TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A análise da teoria de gestão e sua evolução

Pesquisas Acadêmicas: A análise da teoria de gestão e sua evolução. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.394 Palavras (10 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 10

Anhanguera Educacional

Ciências Contábeis

Teoria Geral da Administração

Pelotas, 08 de Outubro de 2013

SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO

2 - DESENVOLVIMENTO

3 – ABORDAGENS DAS TEORIAS

4 - TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

4.1 - TEORIA DE SISTEMAS

4.2 - TEORIA MATEMÁTICA

4.3 - TEORIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

4.4 - TEORIA CONTINGENCIAL

5 - QUADRO COMPARATIVO: DAS PRINCIPAIS PROPOSTAS DAS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E COMO SÃO UTILIZADOS NOS DIAS ATUAIS.

6 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

7 - PENSAMENTO SISTÊMICO E LIDERANÇA

8 - IMPLICAÇÕES ÉTICAS

9 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1 – INTRODUÇÃO

Neste trabalho o grupo irá relatar conhecimentos de conteúdos discutidos e adquiridos em aula e através de pesquisas em sites e livros recomendados nesta ATPS, sobre, a premissa de administração ser uma habilidade humana, como surgiram às teorias administrativas, suas características, seus precursores, suas abordagens e implicações éticas, bem como sua evolução até os dias de hoje.

2 - DESENVOLVIMENTO

A premissa de administração ser uma habilidade humana é o trabalho realizado por pessoas para realizar os objetivos, tanto delas próprias, quanto das empresas com seus respectivos recursos. Sendo que as pessoas entram com a mão de obra e as organizações com os meios de subsistência, ou seja, mecanismo e racionalismo, como salários abonos e outras formas de remuneração, que com estes as pessoas investem e adquirem bens e serviços de que necessitam.

A história da administração surgiu no inicio do século XX, passou por um processo de transformação tecnológico, cultural e divisão de trabalho.

As organizações buscam atender as necessidades da sociedade, assim como água , energia, controle de poluição, saúde, alimentação, educação, enfim, praticamente tudo que depende das organizações.

No livro “A História da Riqueza do Homem” de Léo Huberman, se observa que a formação da riqueza ao longo da história ocorreu por influência socioeconômica, como a concentração da riqueza de um país, por exemplo, quando foi encontradas minas de ouro e prata, uma quantidade considerável de minério foi extraído do país e encaminhado a Portugal, e nos Feudos onde os trabalhadores tinham um pedaço pequeno de terra, e que para isso tinham que trabalhar três dias sem ganhar custo algum para o Senhor Feudal. Quando surgiu o comércio eles trocavam os produtos entre eles, logo surgiu o dinheiro, mas não era assim tão fácil para se negociar, por exemplo, se uma pessoa quisesse trocar um vinho por um casaco, primeiro teria que encontrar alguém que quisesse comprar o vinho e assim então teria dinheiro para comprar o casaco.

Foi a partir deste período que pensadores como Taylor e Fayol , começaram a criar formas para facilitar a execução das tarefas das empresas. Taylor estudou e pesquisou cientificamente a melhor forma para as pessoas trabalharem e produzirem mais, sem terem muitos movimentos repetitivos. Fayol criou a função organizacional das empresas, como por exemplo, setorizar as empresas com Recursos Humanos, Departamento Pessoal, Financeiro, Contabilidade entre outros. A partir desses pensadores que a administração começou a funcionar, de forma que as empresas agissem corretamente, obtendo mais lucros e errando menos.

3 – ABORDAGENS DAS TEORIAS

Com a abordagem humanística a teoria da administração passou por mudanças de conceitos: A importância antes nas tarefas, máquinas e organização formal, agora estava voltada as pessoas, aos grupos sociais, com ênfase nos trabalhadores, tratando dos aspectos psíquicos e sociais, com a adaptação do trabalho ao trabalhador. Com temas principais: O estudo da personalidade do trabalhador e do gerente, motivação e os incentivos do trabalho, a liderança, a comunicação e as relações interpessoais e sociais dentro da organização.

A abordagem neoclássica da administração surgiu da necessidade de usar os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, sendo uma empresa ser considerada pela eficácia e eficiência. Pela evolução da sociedade industrial, aumento da concorrência em que a ênfase foi à competitividade, e nos objetivos e resultados, segundo Drucker administração por objetivos, do processo de planejar, organizar, executar, e controlar, e deve ser trabalhada sobre as perspectivas do cliente, internas, da inovação, aprendizagem financeira e organizacional. Temos como exemplo o sistema Toyota de produção.

A abordagem estruturalista baseada na teoria estruturalista, inclui a estrutura o ambiente e as pessoas, assim, , ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações, englobando em sua análise a organização formal e informal, organizações complexa e o homem organizacional, teoria criada na tentativa de suprir a carência de soluções na administração e que ampliou o campo de visão da administração antes limitado ao indivíduo na Teoria Clássica, e ao grupo na Teoria Humanística.

O capitalismo moderno exige que as atividades intelectuais e de comunicação integrem as atividades produtivas, incluindo os trabalhadores da linha de produção, exigindo que sejam polivalentes. Atendendo a essa demanda, a gestão participativa surge como um avanço da concepção mecanicista em direção às propostas das organizações flexíveis, unindo a racionalização da produção capitalista com as sugestões dadas pelos trabalhadores, criatividade intelectual.

Analisando as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com