TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimento - Mercado Ações

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.388 Palavras (10 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

INTRODUÇÃO ............................................................................................................................ 05

1 INTRODUÇÃO

Na primeira etapa do trabalho da disciplina Projeto Integrador IV foi elaborado um resumo do curso da FGV ON-LINE na área de finanças pessoais, Como fazer investimento – Básico.

2. BASES NECESSÁRIAS PARA REALIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS PESSOAIS – CONCEITOS BÁSICOS

-ATIVO FINANCEIRO –Em contabilidade Ativo é uma forma básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva, num determinado momento, avaliado pelas respectivas custas.

-RENDA FIXA –Renda fixa define-se como o lucro que ocorre constantemente e periodicamente em resposta s um investimento próprio. O investimento pode não só ser econômico, como também pode ser um trabalho (administrativo ou manual), ou qualquer outro tipo de serviço a favor de um empreendimento ou corporação. Um exemplo de renda fixa seria o salário de um operário, ou qualquer outro tipo de trabalhador.

-RENDA VARIAVEL –Ativos da renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. Os mais comuns são ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, (medida de lucros, moeda e outros) e os derivados (contratos negociados nas bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhados).

Investimentos devem ser feitos de acordo com as características pessoais do investidor. A ideia e que o investidor possa atingir seus objetivos financeiros de maneira correta e facial.

Investir é acumular recursos, ou seja, poupar da maneira inteligente. Isso significa que devemos organizar e planejar nossa vida financeira e ser rigorosos com nosso controle de orçamento para, quando decidimos fazer uma poupança, separarmos aquele dinheiro como fizemos com nossos pagamentos de despesas.

Precisamos conhecer mais sobre investimentos. Não podemos tratar as finanças como se elas fossem algo estranho. Tudo isso, afinal, faz parte de nossas vidas.

Nós investimos para podermos consumir com segurança, estarmos prontos para a aposentadoria e estarmos preparados para alguma emergência.

Consumir com segurança é, justamente, comprar o que desejamos sem acorda no dia seguinte com dor de cabeça porque percebemos que não temos como pagar. Ações são bons investimentos, mas precisamos saber quando e em que condições e bom fazer esse tipo de investimentos. Todas as formas de investimentos são boas, mas precisamos saber qual é a melhor para alcançarmos nosso objetivo.

Devemos saber distinguir tipo da renda fixa da renda favoráveis, quais produtos financeiros estão a nossa disposição, o que são fundos de investimentos, porque devemos sempre diversificar nossas aplicações, quando e melhor ter cautela e quando podemos arriscar um pouco mais.

O Investimento é busca do objetivo, organização financeira, planejamento, economia inteligente, acumulo de recursos, aplicações rigorosas e consumo com segurança.

3. RAZÕES PARA INVESTIR

Investimentos para atingir nossos objetivos financeiros e de nossa família. Queremos investir para aposentar e aproveitar a vida, abrir nosso negócio, comprar uma casa própria ou um carro novo, possibilitar que os filhos estudem em uma boa escola. Cada pessoa ou família tem sua própria motivação. Em soma, queremos viver melhor. Investir não resolve nossa vida. Entre tanto, investir permite que conseguimos condições melhores e tentamos domesticar nosso patrimônio.

Em outras palavras, investimos na expectativa de obter um fluxo de benefícios futuros. Isso permite manter o dinheiro guardado e ainda ganhar um pouco mais. Teoricamente investir e manter o valor da nossa riqueza. Poupar e investir o dinheiro traz benefícios como poder de compra avista, obter descontos nas compras, aproveitar oportunidades inesperadas, garantir nossa educação ou educação dos filhos, estar prevenido e financeiramente tranquilo para alguma emergência.

- As condições econômicas do Brasil fazem com que nosso país seja um paraíso para o poupador e um inferno para o devedor, no Brasil, pegar dinheiro emprestado e difícil e muito caro, por outro lado, o investidor tem oportunidade de obter ganhos efetivos, “Temos a taxa de juros Real mais alta do mundo”, Uma reclamação geral e que todo final de ano traz muitas dividas para pagar. Nesse período, o Natal traz gastos com os presentes, as festas e ainda a passagem do ano. Mal recebemos o 13º salário e já gastamos todo o dinheiro. Aí vem o pior mês o mês de janeiro! Em janeiro, chegam as despesas do IPVA, IPTU, Escola, uniforme e uma lista de gastos enorme.

Infelizmente muitas pessoas não param para pensar que a solução está muito próxima, muitas pessoas perdem a noção da forma de rendimento dos investimentos. Isso acontece porque elas esquecem que os juros incidem sobre juros passados e dominando juro composto.

Não devemos investir o que sobra no final do mês, e sim o que programamos. Dessa forma, quando recebemos o salário, já separamos o dinheiro para aplicação. Muitas pessoas acreditam que, para investir, basta ter dinheiro. Entretanto não é tão fácil assim. Há alguns problemas que podemos encontrar para frente, como a infração. A infração e um monstrinho que como parte do rendimento. Isso também acontece quando aplicamos nosso dinheiro na caderneta de poupança. Nos últimos 16 anos, o rendimento da caderneta da poupança ficou abaixo da infração.

Para fazer nosso investimento render mais, algumas dicas são importantes: estudar e conhecer as diferentes alternativas de investimentos, precisamos saber mais sobre os principais produtos financeiros e sobre cada um desses produtos, comparar as diferentes alternativas, levando em conta as características de cada um analisar todas as alternativas em um período de tempo longo, cinco anos, por exemplo, tirar as dúvidas pesquisando livros, internet ou com os amigos que tenham mais conhecimentos, ser disciplinado nos investimentos.

O planejamento financeiro e absolutamente necessário para o sucesso nos investimentos. Traçar objetivos e metas financeiras e fazer orçamentos.

As rações para investir são: manter o valor da riqueza familiar, buscar de um objetivo financeiro pessoal ou familiar, elevações de condição da vida, documento de patrimônio, fluxo de benefícios futuros.

4. ATIVO FINANCEIRO

Diferença entre Ativos Reais e Ativos Financeiros.

Ativos Reais –Ativos reais são bens matérias. Em geral, comparamos um ativo real porque esperamos dele um fluxo de benefícios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com