TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escassez da água

Por:   •  3/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  4.099 Visualizações

Página 1 de 3

PRÉ-PROJETO

Tema: O Homem

Grupo: A intervenção do homem sobre a água

Problema: A escassez da água (crise hídrica)

Justificativa: Tem-se observado, nestas últimas décadas, como a ação humana sobre o meio em que vive tem gerado grandes desequilíbrios naturais. O consumo desenfreado dos recursos naturais, bem como a necessidade constante por mais recursos, haja vista o crescimento desproporcional da população, aliados aos sinais de colapso natural, geram em diversos lugares do mundo, em especial nas regiões nordeste e sudeste do Brasil, as crises da escassez hídrica.

Objetivos

Geral: Constituem objetivos gerais deste trabalho interdisciplinar: promover a reflexão sobre a falta de água em nossa sociedade como fruto da relação homem e meio ambiente; conscientizar o público sobre a necessidade de se combater o desperdício de recursos naturais, e
conservar a água e o meio ambiente através da educação ambiental, motivando a busca pela melhoria da qualidade de vida através de desenvolvimento sustentável.

Específico: Constituem objetivos específicos:reconhecer a importância da água na nossa vida e as consequências pelo mau uso; apresentar soluções para a escassez hídrica a partir do reuso da água e expor, por meio de exemplos, respostas que visam à economia no consumo da água em nossas casas.

Problematização:A água corresponde a um imenso recurso natural do qual a sociedade humana necessita para sobreviver. Em várias partes do mundo, o acesso à água é diferenciado, mas por motivos diferentes: enquanto em alguns países existe uma abundância desse recurso, em outros a escassez leva milhões de pessoas a sobreviverem em condições sub-humanas. Nesse contexto, a função principal desse trabalho é conscientizar, através de fatos, que é possível utilizar a água de forma responsável, contribuindo para que a escassez desse recurso tão importante não afete cada vez mais a população.

Descrição: Delegou-se a responsabilidade pela coordenação do Projeto Água à co-relação do homem em encontrar soluções para a sua falta. Constituiu-se um grupo de trabalho com responsabilidade pelo estudo, pelo desenvolvimento e pela implementação do projeto.

Etapas Previstas: 1ª etapa: reunir o grupo para uma discussão acerca do problema citado, atribuindo a importância da água à sua frequente falta.

2ª etapa: efetuar pesquisas sobre o tema, interagir com os membros e elaborar um plano, visando criar o projeto para esclarecer sucintamente o objeto estudado (água).

3ª etapa:visita a uma estação de tratamento de água e discussões sobre a real problemática da falta de água e as conseqüências (positivas, negativas) do reuso da água tratada. Propõe-se também, identificar nas residências, formas de economia e reuso da água (em especial, a pluviométrica), possibilitando uma forte economia do recurso hídrico.

4ª etapa:utilização de recursos didáticos, uso de entrevistas, palestras, fotos, etc., a fim de enriquecer o projeto final e mostrar de forma clara, o conhecimento da temática do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (278.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com