TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da comunicação para a sociedade

Por:   •  27/8/2016  •  Resenha  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  8.734 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da comunicação para a sociedade

O homem utiliza-se de linguagens escritas e orais e até gestuais para se comunicar, essas linguagens são carregadas de significado, possuem códigos e normas em sua composição, o surgimento da linguagem se deu pela necessidade de comunicação entre os seres humanos, a linguagem é tão importante que os que a dominam com maior grau se destacam em meio a sociedade.

Medeiros e Tomasi (2009, pag.115) classificam como norma padrão a linguagem praticada pela classe social de prestigio que é identificada com a da chamada classe culta, escolarizada; trata-se de uma variante social, que nada tem de melhor em relação às outras. Seu prestígio decorre da importância da classe social a que corresponde.

Na linguagem verbal a compreensão se dá de maneira simples, pois a expressão dos significados se dá por meio da fala, o homem pode expressar suas ideias e sentimentos. Já na linguagem não verbal, a compreensão se torna mais difícil por conta da necessidade de interpretações, por exemplo os que se utilização dos gestos para se comunicar, ou algum outro código, somente grupos mais restritos tem o conhecimento necessário para compreender o conteúdo da mensagem.

Variedades linguísticas

A linguagem de uma região se desenvolve com peculiaridades em relação a outras regiões. Os moradores da região Sul do Brasil possuem expressões bem particulares quando comparados por exemplo aos habitantes da região Nordeste. Pode haver ainda a variação da língua entre os meios urbanos e os meios rurais.

Existem também as variações de língua por conta de fatores sociológicos, tais como idade, profissão, raça, classe social, sexo etc.

Martins (2003) cita Guimarães Rosa na utilização da linguagem:

Na busca da palavra que mais satisfaça seu anseio de expressão, Guimarães Rosa recorre às mais variadas fontes. Daí não se pode dizer que a sua linguagem é popular, regional, culta, arcaica, moderna, porque ela é tudo isso combinado. Ao vocabulário Básico do idioma se juntam palavras de maior diversidade. É um vocábulo misturado, mas misturado com muita arte, o que torna a sua prosa verdadeira expressão poética (MARTINS, 2003, p.226).

Para que a comunicação cumpra seu papel com eficácia ela deve estar livre dos ruídos que podem impedi-la. Com relação aos ruídos técnicos de canais de comunicação temos como um exemplo um telefone com defeito, já os ruídos semânticos são originados da imperícia ou ambiguidade gerada pela má utilização dos recursos linguísticos.

Composição de uma mensagem

A etapa da composição compreende o momento em que o emissor transforma dados em mensagem, além da escolha do canal da mensagem, o grau de dificuldade entre outros elementos que a compõe.

A composição de uma comunicação envolve escolha dos signos, palavras, desenhos, sinais, ícones, símbolos, canal e outros. Os elementos reunidos em certa disposição compõe um sistema de signos que significam algo. Veja-se o caso de um aviso num hospital, num ônibus, à porta de um museu, no mural de uma empresa, no relógio de ponto. MEDEIROS E CAROLINA (2009, pag.12)

No momento em que o comunicador escolhe o canal de transmissão ele deve preocupar-se com os seguintes pontos:

  • Velocidade da transmissão;
  • Volume de informações a serem transmitidas;
  • Complexidade das informações a serem transmitidas;
  • Número de receptores a serem atingidos;
  • Possibilidade de diálogo e interatividade
  • Economia de recursos

Compreensão da mensagem

Se uma pessoa não entende o significado de uma mensagem, logo essa não terá cumprido o seu papel. O receptor da mensagem utiliza seus próprios filtros de percepção para compreender, um dos filtros é o cultural, para que se compreenda a mensagem ele tem que ter sido elaborada para o público certo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com