TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia da administração

Por:   •  9/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.238 Palavras (13 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 13

A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

Na antiguidade já foi possível encontrar alguns sinais de administração, mesmo sendo uma forma tosca e rústica ela já estava presente nos primeiros agrupamentos humanos. Nas sociedades primitivas já se notam as primeiras formas principiantes de planejamento, por exemplo, nas expedições de caça a animais, da qual realizavam discussões sobre a rota, locais de acampamento e a divisão das tarefas, ou seja, definiam previamente o que fazer aonde ir e como ir. Tais expedições de certa forma caracterizavam o inicio das atividades das empresas atuais, e já tinham lideres como se fossem administradores. Podemos analisar que desde que o mundo é mundo mesmo que de uma forma básica a administração já se encontrava presente no dia a dia das pessoas.

Mas o primeiro registro da administração surgiu a muitos séculos atrás, mais precisamente 3.000 A.C, na Suméria, região da Mesopotâmia, quando seus antigos habitantes buscavam uma maneira para melhorar a resolução de seus problemas. Então construíram templos que funcionavam como centros administrativos, com colaboradores que faziam anotações em placas de argila com informações de recebimentos, armazenamentos e a distribuição de produtos e matérias. Essas placas de argila eram utilizadas como livros de contabilidade, sobre as atividades comerciais, para que pudessem atender ao sistema tributário, os sacerdotes dos templos sumérios coletavam e administravam somas de bens e valores, incluindo propriedades rurais, rebanhos e rendas, a partir disso surge o exercício de administrar.

Depois no Egito quase que no mesmo período Sumério, com a união do antigo Egito iniciou se as primeiras dinastias de faraós. Nesse período a regularidade dos ciclos de inundação do Rio Nilo, possibilitou o desenvolvimento de uma agricultura sólida um modo de vida baseado e um pensamento voltado para o longo prazo. O motivo para isso era bem simples é que a inundação do rio ocorria a cada ano, sempre após o surgimento da estrela Sirius, e foi a partir disso que os egípcios criaram o calendário solar com doze meses de trinta dias e incluíram mais cinco dias só para as festividades.

Mas a maior criação do povo egípcio foi às pirâmides, ate hoje deixam as pessoas perplexas devidas suas enormes dimensões e tamanho.

Foi a principiante administração da época, por meio de algum planejamento que permitiu a solução para definir as tarefas, coordenar esforços, reunir pessoas, localizar e carregar matéria prima, insumo e ferramentas, coordenar pessoas para que se chegasse ao resultado desejado pelo Faraó de acordo com um cronograma.

Foi com a administração daquela época, ainda que grosseira, que tornou possível à construção das grandes pirâmides, foi ela que proporcionou a realização desse projeto.

Segundo Chiavenato (2009, pag. 13) Pelos meados de 2000 A.C, os sumérios entraram em total declínio e foram dominados pelos babilônicos. Foi a Babilônia que nos deu o código do rei Hamurábil, o mais famoso conjunto de leis da historia da humanidade, escrito no decorrer do século 1800 A.C, que sugere duzentas e oitenta e duas regras sobre práticas ou princípios da administração, entre elas:

Práticas de controle: No caso se alguém entregar a outrem um depósito em ouro ou prata, e necessário a presença de uma testemunha, para que seja combinado os termos do contrato, para que então seja realizado o deposito.

Praticas de responsabilidade: O pedreiro que construir uma casa, e caso a mesma venha desmorona e matar os residentes será condenado à morte. Ou se um médico operar uma ferida com uma lanceta e o paciente vier a óbito, as mãos do doutor serão cortadas.

A partir de 1400 A.C, a Babilônia foi dominada pelo império assírio que deu inicio a um novo período de avanços no campo da organização militar. O exercito assírio foi o primeiro a planejar e cumprir campanhas de longa distância, que para a época era algo surpreendente, isso graças ao desenvolvimento de sua logística com depósitos de suprimentos, colunas de transportes, para campanhas longas seus navios eram abastecidos com cavalos e provisões.

Porém em 605 A.C, os assírios foram derrotados pelos seus antigos súditos, os babilônicos, que voltaram a dominar a Mesopotâmia.

Nessa ocasião o rei Nabucodonosor mandou construir jardins suspensos na Babilônia. E a partir dessa época surgiu os primeiros cuidados para controlar produção, os estoques nos celeiros e nas pequenas oficinas de tecidos.Passou a se ter um controle referente aos fios para a produção têxtil.

E os babilônios foram os primeiros em sistemas de incentivos salariais, pois os mesmos remuneravam as mulheres de acordo com sua produção individual.

Em 2400 A.C, os chineses já utilizam soluções criativas em sua administração pública, o Imperador Yao reunia -se com seus principais colaboradores em diversos lugares do império com o intuito de aproximar- se das várias regiões do governo central.

 Ao redor de 1100 A.C, a dinastia Chow impôs uma nova constituição, da qual definia oito instruções para o primeiro ministro governar os vários departamentos da administração publica. (CHIAVENATO, PAG. 15)

1 º Define a organização para  o governo do Estado seja estabelecido.

 Define as funções para o governo do Estado seja esclarecido.

 Define as relações  para que o governo do Estado cooperativo.

 Define os procedimentos para que o governo do Estado seja eficiente.

 Define as formalidades para que o governo do Estado seja permanente.

 Define o controle para que o governo do Estado seja completo.

 Define as punições para que o governo do Estado seja corrigido.

 Define as suas contas para que o governo do Estado seja verificado.

Porém em 221 A.C a China foi unificada, e o rei Shild Huang – Ti aboliu o feudalismo e institui uma burocracia estatal, baseando- se nos princípios de Confúcio. O Confucionismo pregava a meritocracia, ou seja, era preciso ter mérito para ingressar na burocracia, com exceção dos postos mais elevados reservados para a família do imperador.

Na evolução histórica da administração, destacam se duas instituições: A Igreja Católica e as Organizações Militares;

Na medida em que o império Romano começou a desabar, a Igreja Católica Romana se sobressaia e iniciava sua longa caminhada. Pelo fato de ter sido a única que resistiu as grandes invasões dos bárbaros, mantendo - se e servindo de apoio as populações amedrontadas. A partir disso a Igreja Católica Romana tornou se a instituição mais importante da idade média.

A igreja pode ser considerada uma organização formal, a mais eficiente, que através dos séculos vem mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficiência de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando se por todo o mundo, exercendo influência inclusive sobre o comportamento pessoal de seus fieis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (141.7 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com