TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A população

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  605 Palavras (3 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 3

Caro aluno, trataremos neste nível sobre métodos quantitativos aplicados a estatística descritiva. Trata-se de uma metodologia científica para tratamento de dados, permitindo realizar inferências sem a utilização empírica. Caso um objetivo seja analisar e descrever sobre uma determinada população sem a necessidade de generalizar as análises obtidas, recorremos à estatística descritiva. Ao analisarmos os resultados obtidos por meio de tratamentos de dados nesse tipo de processo, podemos ter indícios de leis de comportamentos da população, caracterizando a estatística indutiva. Porém para inferirmos tais leis de comportamentos precisamos de processos mais refinados. Primeiramente definiremos conceitos estatísticos essenciais para a coleta, organização e análise de dados.

População

Ao estudarmos um fenômeno coletivo, buscamos características comuns ou leis de comportamentos que abranja todos os indivíduos (ou animais, ou objetos), delimitando desse modo um conjunto universo denominado população.

Exemplos:

I) Todos os moradores da cidade de São Paulo.

II) Todos os funcionários de uma determinada empresa.

Amostra

A partir de um determinado conjunto universo, um subconjunto finito desde é denominado amostra. Ou seja, são elementos retirados da população a ser investigada para obtermos dados.

Exemplos:

I) Um grupo formado de representantes regionais de uma empresa de abrangência nacional.

II) O sorteio de números na loteria.

Censo

Ao considerarmos toda uma população como objeto de estudo, realiza-se o censo.

QUESTÃO PARA REFLEXÃO

Quais as vantagens da amostragem sobre o censo? E reciprocamente, quais as vantagens do censo sobre a amostragem?

Fases do método estatístico

A seguir definiremos os processos envolvidos na estatística descritiva:

I) Definição do problema: determina-se os objetos de estudos, questão de investigação e os objetivos do trabalho a ser desenvolvido.

II) Delimitação do problema: determina-se onde e quando será realizado a pesquisa pensando detalhadamente em todos os procedimentos.

III) Planejamento para obtenção dos dados: elabora-se o material necessário para realizar a pesquisa, para viabilização da pesquisa.

IV) Coleta dos dados: é nessa etapa que são aplicados os materiais desenvolvidos no planejamento.

V) apuração dos dados: realiza-se a análise crítico dos dados e verifica-se os dados obtidos são suficientes para atender os objetivos estabelecidos, caso não seja suficiente é preciso reiniciar o processo.

VI) apresentação dos dados: os dados que atendem as necessidades da pesquisa, podem ser organizados em de tabelas e gráficos.

VII) análise e interpretação dos dados: realiza-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com