TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função da administração como forma de compartilhar áreas de responsabilidade e autoridade

Artigo: A função da administração como forma de compartilhar áreas de responsabilidade e autoridade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Artigo  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

administração

utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidade e autoridade.

“umA vantagem executivo chefe fica em contato com todas as operações, em posição ficam sobrecarregados com assuntos de rotina.

Uma estrutura organizacional divisional geralmente consiste de várias equipes paralelas com foco em uma linha de produto ou serviço único.

Divisões funcionar bem, porque eles permitem que uma equipe para focar em um único produto ou serviço, A estrutura divisional também tem fraquezas. Uma empresa composta por divisões concorrentes podem permitir que a política do escritório, em vez de pensamento estratégico som de afectar a sua visão sobre questões como alocação de recursos da empresa. Assim, uma divisão, por vezes, agir de forma a prejudicar o outro.

A Estrutura Matricial é um tipo específico de estrutura organizacional que procura reunir as vantagens das estruturas funcionais e das estruturas divisionalizadas. Para isso, a par da divisão da organização por projectos, grupos de clientes ou unidades de produção, são designados os chamados chefes de projecto, dependentes de um director de chefes de projecto. Para cada um dos projectos são também designados especialistas provenientes das diversas áreas funcionais, cada um deles coordenado pelo chefe de projecto em que está integrado e pelo responsável da área funcional a que pertence (existência de duas linhas de comando).

As principais vantagens deste tipo de estrutura são a grande orientação para os resultados, mantendo a identificação por especialidade.

Como principais desvantagens destacam-se a possibilidade de conflitos entre os diversos comandos, obrigando a uma permanente comunicação com os gestores de topo

Na estrutura em rede, em vez de atores organizacionais com pápeis fixos, tem-se um conjunto de indivíduos que trabalham cooperativamente.

As vantagens são: flexibilidade no tratamento da tarefa, trabalho em grupo, criação e propriedade coletiva, maximização das habilidades do indivíduo. As desvantagens são: falta de responsabilidade individual, gerência coletiva, acumulo do canal de comunicação, complexidade de sincronização.

_________________________

Organização mecânica e orgânica: na visão mecanicista, uma organização tem como principais características: divisão bem definidas das tarefas, funcionários altamente especializados em sua função, centralização do poder decisório, baixa flexibilidade estrutural, e como próprio nome revela, o ciclo produtivo funciona como uma máquina (entenda que os funcionários seriam como as peças dessa máquina e caso uma quebre, o resultado final fica comprometido, a não ser que, alguém externo ao processo conserte ou troque a peça “defeituosa”). Já uma organização orgânica, todos os membros possuem conhecimento geral do processo produtivo, não são necessariamente especializados, porém o espírito de equipe prevalece na obtenção do resultado com foco no planejamento estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com