TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida Dos Insetos e Controle Social

Por:   •  7/4/2017  •  Resenha  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 3

O objetivo deste trabalho e fazer uma ligação entre o filme “A vida dos insetos e o controle social.

As formigas são manipuladas pelos gafanhotos, que todos os anos exigem uma quantia de comida. Se as formigas não cumprirem essa exigência, os gafanhotos ameaçam atacar o formigueiro. Mas, em certo ano, houve um problema com a “oferenda”. É quando Flik, uma formiga cansada de ser oprimida, sai em busca de outros insetos dispostos a ajudar o formigueiro a combater os gafanhotos.

É preciso lembrar que este filme tem duas fases: a primeira corresponde à submissão aos gafanhotos e a segunda a luta contra a submissão dos gafanhoto.

O filme “Vida de Inseto” conta a história de um formiga chamada Flik, totalmente fora dos padrões comportamentais das outras formigas. Todos os anos as formigas durante a primavera colhem sementes para elas e para os gafanhotos, Flik não achava justo que as formigas fossem tão submissas aos gafanhotos.

Certo dia Flik com uma de suas invenções acabou todas as sementes que haviam sido colhidas. Quando os gafanhotos chegaram não havia sementes, irritados o líder gafanhoto ordenou que elas colhessem novamente as sementes até o final da primavera quando retornariam para pegar.

Diante desses acontecimentos todos se voltaram contra Flik que foi mandado para cidade para procurar ajuda de outros insetos. Começa então todo um processo de planejamento para sair das rédias dos gafanhotos

Neste filme pode-se notar a presença de alguns princípios que regem a elaboração do projeto político pedagógico. Em uma das cenas Flik está colhendo suas sementes com uma de suas invenções que torna a colheita mais rápida e menos cansativa, mas essa idéia foi negada pela rainha, pois para as formigas sempre colheram sementes uma a uma e não vai ser agora que vai diferente. Nota-se nessa cena uma causa para que o equipamento de colheita não possa ser construído, o comodismo. As pessoas acabam se acostumando a uma determinada realidade epreferem não mudá-la por mais que esta realidade não seja a ideal.

Na segunda fase do filme outros aspectos referentes ao equipamento de colheita são exaltados como o objetivo de mudar uma realidade e no caso das formigas seria sair da submissão e ter uma vida mais tranquila e menos trabalhosa. Também está presente no filme a questão da coletividade, todas as formigas estavam participando da construção do pássaro que seria o meio “assustar” os gafanhotos. Vemos ai um outro aspecto importante do controle social, a programação que consiste na elaboração de medidas, ações para a mudança da realidade, no filme está presente no pássaro, ele o meio encontrado para mudar a realidade, ou seja, “assustar” os gafanhotos com o pássaro para poder sair da submissão deles.

Portanto, há uma relação muito importante entre o filme e o controle social. Os princípios do controle social estão presente neste filme pois ele relata uma história de formigas que decidiram mudar sua realidade, e para isso tem que contar com todos da comunidade, estabelecendo objetivos primeiros a serem alcançados, conduzindo o processo de transformação com organização e seriedade.

Entendendo o conceito principal do filme, que é basicamente a quebra de paradigma de uma sociedade conservadora, pode-se abordar este modelo de vida da seguinte maneira: o conservadorismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com