TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A distribuição de medicamentos na rede farmacêutica

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

A distribuição de medicamentos na rede farmacêutica

Panorama atual do Varejo Farmacêutico

A modernização e formação de numerosas redes de farmácias com atendimentos 24h, requinte, elegância, variedades de produtos de higiene pessoal e cosmética, deixou para traz aqueles modelos das antigas Pharmácias onde existia o farmacêutico (que muitas das vezes dava “consulta médica”, indicando os melhores remédios para clientes antigos) e um ajudante.

A implementação de distribuidores constituiu e facilitou a principal opção para as farmácias independentes que não movimenta um volume mínimo de mercadorias necessárias pra aquisição direta do fabricante.

Com a gestão racional dos estoques os pedidos que anos atrás era colocado mensalmente, agora semanal o reabastecimento é efetuado visando atingir um nível desejado de estoque. O uso de softwares de gestão facilitou em muito gerir milhares de produtos, onde todas as farmácias de uma mesma rede são ligadas ao servidor central por teleprocessamento.

A racionalização das operações no deposito central com instalações adequadas e equipamentos modernos de transporte interno, objetivou a rapidez com qualidade e minimização dos custos. Isso requer o funcionamento eficiente do depósito e a capacidade de processar e transmitir instantaneamente informações relativas à entrada e saída de mercadorias e emissão de documentos.

Com a numeração dos lotes e a codificação de barras agilizou a rastreabilidade de cada item e o controle dos estoques ao longo da cadeira de operação. Tendo como maior desafio a utilização plena de carga dos veículos, na roteirização, administração da frota e dos motoristas para entrega dos produtos diariamente na loja e hora certa (just in time).

Apesar de na ultima década o ramo de varejo farmacêutico realizou progressos de gestão, com a formação das redes, a utilização de sistemas de gestão de estoque em tempo real e a racionalização das operações nos depósitos centrais, encontramos problemas remanescente como a previsão da demanda, entrosamento entre os setores de vendas e compras, excessos e faltas de produtos, informações gerenciais confiáveis, rapidez na reposição dos produtos e produtos de baixo giro.

 Conclusão

Como se trata de um produto de primeira necessidade e pouco afetado por crises econômicas, as redes farmacêuticas ainda precisam solucionar problemas de relacionamentos, capacitar pessoas e melhorar previsão de demanda, caso contrário não será possível alcançar o almejado just in time nem a desejada Supply (falta zero).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com