TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administra Com Responsabilidade

Dissertações: Administra Com Responsabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.424 Palavras (6 Páginas)  •  1.322 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 RADIO RIO MAR 4

3 HIERAQUIA INSTITUCIONAL 4

3.1 Nível institucional 4

3.1.1 Nível intermediário 4

3.1.1.1 Nível operacional 5

4 RECURSOS HUMANOS 5

5.DEPARTAMETALIZAÇÃO 5

5.1 Departamento administrativo 6

5.1.1 Departamento programação 6

5.1.1.1 Departamento técnico 6

5.1.1.1.1 Departamento locução 6

5.1.1.1.1.1 Departamento comercial 6

6 PESTAÇÃO DE SERVIÇO 7

7 MERCADO 7

8 FINANÇAS 7

9 CONCLUSÃO 8

REFENCIAS 9

INTRODUÇÃO

Analisar uma empresa de Comunicação não é apenas importante, mas curioso e agradável.

O trabalho apresentado tem como base de pesquisa os estúdios da Fundação Rádio Rio Mar, a voz que vem da floresta Amazônica e que tem como objetivo conhecermos melhor o funcionamento interno de uma empresa. Isto é, elaborar um perfil da estrutura organizacional da empresa dando ênfase nos aspectos: a hierarquia com seus mais diversos níveis e funções, o quadro de recursos humanos, a departamentalização onde se enquadra a parte mais extensa da pesquisa e por último a parte financeira da entidade.

Além disso, é importante salientar que a empresa não atua apenas como rádio, mas também como escola educacional é o mostra seu slogan “Divertindo, Informando, Educando”. Este é o resultado do esforço administrativo em razão dos avanços tecnológicos que vem ocorrendo nos últimos tempos em nossa região. Por conseguintes, veremos que estes avanços acarretam sempre mais exigências de qualificação profissional, de estruturação adequada e de melhores equipamentos. Serão estes os fatores observados dentro do setor empresarial da Fundação Rádio rio Mar.

2. RÁDIO RIO MAR

A Fundação Radio Rio Mar é uma empresa da comunicação que tem como natureza de negócio as atividades de rádio. É uma emissora em onda Am 1.290KHz, curtas 31m 9.695KHz e ondas curtas 49m 6.160 KHz

A empresa esta localizada em Manaus, Estado do amazonas, Norte do Brasil. A emissora está no mercado há 57 anos, é uma radio comercial com direcionamento religioso, pois pertence à Igreja católica de Manaus. É a voz que vem da floresta e que se faz ouvir nos lugares mais longínquo da Região Amazônia.

A primeira rádio que a cidade de Manaus recebeu foi a Tropical, em FM, que era transmitida e ouvida por toda Manaus e seus arredores e somente nos anos 60, foi implantado a Fundação Rio Mar, com o objetivo básico de receber e de administrar uma concessão de Rádio AM. A Instituição preza pela excelência, para isso proporciona ferramentas de qualidades para seus cooperadores e funcionários. Auxilia na educação com bolsa para universidade e cursos de aperfeiçoamento, além de disponibilizar de um ótimo ambiente de trabalho.

3. HIERARQUIA INSTITUCIONAL

3.1 Nível Institucional:

Nível mais alto da empresa tem o papel fundamental de liderar a empresa para que ela atinja suas metas e objetivos através dos recursos de que dispões e assim garantir que a Rádio e Rio mar alcancem seus propósitos. Este nível está composto pelo quadro diretivo:

• Diretor Superintendente

• Diretor Administrativo

• Diretor Artístico

• Diretora de gestão de Pessoas

• Coordenador de Programação

3.1.1 Nível intermédio:

O nível intermediário é composto pela média gestão da empresa que apresenta os seguintes cargos:

- Diretor Superintendente;

- Secretários;

3.1.1.1 Nível operacional:

A este nível estão ligadas as atividades básicas do dia a dia, também é onde as tarefas e operações são realizadas, envolvendo os trabalhos relacionados com a produção e a organização de serviços. Para isso a empresa conta com:

- Locutor Noticiarísta;

- Operadores de transmissão;

- Operador de áudio;

- Técnico de manutenção;

- Auxiliar de serviços diversos;

- Repórter;

- Apresentador:

- Produtora;

4. RECURSOS HUMANOS

A Gestão de pessoas da empresa executa as mais diversas tarefes através da rotina diária de programas a partir das 05h30min da manhã com a abertura das atividades seguida por uma programação contínua que se encerra às 23 horas.

Para o recrutamento e seleção de pessoas são utilizados os seguintes critérios: entrevistas comportamentais, visando identificar se o candidato possui o perfil ideal para a vaga de emprego, experiências e habilidades, informações adicionais, grau de instrução, princípios étnicos, avaliações morais e cristãos. Nesta área se observam algumas dificuldades na hora da contratação. Por outro lado os recursos humanos graduados e habilitados no nível operacional apresentam um quadro bem significativo.

5. DEPARTAMENTALIZAÇÃO

Dentro da estrutura organizacional da empresa, houve a ampliação dos espaços, o que antes funcionava apenas como uma radia comunitária, com a mudança ambiental e no quadro de recursos passou a funcionar com mais tecnologia e alcançando maiores distâncias. Portanto, a empresa avaliada está estruturas com os seguintes departamentos:

5.1 Departamento Administrativo

Tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com