TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do mercado de acoes para o desenvolvimento do país

Por:   •  1/6/2015  •  Monografia  •  12.718 Palavras (51 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 51

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO JULIAN CARVALHO

FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR SANTA BÁRBARA

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

TOBIAS ALVES RAMOS

A IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE AÇÕES PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS

TATUÍ- SP

2010 

TOBIAS ALVES RAMOS

A IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE AÇÕES PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas à Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara, sob a orientação do ilustríssimo Prof. Msc. José Ricardo Favoretto.

TATUÍ- SP

2010

TOBIAS ALVES RAMOS

A IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE AÇÕES PARA O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO PAÍS

Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção da conclusão do Curso de Graduação em Administração de Empresas, à Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara.

BANCA EXAMINADORA

________________________

Prof. Orientador: Msc. José Ricardo Favoretto

Faesb - Tatuí

________________________

Prof. Msc. Marçal Luiz Bissal

Faesb - Tatuí

_______________________

Prof. Esp. Galeno do Brasil Filho

Faesb - Tatuí

Tatuí, 23 de Novembro de 2010.

Dedico a todos que acreditam no meu potencial,

e que torcem por mim sempre.

AGRADECIMENTOS

 Agradeço primeiramente a Deus por ter me concedido saúde, graça e que sempre me dá oportunidades para realizar os meus sonhos.

Agradeço a minha mãe, Roselei Aparecida Alves, por ter me ensinado o caminho da verdade, justiça e honestidade, incentivando-me e apoiando-me incondicionalmente em todas as direções que eu decido seguir.

Aos meus familiares que acreditam no meu potencial e que se orgulham de mim.

 Agradeço carinhosamente ao Professor Msc. José Ricardo Favoretto, orientador e amigo, que acreditou, apoiou, ensinou e “suportou-me” ao longo do desenvolvimento desse trabalho.

 Aos professores da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara – FAESB, por compartilharem seus conhecimentos, que contribuíram para a minha formação pessoal e profissional, especialmente ao Mantenedor Dr. Antonio David Julian, quem me deu a oportunidade de construir meu futuro.

Em especial Maria angélica (in memorian), pelo exemplo de garra e determinação que levarei para o resto da vida, pelos elogios que me serviram de inspiração para sempre levantar a cabeça e ir em busca dos meus objetivos.

Agradeço ao grande amigo William de Lima por sempre estar disposto a me ajudar e por me lembrar que quando queremos algo, basta batalhar que o mesmo será alcançado, pois só depende de querer.

Agradeço à bibliotecária, Mônica que sempre me serviu com maior educação e prazer, e que me puxava à orelha quando eu não devolvia os livros dentro prazo estabelecido.

Por fim, agradeço ao “pessoal” da Faculdade, os companheiros de classe, os quais passamos tantos momentos agradáveis em conjunto. Em especial Almir Vieira pelo exemplo de amizade e a Daiane Vieira Quadra, a ela agradeço o apoio em momentos de grandes dificuldades.

Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é alguém que acredite que ele possa ser realizado.

Roberto Shinyashiki

RAMOS, Tobias Alves. A importância do mercado de ações para o crescimento e desenvolvimento econômico do país. 2010, 57 f. (Monografia apresentada à Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara, FAESB, para obtenção do título de bacharel em Administração de empresas).

RESUMO

O desenvolvimento de um país depende de diversos fatores, o presente trabalho pretende mostrar que diversos instrumentos dentro do mercado de ações contribuem para essa melhoria no país. Este trabalho tem por objetivo investigar como o mercado de ações é importante para que o país possa se desenvolver. Com o advento da globalização ocorre cada vez mais um intercâmbio entre os países, e o mercado de capitais a cada dia que se passa adquire uma importância no cenário internacional. Os países em desenvolvimento abrem seus mercados para receber investimentos externos, e quanto mais o mercado de capitais é ativo, mais a economia se desenvolve, o que se traduz em oportunidades tanto para as pessoas, instituições e empresas. A abertura de capital é outro fator de grande relevância para o crescimento do país, a promoção da capitalização das empresas representa um dos mais significativos instrumentos no desenvolvimento econômico e social, sendo assim, o funcionamento de um mercado de capitais sólido é de interesse nacional. O crescimento de uma economia depende do investimento, e este logicamente está relacionado à poupança, as pessoas físicas possuem grande potencial e cada vez mais o mercado de ações se torna popular. As pessoas com menos medo de correr riscos buscam obter rendimentos maiores que a poupança, isso tende a tornar o mercado menos volátil, esse recente movimento das pessoas físicas em direção à bolsa pode ser o inicio de uma grande transformação no mercado. Para o alcance dos objetivos em termos metodológicos, procedeu-se a uma pesquisa qualitativa, utilizando a técnica Delphi, buscando a opinião de especialistas da área de economia, além da revisão bibliográfica com artigos, teses e conteúdos oriundos da internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (87.7 Kb)   pdf (639.1 Kb)   docx (356.4 Kb)  
Continuar por mais 50 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com