISTA DE ILUSTRAÇÕES[pic 8]

Figura 1: Exemplo de Organograma.        50

Figura 2: Sugestão de Organograma.        51

Figura 3: Logotipo da Floweng.        65





LISTA DE TABELAS[pic 9]

Gráfico 1: Taxa de Demissão na Área da Engenharia.        18

Gráfico 2: Doenças Causadas Através da Poluição do Ar.        25

Gráfico 3: Taxa de Desemprego no Brasil.        26

Gráfico 4: Distribuição das Sociedades por Número de Sócios.        28

...

Baixar como (para membros premium)  txt (140.9 Kb)   pdf (668.5 Kb)   docx (280.4 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com