TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização da Pesquisa Operacional como Ferramenta

Por:   •  3/6/2015  •  Resenha  •  4.786 Palavras (20 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 20

A Utilização da Pesquisa Operacional como Ferramenta Assistente ao Processo da Tomada de Decisão Gerencial

The Use of Operational Research as a Tool Assistant to the Decision Making Process Management

Rodolfo Bello Exler

Prof. da Faculdade de Tecnologia Senai/Cimatec

Especialista em Gestão Empresarial

Mestrando em Tecnologias aplicáveis à Bionergia

Francisco Roque Mendes Bandeira

Especialista em Gestão Empresarial

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender a Pesquisa Operacional (PO) como grande ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão gerencial, apresentando e discutindo os modelos matemáticos propostos pela mesma. Inicialmente, foi realizada uma breve explanação sobre o processo decisório, seguido  pelas principais informações acerca da PO, e por fim, foram apresentados os modelos propostos pela mesma. O processo da tomada de gerencial pode ser observado por meio de abordagens de caráter qualitativo ou quantitativo. Porém, diante do constante aumento da carga de complexidade dos problemas de gestão, associados ainda ao crescimento das unidades econômicas em uma economia cada dia mais interligada, surge a exigência ao gestor de tomar decisões a partir de um posicionamento cientifico e muitas vezes associado à utilização de métodos quantitativos. Por esse motivo a utilização da Pesquisa Operacional e os seus modelos matemáticos de apoio à decisão tornam-se fundamentais para o sucesso empresarial.

Palavras-chave: Pesquisa Operacional. Decisão. Modelos matemáticos.

Abstract
The aim of this paper is to understand the Operations Research (OR) as a major tool to support the process of managerial decision featuring and discussing the mathematical models proposed for the same. Initially, we performed a brief explanation of the decision-making process, followed by the maininformation about the OR, and finally presented the proposed models for the same. The process of making management can be observed through qualitative approaches or quantitative. However, given the steady increase in the complexity of management’s problems associated with the further growth of economic units in an increasingly interconnected economy, there is the demand to the manager to make decisions from a scientific and often associated with the use quantitative methods. For this reason the use of Operations Research and its mathematical models for decision support become critical to business success.


Keywords: Operations Research. Decision. Mathematical models.

1. INTRODUÇÃO

Demonstrando a evolução dos tempos, diversos autores desenvolveram estudos em busca da definição dos papéis desempenhados pelos gerentes em suas respectivas organizações, trazendo assim importantes contribuições para a Administração. Estes por sua vez, ainda que discordando em aspectos diversos, afirmaram de forma unânime a importância do processo de tomada de decisão gerencial para efetivação das demandas e atividades que resultarão no sucesso empresarial.

O administrador em suas rotinas deve estar pronto para encontrar diversos problemas que precisam ser resolvidos e apesar dos mesmos apresentarem características distintas, caso a caso, espera-se do administrador rapidez, consistência, discernimento e qualidade na busca e determinação da situação que exige solução.

Perante a era globalizada em que estamos inseridos, perceber e acompanhar os avanços apresentados pelos processos administrativos tornou-se premissa básica a todo gestor. Diante dessa perspectiva, o crescimento evidenciado no que tange ao nível de complexidade dos problemas de gestão, associado ainda ao processo de interação entre as diversas unidades econômicas, é responsável pela exigência do mercado de tomar-se decisões a partir de um posicionamento cientifico. Sendo assim, para resolver essas situações a Teoria Matemática da Administração, abordagem sistêmica da Administração, apresenta a Pesquisa Operacional como ferramenta de grande relevância no dia a dia do gestor.

A Pesquisa Operacional, ou simplesmente PO, desenvolve sua análise voltada para a resolução de problemas reais, tendo como foco a tomada de decisões através da aplicação de conceitos e métodos que estarão auxiliando a concepção, o planejamento e a operacionalização de sistemas. Nesse processo, são desenvolvidos os modelos matemáticos que busca uma representação da realidade obtida através da combinação de símbolos e relações matemáticas.

Com o objetivo de compreender a Pesquisa Operacional como grande ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão gerencial, apresentando e discutindo os modelos matemáticos propostos pela mesma, apresentamos esse artigo. Inicialmente, foi realizada uma breve explanação sobre o processo decisório, seguido  pelas principais informações acerca da PO e por fim foram apresentados os modelos propostos pela mesma.

2. O PROCESSO DA TOMADA DE DECISÃO

Administrar é sinônimo de tomar decisões, afirmou Herbert Simon em 1960. De acordo com o referido autor, todas as ações gerenciais possuem caráter decisório e por esse motivo Simon isolou um dos aspectos abordados por Fayol e Barnard, entre outros autores, com o objetivo de ampliar o tema para estudo.

O cotidiano da atividade gerencial exige que o administrador esteja pronto para se defrontar com a diversidade de problemas que necessitam ser resolvidos. Esses, por sua vez, se apresentam por diferentes formas e níveis de complexidade, sendo que o que se espera do profissional da administração é a solução dos mesmos com confiabilidade e competência.

Simon consubstancia suas idéias na Teoria das Decisões, a qual utilizou para explicar o comportamento humano nas organizações. De acordo com suas idéias, a organização é um corpo de decisões onde cada indivíduo participa decidindo consciente e racionalmente. O funcionamento da organização, assim, é constituído de decisões e ações.

Toda decisão envolve elementos indispensáveis, tais como objetivo, critérios, modo de ação, aspectos do ambiente, resultado e a tomada de decisões. Com muitas decisões sendo tomadas ao mesmo tempo, inevitável é o surgimento de conflitos entre os objetivos que, individualmente se quer alcançar e os objetivos das organizações. Para Chris Argyris este conflito de decisões é inevitável, porque há incompatibilidades entre as realizações individuais e a organização. Faz-se mister proceder a essa integração de objetivos e essa tarefa é de responsabilidade da administração, visando que o alcance do objetivo de uma das partes não venha a prejudicar o da outra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (238.9 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com