TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A função de administrador, no contexto atual, em conformidade com as normas legais

Artigo: A função de administrador, no contexto atual, em conformidade com as normas legais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Artigo  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  822 Visualizações

Página 1 de 3

Este trabalho tem o objetivo de compreender melhor o papel desempenhado pelo administrador, no atual contexto, com a observação dos preceitos legais a que está regido e, por consequência, demonstrar a conduta legítima e legal, com atuação pautada na ética, moral e bons costumes, com que age um administrador qualificado.

Para isso, diversas foram as fontes de pesquisa, afim de fundamentar as teses doutrinárias, aqui elencadas, e, ao final, de forma indutiva, formar um convencimento acerca do tema.

Primeiramente, faremos um breve histórico sobre o que motivou o surgimento de diferentes tipos de perfis de um administrador. Nesse contexto, vale destacar que o desenvolvimento da indústria e a separação entre os significados de propriedade e administração, levaram ao aparecimento do administrador, que com o crescimento das empresas, passam a surgir nos mais diversos e novos modelos.

Com a constante mudança dos mercados, a crescente integração, a diversificação de produtos e serviços, as alianças estratégicas, mudando as formas de concorrência, a intensificação do uso das tecnologias, além das novas formas de gestão do trabalho das empresas, combinados a uma crise de contexto mundial, são elementos que tornam cada vez mais complexa as dinâmicas de se administrar as empresas.

A graduação de administração tem como objetivo, formar profissionais organizacionais que atuem na gerência e desenvolvimento das organizações de produtos e serviços. O administrador de hoje, porém, deve ser uma pessoa criativa, corajosa e empreendedora. O administrador “Deve ser um cidadão global, visionário, autêntico, corajoso”. (HESSELBEIN, 1996, p.169). Já é comumente aceito que para se enquadrar no perfil de profissional que o mercado demanda é necessário uma formação bem alicerçada.

Isto quer dizer que o Administrador de hoje deve exercer o modelo de liderança, baseado em princípios que a sociedade atual valoriza. Também deve inspirar uma visão compartilhada e futurística, com o apoio conquistado de outros, desafiar o processo, experimentando e correndo riscos, em uma busca incessante de oportunidades.

Agora que conhecemos um pouco dos perfis de um administrador, é importante direcionar nossa pesquisa aos papéis e funções deste profissional. Sabemos que o papel do administrador passou por um processo de aperfeiçoamento, inclusive tendo sido submetido a etapas de rotulação preconceituosa até alcançar a etapa atual de absoluto respeito.

Após essa lapidação, os administradores conseguem se estabelecer no mercado desempenhando várias funções, tais como, gerência, controle e direção de empresas públicas ou privadas, tendo como objetivo maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los.

Este profissional, no entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação prática de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os setores e procedimentos que estiverem com problemas.

Como é função do administrador que a produtividade e os lucros sejam altos, ele também terá a função de fiscalizar a produção, fiscalizando cada etapa do processo, inclusive, controlando os equipamentos e materiais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com