TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do planejamento nas atividades do Administrador

Seminário: A importância do planejamento nas atividades do Administrador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  Seminário  •  1.964 Palavras (8 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 8

LANEJAMENTO

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos.

DESENVOLVIMENTO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

O Planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico.Os dirigentes,no nível institucional da empresa,estão voltados totalmente para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e,com isso de se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.

O planejamento estratégico apresenta três características principais:

1- É projetado a longo prazo,

2- está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa,

3- envolve a empresa como um todo):

Ou seja , é projetado a longo prazo,está voltado para as relações entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade..Logo,é genérico,direcionado a longo prazo e macroorientado, e exige a participação

integrada dos demais níveis da empresa:do nível intermediário,por meio dos planos táticos,e do nível operacional,por meio dos planos operacionais.

O planejamento estratégico envolve seis etapas principais :

a) a determinação dos objetivos empresariais,

b) a análise ambiental,

c) a análise interna da organização e seus recursos,

d) a geração,a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas,

e) a implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais,

f) o acompanhamento e a avaliação dos resultados alcançados.

O Balanced Scorecard(BSC) pode ajuydar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira,do cliente,dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

PLANEJAMENTO TÁTICO

O planejamento no nível intermediário da empresa é denominado planejamento tático e representa a ligação entre o planejamento estratégico e os planos operacionais voltados para a execução das tarefas e operações.

As principais características do planejamento tático são:

a) o planejamento é um processo permanente e contínuo,

b) o planejamento é sempre voltado para o futuro,

c) o planejamento se preocupa com a racionalidade de decisão,

d) o planejamento seleciona entre varias alternativas disponíveis em um determinado curso de ação,

e) o planejamento é sistêmico,

f) o planejamento é interativo,

g) o planejamento é uma técnica de alocação de recursos,

h) o planejamento é uma técnica cíclica,

i) o planejamento é uma função administrativa que interage com os demais,

j) o planejamento é uma técnica de coordenação,

k) o planejamento é uma técnica de mudança e de inovação.

Ou seja,é projetado para o futuro próximo ou atividades atuais da empresa em nível de departamentos e está relacionado com o controle e integração das operações atuais da empresa,focalizando a alocação de recursos.O planejamento tático aborda uma área específica(como um departamento ou divisão da empresa) no médio prazo e procura limitar as variáveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratégico e permitir a programação necessária no nível operacional.Nesse sentido,o planejamento tático apresenta características típicas,por ser um processo permanente e contínuo,está voltado para o futuro,preocupa-se com a racionalidade do processo decisório,visa selecionar,entre várias alternativas disponíveis,um determinado curso de ação,é sistêmico e interativo,é uma técnica cíclica de alocação de recursos,interage dinamicamente com as demais funções administrativas do processo administrativo e é uma técnica de coordenação,bem como de mudança e inovação.

O planejamento produz uma resultado imediato que é um plano.Um plano descreve um curso de ação e procura proporcionar respostas como : o que,quando,como ,onde e por quem.O planejamento é mais bem compreendido quando se estuda o processo decisório: a tomada de decisão sobre o que fazer,quem deve fazer,quando ,onde,e muitas vezes como fazer.

A decisão é um processo seqüencial e engloba seis elementos comuns: tomador de decisão,objetivos,sistema de valores,cursos de ação,estados da

natureza,conseqüências.

As decisões podem ser programadas(computacionais) ou não programadas(baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza sobre três formas : incerteza,risco e certeza.

Os planos táticos,para alcançar a integração de esforços e plena identificação com a estratégia empresarial precisam ser complementados por políticas(uma política é um guia genérico para a ação, delimita a ação,mas não especifica o tempo.

Os planos táticos geralmente se referem a: planos de produção,planos financeiros,planos de marketing,planos de recursos humanos.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O planejamento no nível operacional é chamado de planejamnto operacional e envolve os esquemas de tarefas e operações devidamente racionalizados e submetidos a um processo reducionista típico da abordagem de sistema fechado.É montado na base de processos programáveis e com técnicas computacionais.Preocupa-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com