TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das Revoluções Industriais para a gestão de Negócios

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.404 Palavras (6 Páginas)  •  3.950 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar as Revoluções Industriais em seu contexto histórico e suas influências no mundo dos negócios bem como na gestão empresarial. Abordando de forma sucinta e objetiva, apontaremos os principais aspectos desses acontecimentos históricos e seus impactos no mundo moderno.

Palavras-chave: Revolução, manufatura, tecnológico, administração, gestão, empresarial.

Sumário

1 . Introdução ............................................................................................................................1

2. A Importância das Revoluções Industriais no mundo empresarial...................................... 2

3 . A Revolução da T.I e sua influência no mundo dos negócios..............................................3

4 . Conclusão.............................................................................................................................4

5. Bibliografia...........................................................................................................................6

1. Introdução

A revolução industrial trouxe uma grande mudança para o mundo. Mudança esta, provocada pela substituição das oficinas artesanais pelas grandes fabrica, direcionando o centro dos negócios da agricultura para a indústria. Antes da Revolução Industrial, a atividade produtiva era artesanal e manual (daí o termo manufatura), no máximo com o emprego de algumas máquinas simples. Dependendo da escala, grupos de artesãos podiam se organizar e dividir algumas etapas do processo, mas muitas vezes um mesmo artesão cuidava de todo o processo, desde a obtenção da matéria-prima até à comercialização do produto final. Esses trabalhos eram realizados em oficinas nas casas dos próprios artesãos e os profissionais da época dominavam muitas (se não todas) etapas do processo produtivo.

Esse período foi fundamental para o surgimento das teorias administrativas. Na atual conjuntura do mundo onde sofremos repentinas mudanças e incertezas, a administração tem papel de extrema importância na atividade humana. Podemos dizer que atualmente as tarefas são gerenciar pessoas e os recursos disponíveis de maneira eficaz, mas essas não eram exatamente as tarefas do administrador. A seguir, iremos entender mais detalhadamente e discorrer sobre as modificações que essas Revoluções trouxeram para os dias de hoje.

2. A importância das revoluções industriais no mundo dos negócios

A administração ao longo dos anos sofreu várias influências para chegar até os dias atuais. Sofrendo influência da Igreja Católica, influência Filosófica, influência da Organização Militar e influência da Revolução Industrial, citando assim uma das mais importantes, (Chiavenato, 2000). O século XX proporcionou o pacto de grandes realizações em todos os campos e a Administração não foi exceção. Apesar das empresas e suas gestões existirem de forma limitada desde o começo dos tempos. Os métodos de gestão segundo os estudos científicos vieram ser estudos somente em 1903. Sempre no ritmo dos acontecimentos do ambiente, ao mesmo tempo que a organização nele se inseria, a Administração teve a iniciativa de acompanhar a democratização das relações sociais e as dificuldades das empresas modernas, que foi um resultado novas mudanças e do realce nas comunicações.

A gestão empresarial se diferencia muito da anterior e isso se percebe claramente no setor de serviços, que absorve hoje cerca de 60% da mão-de-obra, total, mais que a indústria e a agricultura juntas, pois o trabalho intelectual é muito mais frequente que o manual e a criatividade, mais importante que a simples execução de tarefas. Antes era a padronização das mercadorias, a especialização do trabalho, agora o que conta é a qualidade da vida, a intelectualização e a desestruturalização do tempo e do espaço, ou seja, fazer uma mesma coisa em tempos e lugares diferentes (simultaneidade).

Diante desse quadro que acabou servindo de referência para o surgimento da Administração Participativa, visando encontrar o parceiro ideal através dos próprios recursos humanos, o desenvolvimento da organização. Segundo o autor Ademir A. Ferreira, a recuperação acelerada do Japão no pós-guerra fez aparecer o desejo das empresas ocidentais de aprender um pouco mais acerca da forma de gestão oriental. Segundo resultado de estudos a respeito, a Administração japonesa acabou de se transformando em um modelo para organizações de todo o mundo e causando assim significativas mudanças na forma de alcançar tanto o processo administrativo quanto o processo produtivo do setor industrial, passando a ser absorvido rapidamente por todos os outros setores empresarias.

A administração empreendedora, a administração em geral, a organização virtual e reengenharia, mais do que uma determinação moderna para gestão empresarial, representando uma forma significativa de inovação de enfrentar a integração dos objetivos organizacionais com o ambiente dos negócios. O autor continua citando que, tais proposta tem despertado um grande interesse por parte dos empresários e consultores, gerando ainda uma ansiedade em validar os princípios dos métodos empregados e obter grandes resultados potencias enunciados por seus criadores. Não muito distante essas novidades dos anos recentes logo estarão incluindo à teoria de administração, a estrutura de técnicas e instrumentos à disposição do administrador para confirmar os processos de mudanças necessárias para a permanente atualização da gestão empresarial.

3. A revolução da T.I e sua influência no mundo dos negócios

Na década de 40 ocorreu um outro fenômeno no processo produtivo das empresas. A 3ª revolução industrial teve início em meados do século XX e correspondeu ao processo de inovações no campo da informática e suas aplicações nos campos da produção e do consumo. As grandes realizações desse período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com