TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A estatística é de fato um meio muito importante para definição de metas e objetivos por exemplo

Por:   •  22/5/2015  •  Dissertação  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

A elaboração desta atividade é, sobretudo, pelo entendimento e aplicação da estatística nos mais diferentes meios possíveis, garantindo a aplicação do conhecimento teórico e prático. A Estatística está presente na maioria das coisas que fizemos, pois, ao fazer a comparação de números ou possibilidades, estamos assim praticando-a, mesmo que sem perceber.

        A estatística é de fato um meio muito importante para definição de metas e objetivos por exemplo.

        As etapas a seguir mostrarão em detalhes e em pesquisas o desempenho desse trabalho.

Etapa 1 (Conceito de Estatística)

        A estatística é um método utilizado na interpretação de um grande conjunto de métodos. É, portanto a ciência da análise de dados. Diz-nos como os dados podem ser recolhidos, organizados e analisados, e como podem ser retiradas conclusões corretas a partir desses dados. Sem a estatística seria impossível efetuar sondagens políticas, apresentar os números mensais do desemprego, medir os níveis de audiência dos programas de televisão ou efetuar o planejamento de campanhas de marketing. Por outras palavras, o termo “Estatística”, pode ser apresentado como um conjunto de instrumentos que podem ser utilizados para recolher, classificar, apresentar e interpretar conjuntos de dados numéricos. 

        Os conceitos estatísticos têm exercido profunda influência na maioria dos campos do conhecimento humano. Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos bem como no aprimoramento de processos de gerenciamento, tanto na área governamental como na iniciativa privada. 

Na prática, a estatística pode ser empregada como ferramenta fundamental em várias outras ciências. Na área médica, por exemplo, a estatística fornece metodologia adequada que possibilita decidir sobre a eficiência de um novo tratamento no combate à determinada doença. 

A aplicabilidade da estatística é fundamentalmente importante no estudo de dados da evolução de doenças como a AIDS e EBOLA, que vem notoriamente assustando a população mundial. Fazendo isso, torna-se mais claro a evolução e uma maior precisão nas informações passadas a população por programas de rádio e TV como vem acontecendo.

Desta forma podemos dizer que a estatística pode ser dividida em dois ramos. Sendo eles: 

  • Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa. 
  • Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade.

Passos 1 e 2 Aplicação da Estatística na Área da Administração

A aplicabilidade da estatística na área administrativa é cada vez mais gritante e notória. Quando se diz respeito à tomada de decisões, por meio de tomadas de decisões, no que diz respeito a análise de recursos financeiros disponíveis para uma determinada atividade por exemplo, e as expectativas de um empresário em relação ao desenvolvimento sobre a empresa, depois de todas as informações necessárias a empresa tem condição de estabelecer metas e objetivos com maior possibilidade de serem alcançados a curto, médio ou longo prazo.

A Estatística ajudará em tal trabalho, como também na seleção e organização da forma adotada no empreendimento, ainda, na escolha das técnicas de verificação e avaliação da quantidade e da qualidade do produto e mesmo dos possíveis lucros e/ou perdas.

O uso da estatística também engloba a administração, quando falamos de qualidade, pois ajuda a reduzir custos e aumentar a qualidade, produtividade e competitividade, no mercado. Tais técnicas permitem que, por meio de pequenas amostras, seja visualizada a qualidade daquele lote de produção, tomando ações que evitem a ocorrência de problemas.

Podemos citar então algumas aplicações da estatística na área da administração:

  • Coleta de determinados dados que auxiliam no melhor desenvolvimento de certas atividades;

  • Melhor leitura e aplicação dos dados estatísticos relacionados a área financeira e produtiva;

  • Uso nos ajustes para melhor qualidade de produtos e serviços;

Etapa 2 Passo 3

Escolher aleatoriamente, 100 pacotes de café para compor sua amostra. Realizar a pesagem destes cem pacotes e anotar os respectivos pesos. 

Na planilha a seguir mostraremos dados que coletamos referentes ao peso das embalagens de 100 amostras de café da marca Bom Sabor. Essas embalagens que se apresentam com uma caracterização a vácuo têm a pesagem de 500gr, pois, não se comercializa embalagens com pesos superiores, justificando assim a exigência feita pelo tutor na ATPS.

Com a pesagem das amostras  obtive os seguintes dados:

AMOSTRAS DO CAFÉ BOM SABOR

  1. 500g

Etapa 2  Passo 4

Planilha de coleta de dados das amostras de café. 

Quadro 1 – Produto e Peso = 100 amostras de Café de 500gr 

Café embalado a vácuo Nego Bom

Pesquisa realizada entre os dias 30 de agosto de 2013 a 06 de setembro de 2013, no Supermercado Tem de Tudo, localizado na Cidade de Senhor do Bonfim/BA. 



Resumo Teórico sobre a Coleta de Dados das Amostras de Café

Nossa equipe é formada por 04 (quatro) componentes, que se dividiram em quatro unidades. Ficou combinado que cada um pesasse 25 (vinte e cinco) unidades de pacotes de café no estabelecimento comercial e suas quatro filiais, em horários diferentes, para não atrapalhar o andamento do serviço dentro do mercado, contudo a pesagem foi feita no mesmo dia. Depois disso reunimo-nos para compor nossa tabela de pesagem das amostras. A marca escolhida foi o Café Nego Bom que tem em sua apresentação, a embalagem à Vácuo. Foram pesadas embalagens de 500gr, porque aqui na Região Nordeste raramente se encontra café com embalagens de mais de 500 gramas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (137.9 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com